quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Loção Caseira Pós-depilação

Muita gente não abre mão da depilação com cera, porque a remoção dos fios ocorre da raiz, garantindo um efeito mais prolongado. No entanto, essa prática tão comum, principalmente entre as mulheres, pode ser bastante agressiva para a pele. Por isso, é normal que a pele fique avermelhada e ardendo depois da depilação.
Pós DepilaçãoO que acontece é que o processo de arranchamento dos pelos com a cera pode irritar os poros de onde eles foram removidos, pois o fio é retirado pela raiz com bastante força. As células da região também são agredidas, causando a sensação incômoda após a depilação.
Alguns produtos naturais podem ajudar a controlar a vermelhidão a ardência. Eles possuem efeito calmante sobre a pele, aliviando a irritação nas células. Veja como preparar esta receita que combina o poder de ervas e óleos cicatrizantes para aliviar os efeitos da depilação.
Chega de pele irritada

Ingredientes

Você vai precisar de:
  • 2 colheres (sopa) de camomila seca
  • 2 colheres (sopa) de calêndula seca
  • 125 ml de hamamélis destilada
  • 125 ml de água de rosas
  • 1 colher (chá) de glicerina vegetal
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 5 gotas de óleo essencial de rosas
Esses ingredientes podem ser comprados em lojas de produtos naturais, farmácias especializadas ou sites na internet.

Preparo

Em um vidro com tampa, coloque a camomila, a calêndula, a hamamélis e a água de rosas. Agite bem e deixe descansar por duas semanas, com o frasco tampado. Passado esse tempo, coe e acrescente a glicerina e os óleos essenciais.

Como Usar

Sempre que for usar, agite o frasco para que todos os ingredientes fiquem homogêneos. Após a depilação, aplique a mistura sobre a pele, espalhando com delicadeza. Não é necessário enxaguar.

Tintura de Melissa

As tinturas, assim como os chás, são receitas que extraem as propriedades ativas das plantas medicinais. A diferença é que na infusão os componentes benéficos são extraídos por meio da água e do calor. Já no preparo das tinturas, esse mesmo processo é feito em solução alcoólica. Assim, as tinturas conseguem preservar as propriedades das ervas por mais tempo.
A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva cidreira, possui propriedades calmantes, sendo indicada para casos de nervosismo,insônia e ansiedade. Além disso, ela contém substâncias que ajudam na digestão, e atua como um analgésico natural, aliviando a cólica menstrual e outras dores.
A tintura preparada com a erva cidreira pode ser usada para combater a falta de sono, o estresse e a depressão leve. Aplicada diretamente sobre a pele, ajuda a aliviar as dores reumáticas, além de atuar como um repelente natural de efeito moderado. Veja como fazer o remédio em casa.
Melissa
Melissa

Você vai precisar de:

  • 10 g de folhas secas de melissa
  • 50 ml de álcool 70%
  • 1 frasco escuro com conta-gotas

Modo de Preparo:

Primeiramente, aperte as folhas com as mãos para que elas se triturem. Se você tem a erva cidreira em casa, deixe-a secar à sobra durante alguns dias e depois quebre as folhas em pedacinhos. Coloque em um vidro com o álcool e deixe a mistura descansar em local fresco por pelo menos 15 dias. Depois desse tempo, coe com um pano de algodão novo e limpo e use um funil para colocar no frasco de cor escura.

Posologia

Para casos de insônia, ansiedade, nervosismo ou má digestão, pingue gotas da tintura em um copo de água e beba 2 vezes ao dia. Já para as dores reumática, aplique sobre a pele algumas gotas sobre a área dolorida e esfregue com cuidado.

Precauções

A tintura deve ser evitada por pessoas que não podem consumir álcool, como gestantes, crianças e alcoolistas em tratamento. Nesses casos, é melhor fazer uso do chá preparado com a planta.

Chás Abortivos

É comum recebermos pessoas que chegam ao site ou mensagens diretas solicitando receitas de chás abortivos. Não estamos autorizados a fazer prescrições, sobretudo, porque aborto é uma prática da qual não endossamos.
Os chás e plantas medicinais sempre foram usados para diversos fins. Nas sociedades mais primitivas, era comum o uso de ervas que, em tese, serviam como um anticoncepcional natural. Além disso, remédios naturais também eram usados para provocar o aborto em casos de gravidez indesejada.
Hoje em dia, é muito comum vermos na internet pessoas procurando por receitas abortivas. No entanto, é sempre válido lembrar que a prática do aborto é considerada crime no Brasil e, o mais importante, essas tentativas podem prejudicar tanto a vida da mãe quanto a do feto.
Buchinha do Norte
A buchinha é altamente tóxica e não deve ser ingerida

Existem Chás Abortivos?

