Os efeitos colaterais do uso do hormônio do crescimento (GH), geralmente, não são observados nas crianças. Entretanto, quando ele é administrado em adultos, pode ocorrer os seguintes efeitos colaterais:
- Formigamentos;
- Dor nos músculos;
- Dor nas articulações;
- Retenção de líquidos;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Aumento da resistência à insulina, em caso de diabetes tipo 2.
Muito raramente pode haver: dor de cabeça, aumento da pressão intracraniana, hipertensão e zumbido nos ouvidos.
O principal efeito colateral do hormônio do crescimento nas crianças é o surgimento de dores nos ossos da perna, que é conhecida como dor do crescimento.
Os efeitos colaterais acima citados podem não ser observados ao mesmo tempo, e se o paciente for devidamente orientado pelo médico, de acordo com a dosagem e o tempo de uso do medicamento, pode não haver nenhum efeito colateral.
Tratamento com hormônio do crescimento
O tratamento com hormônio do crescimento (GH) é indicado para meninos e para meninas para estimular o crescimento, podendo também ser usado nos adultos para aumentar a massa muscular e diminuir a gordura localizada(sempre com indicação médica).
O tratamento geralmente é feito com uma injeção diária, ao deitar nas coxas, braços, nádegas ou abdômen, sendo que a duração do tratamento varia conforme a necessidade e a indicação médica.