O consumo de alimentos alcalinos ajuda a diminuir a acidez do sangue, sendo por isso um fator importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura e prevenção de doenças.
Os alimentos alcalinos ainda ajudam a eliminar toxinas principalmente aqueles que também são diuréticos como o pepino, aipo ou limão, por exemplo.
Além disso, os alimentos alcalinos que também são termogênicos como a pimenta cayena, o gengibre ou o ginseng facilitam o emagrecimento, sendo uma excelente opção para quem está de dieta.
Tabela de alimentos alcalinos
Esta lista de alimentos alcalinos é importante para fazer uma alimentação com um pH equilibrado que ajuda a manter o organismo saudável, prevenindo e combatendo doenças.
Alimentos altamente alcalinos | sal mineral, adoçante stévia, pepino, couve, salsa, coentro, algas marinhas, erva de trigo, cevada, semente de abóbora |
Alimentos moderadamente alcalinos | abacate, beterraba, brócolis, rabanete, aipo, tomate, cebola, pimentão, alface, repolho, pimenta cayena, gengibre, orégano, alho, tomilho, feijão branco, soja |
Alimentos ligeiramente alcalinos | lentilha, farinha de soja, tofu, ervas aromáticas e a maioria das especiarias, azeite, óleo de abacate, de coco, linhaça, onagra, e de fígado de bacalhau, côco, limão, quinoa, espelta, chicória, cenoura, couve-flor, abobrinha, nabo, berinjela, alcachofra, cebolinho, alho francês, espargo, repolho roxo, agrião, ervilha, ginseng |
Adotar uma alimentação rica em alimentos alcalinos equilibra o pH do sangue, mas o melhor é procurar um nutricionista que possa indicar um cardápio com base nas suas necessidades nutricionais e gosto pessoal.
Cardápio da dieta alcalina
Segue-se um exemplo de um cardápio para quem segue uma dieta alcalina.
Café da manhã - pão de espelta com puré de cenoura e aipo.
Almoço - soja estufada com quinoa mais salada de alface, tomate e cebola, temperada com orégano e suco de limão.
Lanche - pão de espelta com chá de salsa adoçado com stévia e abacate.
Jantar - berinjela recheada com tofu e salada de repolho roxo com pimentão temperada com orégano e suco de limão.
Este cardápio é muito restritivo porque só tem alimentos alcalinos, porém podem ser introduzidos na alimentação alguns alimentos ácidos, sendo recomendado 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos.