A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, é um problema que atinge muitas mulheres. O ciclo menstrual é marcado por uma série de variações hormonais. A oscilação na produção de hormônios é o principal responsável por esse estado de irritabilidade comum nos dias anteriores à chegada da menstruação.Além da tensão, vários outros sintomas podem aparecer nesse período, como: cólicas, dores de cabeça, insônia ou sono em excesso, necessidade de comer doces, dor nos seios e desânimo. A somatória desses sinais causa incômodo não só para quem os sente, mas também para as pessoas no entorno. Por isso, a TPM pode causar problemas de relacionamento e até no trabalho.Existem casos em que as causas da TMP precisam ser averiguadas, mas, de um modo geral, os sintomas desaparecem em poucos dias e tudo volta ao normal. Os chás podem ser aliados no controle desses sinais incômodos, como é o caso da erva doce e da camomila. Essas ervas ajudam aliviam as dores e regulam a produção hormonal, além de terem função calmante.Erva Doce
Você vai precisar de:
1 colher (sopa) de camomila1 colher (sopa) de erva doce1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Em uma panela, junte a água, a erva doce e a camomila. Leve ao fogo e desligue assim que levantar fervura. Então tampe e deixe abafado até amornar. Em seguida coe e reserve para consumir ao longo do dia.
Posologia
O chá deve ser tomado morno ou frio em pequenas porções durante todo o dia. O ideal é que ele seja consumido alguns dias antes da chegada da menstruação, todos os meses.
Precauções
Evite consumir o chá em excesso, pois altas doses de camomila podem ter um efeito reverso ao esperado, ou seja, aumentar o nervosismo, a insônia e ainda provocar enjoo. Siga as recomendações e procure um médico casa algo de errado ocorra durante o tratamento.