Uma crise nervosa pode ser o ponto culminante de muitos acontecimentos que estão se acumulando na sua vida. O assunto é, como você pode saber se está à beira de uma ataque de nervos? Aqui você poderá encontrar sintomas e até um teste de autoavaliação.
Nestes tempos que correm, a pressão, o estresse e outro tipo de problemas fazem que as pessoas vivam constantemente em xeque. São muitos os que têm incrementados seus nervos. Até o ponto de estar à mercê de sofrer um ataque ou crise nervosa de uma hora pra outra.
E você? Como você sente que está neste momento? Pois para isso você tem este artigo: para identificar as causas, os sintomas e até as possíveis soluções. E também, no final do texto, encontrará um interessante teste de autoavaliação para saber como você está realmente.
Quais são as causas mais comuns de um ataque de nervos?
São muitas as razões pelas quais você pode chegar a sofrer de um ataque ou crise de nervos. Pode ser pela perda de um ser querido, uma situação que te afeta, o estresse do dia a dia, uma carga excessiva de trabalho, a solidão e, em geral, muitos transtornos que têm a ver com coisas que te geram angústia e pelas quais você pode ter muitos problemas de exteriorizar.
E quais são os sintomas habituais de uma crise nervosa?
Os mais comuns são a irritabilidade, as mudanças de humor repentinas, sem explicação aparente. É muito provável que as pessoas que estão a ponto de entrar em um ataque de nervos se tornem ciclotímicas, passem da euforia ao pranto rapidamente. Também é comum que estes ataques se transformem em agressividade, medos exagerados e que, em alguns casos, cheguem ao plano físico.
Este, justamente, é o ponto que mais costuma assustar de um possível ataque nervoso, já que aí é quando surge a taquicardia, a fadiga, os enjoos, a sensação de estranheza (tudo parece como se não fosse a sua vida, mas sim como uma espécie de "filme"), vômitos, insônia e outros problemas colaterais. Nem todos chegam a este momento, mas de certa forma se pode assemelhar bastante com um ataque de pânico, em muitas coisas.
Quando você já aprendeu a identificar os sintomas, pode agir para prevenir os ataques de nervos.
O que eu tenho que fazer no caso de sofrer um ataque de nervos?
O primeiro é consultar um médico, para se certificar de que está sofrendo uma crise de nervos e não outra coisa. Em segundo lugar, não pensar que por isso está louco se tem que consultar um psicólogo ou psiquiatra. Eles te ajudarão através de uma terapia ou algum tratamento para que você se sinta melhor.
Se você não gosta muito dos fármacos, pode experimentar métodos tradicionais e naturais para acalmar seus nervos e a agonia, como a ioga, a eutonia, os exercícios relaxantes, a meditação ou otras disciplinas que te darão uma mão para que você se encontre com você mesmo novamente.