Alguns chás são considerados abortivos. É o caso, por exemplo, do chá de canela, do chá de carqueja e da buchinha do norte. Essas ervas costumam elevar a pressão arterial, provocar contrações uterinas e hemorragias ou causar outros efeitos que podem interferir na gestação.
No entanto, é necessário fazer uma distinção. Essas ervas, de acordo com estudos científicos, podemlevar ao aborto espontâneo. Não há certeza em relação a esse efeito. Ele pode ocorrer ou não. Então, é sempre importante alertar as grávidas para que evitem o consumo dessas plantas.
Dessa forma, o mais correto seria dizer que há a possibilidade de aborto com a ingestão dos chás, mas eles não são necessariamente abortivos. Em outras palavras, alguém que quer provocar um aborto propositalmente corre o risco de causar danos à saúde sem conseguir o efeito desejado.

Muito Cuidado

Diante de tudo isso, fazemos um alerta: todo cuidado é pouco em relação aos chás, principalmente os chamados de abortivos. Todos os medicamentos, naturais ou não,
A melhor maneira de evitar uma gravidez indesejada são os método contraceptivos: camisinha, pílula, DIU e outros. Não se arrisque recorrendo a métodos alternativos para interromper a gestação. Procure auxilio médico ou psicológico para encontrar a melhor saída.

Alimentos Funcionais

Hoje vamos “conversar” um pouco mais sobre alimentação. Como todos sabem, comer bem é o primeiro passo para uma vida saudável. Nos últimos tempos, diversas pesquisas mostraram, e continuam mostrando, que as substâncias contidas em alguns alimentos possuem importantes propriedades terapêuticas. A expressãoalimentos funcionais reúne esses produtos que trazem benefícios para a saúde de quem os consome.
Alimentos Funcionais
Saiba quais são os alimentos que curam

O que é Alimento Funcional?

Os funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, podem ser definidos como
“alimentos, em forma natural ou processada, que contêm níveis significativos de componentes ativos biologicamente e que, além da nutrição básica, trazem benefícios à saúde, à capacidade física e ao estado mental” (Revista O Poder Curativo, p. 7).
Assim, é possível afirmar que frutas, verduras, cereais e outros alimentos são naturalmente funcionais, mas existem também aqueles que foram acrescidos artificialmente de substâncias benéficas, como é o caso do leite enriquecido e dos biscoitos vitaminados.

O Poder dos Antioxidantes

As substâncias antioxidantes, como os flavonoides, os carotenoides e algumas vitaminas, estão presentes em boa parte dos alimentos funcionais. Elas protegem o nosso organismo da ação nociva dos radicais livres, reduzindo, assim, a oxidação e o envelhecimento precoce das células. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo humano, mas também podem ser encontrados em ambientes externos, sobretudo por causa da poluição. Por isso, é muito importante ingerir alimentos com efeito antioxidante.
Fontes: chá verde, frutas cítricas, couve, brócolis, tomate, cenoura, beterraba, morango, cereja, acerola, pitanga, água de coco, nozes, soja e outros.

A Importância das Fibras

Outro componente essencial dos alimentos nutracêuticos são as fibras dietéticas. É interessante observar que elas não são digeridas pelo nosso organismo, mas fazem um bem danado enquanto estão dentro do corpo humano. As fibras melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e as hemorroidas. Além disso, elas ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose no sangue, facilitam o emagrecimento e previnem alguns tipos de câncer. Para que as fibras tragam os benefícios, é fundamental ingerir muita água diariamente.
Fontes: Frutas, verduras, legumes, aveia, arroz integral, linhaça, cevada, milho e outros.

Cuidado Com a Cartilagem de Tubarão

Pesquisando hoje sobre os possíveis tratamentos para doenças reumáticas, me deparei com as incríveis propriedades da cartilagem de tubarão. Como a página era de um vendedor do produto, não me deixei levar pelas informações. Afinal, quem quer vender pode aumentar e até mesmo inventar dados. Uma dica que eu dou para os leitores é: sempre desconfie do que você lê, principalmente se tiver dinheiro envolvido.
Voltando à cartilagem de tubarão, me lembro que há algum tempo eu li um artigo do Dr. Drauzio Varella que falava sobre o tal “ingrediente milagroso”. Para quem estiver interessado, recomenda a leitura do texto: Toma, que é bom pra gripe. Lá, o médico discute a eficácia de alguns remédio alternativos que prometem curar quase tudo, mas sem qualquer estudo que comprove sua eficácia. Esse é o caso da cartilagem de tubarão.
Cartilagem de Tubarão
Cartilagem de Tubarão

Cura o Câncer?

O mito em torno da cartilagem de tubarão começou na década de 80, quando um estudo mostrou que os tecidos cartilaginosos do peixe eram capazes de conter a multiplicação de capilares sanguíneos. Daí, veio a dedução de que a substância poderia prevenir o câncer, já que os tumores multiplicam os capilares para serem irrigados de sangue. Ou seja, uma especulação sem fundamentos científicos.
Mas como tudo pode ser convertido em dinheiro e não há, na maior parte dos países, meios eficazes de regulação de medicamentos alternativos, alguém achou que era uma boa ideia investir em propaganda e vender a cartilagem de tubarão como forma de combate ao câncer. Isso começou nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou por outros lugares e muitas pessoas devem se lembrar de que o suposto remédio também foi amplamente vendido no Brasil.

Outras Indicações

Atualmente, a cartilagem de tubarão ainda é comercializada, mas para outros fins. Indica-se a pomada e o pó (que pode ser misturado aos alimentos) para tratar as doenças reumáticas, como artrose e artrite, bem como a psoríase e outros problemas semelhantes. Mais uma vez, o problema é a falta de estudos consistentes que comprovem esses benefícios. Existem pessoas que utilizam o tratamento e observam bons resultados, mas, cientificamente falando, não existe uma explicação para esses casos.
Além disso, algumas pesquisas apontam para possíveis malefícios do consumo da cartilagem de tubarão. Alguns cientistas da Universidade Miami observaram que os tecidos cartilaginosos contêm uma substância tóxica para o nosso organismo, a neurotoxina. Ela poderia aumentar a ocorrência do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas. O estudo ainda precisa ser desenvolvido, mas esse já é um bom motivo para ficar com um “pé atrás” em relação à cartilagem de tubarão e outros remédios milagrosos.

Benefícios da Pimenta

São vários os mitos em torno do consumo da pimenta. Durante muito tempo se acreditou que o fruto picante fazia mal à saúde. Há quem diga que o alimento agrave as hemorroidas, eleve a pressão sanguínea e ataque o estômago. Mas será que essas informações são verdadeiras?
A fama de vilã da pimenta não condiz com os benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde. Estudos recentes revelam que ela é rica em vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes. Por isso, a pimenta é considerada como um alimento funcional, capaz de prevenir doenças e melhorar o funcionamento do organismo como um todo.
Pimenta
Tudo sobre a pimenta

Propriedades Medicinais da Pimenta

A pimenta é fonte de vitamina A, C e E, além de potássio e zinco. Além disso, ela contém substâncias antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo e retardam o envelhecimento natural das células. Em cerca de 28g de pimenta, encontramos toda a quantidade diária de vitamina C necessária para o nosso corpo. O betacaroteno, presente principalmente na pimenta vermelha, facilita a absorção da vitamina A e é capaz de reduzir os radicais livres. O licopeno também tem função antioxidante e previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Veja algumas das propriedades terapêuticas da pimenta:
  • É cicatrizante;
  • Dificulta a formação de coágulos no sangue;
  • Auxilia no controle do colesterol;
  • Previne a arteriosclerose;
  • Combate a depressão;
  • Atua como anti-inflamatório;
  • Ajuda no tratamento da enxaqueca;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • É vasodilatadora;
  • Estimula o metabolismo e favorece o emagrecimento.

O Segredo Está na Quantidade

Como diz o velho ditado, a diferença entre o remédio e o veneno está nas quantidades. O consumo excessivo de pimenta pode sim agravar a hemorroidas ou agredir as paredes do estômago. No entanto, a ingestão moderada do fruto pode aliviar as úlceras e combater os problemas circulatórios. Quase todos os tipos de pimenta podem trazer benefícios para saúde, mas vale sempre a medida da moderação.

Benefícios da Água de Coco

O coco é um alimento bastante versátil, pois tudo nele pode ser aproveitado. Além de consumirmos a polpa, dela extraímos oóleo e a farinha de coco. A parte externa é usada para diversos fins, incluindo algumas formas de artesanato. E, do interior do coco, retiramos a água, que além de ser muito saborosa, contém importantes nutrientes para o nosso organismo.

Hidratação em Alta

Um dos motivos mais conhecidos para se consumir a água de coco é a hidratação. Além da água, a bebida é riquíssima em sais minerais de grande importância para o corpo humano. Quando perdemos água, perdemos também esses sais minerais. Por isso, a água de coco pode ter papel fundamental na reposição dos líquidos e dos minerais. Ela funciona como um soro caseiro natural, altamente hidratante.
Água de Coco
Água de Coco

Importância do Potássio

Um dos componentes encontrados na água de coco é o potássio, cuja presença em nosso organismo é fundamental para o bom funcionamento dos rins e do coração. Devido ao potássio, o rim consegue regular a quantidade de água e sal que será eliminada pelo organismo. Se esse processo não ocorre da maneira adequada, o corpo retém sódio, elevando a pressão arterial e, consequentemente, sobrecarregando o coração.

Prevenção Contra o Câncer

Outra substância essencial presente na água de coco é a citocinina. Trata-se de um hormônio vegetal responsável pela divisão celular. Na prática, as citocininas favorecem a renovação das células, melhorando o aspecto da pele. Além disso, a mitose ajuda e prevenir alguns tipos de câncer, pois dificulta o aparecimento das chamadas células cancerosas. Assim, o consumo da água de coco é capaz repor as células mortas e regenerar tecidos.

Contraindicações

Apesar da ampla lista de benefícios, é preciso alertar que o consumo da água de coco em excesso pode ser prejudicial para algumas pessoas. Quem tem a pressão alta ou diabetes deve tomar a bebida com moderação, pois ela contém bastante sódio (que eleva a pressão) e glicose. Indivíduos com disfunções renais ou problemas de retenção hídrica também deve  evitar o exagero, por causa da quantidade de sal presente na água de coco.