O que é Giardíase?
Giardíase é uma infecção intestinal causada por um parasita microscópico que é encontrado em todo o mundo, especialmente em áreas com más condições de saneamento e água contaminada. A giardíase é marcada por cólicas abdominais, flatulência, náuseas e episódios de diarreia aquosa.
A infecção pode ser causada por parasitas encontrados em riachos e lagos do sertão, bem como no abastecimento municipal de água, piscinas, banheiras de hidromassagem e poços. Giardíase também pode ser transmitida através de alimentos e contato pessoa-a-pessoa.
A contaminação por giardíase geralmente desaparecem ao fim de algumas semanas. Mas você pode ter problemas intestinais muito depois que os parasitas se foram. Vários medicamentos são geralmente eficazes contra a giardíase, mas nem todo mundo responde a eles. Prevenção é a melhor defesa.
Causas
Causada por um parasita chamado giárdia, que se hospeda nos intestinos de pessoas e animais. Antes dos parasitas microscópicos serem eliminados nas fezes, encasulam-se em cascas duras chamadas de cistos, o que lhes permite sobreviver fora dos intestinos durante meses. Uma vez dentro do hospedeiro, os cistos se dissolvem e os parasitas são liberados.
A infecção ocorre quando você acidentalmente ingere os parasitas. Isso pode ocorrer por ingestão de água contaminada, pela ingestão de alimentos contaminados ou pelo contato pessoa-a-pessoa.
Engolir água contaminada
A maneira mais comum de se infectar com giardíase é depois de engolir água contaminada. Parasitas são encontrados em lagos, lagoas, rios e córregos em todo o mundo, bem como no abastecimento de água, poços, cisternas, piscinas, parques e spas de água municipais. Águas subterrâneas e superficiais podem ser contaminadas a partir de fezes de escoamento agrícola, de descarga de águas residuais ou de animais. Crianças que usam fraldas e pessoas com diarreia pode acidentalmente contaminar piscinas e spas.
Ingestão de alimentos contaminados
Giardíase pode ser transmitida através de alimentos - ou porque os manipuladores de alimentos com giardíase não lavaram bem as mãos ou porque o alimento é irrigado ou lavado com água contaminada. Cozinhar alimentos mata a giárdia, e por isso a comida é uma fonte menos comum de infecção do que a água, especialmente nos países industrializados.
Contato pessoa-a-pessoa
Você pode contrair giardíase se suas mãos forem contaminadas com matéria fecal - pais que trocam fraldas de uma criança estão especialmente em risco. Portanto, pessoas que trabalham com crianças pequenas, como professores em creches, devem ter cuidado redobrado. O parasita giárdia também pode se espalhar através do sexo anal.
Fatores de risco
A giárdia é um parasita intestinal muito comum. Embora qualquer pessoa esteja suscetível a uma contaminação, algumas pessoas estão especialmente em risco:
- Crianças: giardíase é muito mais comum em crianças do que em adultos. As crianças são mais propensas a entrar em contato com fezes, especialmente se usam fraldas, estão aprendendo a usar o banheiro ou frequentam creches e escolas infantis. As pessoas que vivem ou trabalham com crianças pequenas também estão em maior risco de desenvolver a infecção por giárdia
- Pessoas sem acesso à água potável: a giardíase é mais incidente onde o saneamento é inadequado ou a água não é segura para beber. Você está em risco se você viajar para lugares onde a giardíase é comum, especialmente se você não for cuidadoso sobre o que você come e bebe. O risco é maior em áreas rurais ou selvagens
- Pessoas que fazem sexo anal: fazer sexo anal sem o uso de preservativo coloca em maior risco de infecção por giárdia, bem como para DSTs.
sintomas
Sintomas de Giardíase
Algumas pessoas com giardíase nunca desenvolvem sintomas, mas ainda carregam o parasita e podem se espalhar para os outros por meio de suas fezes. Para aqueles que ficam doentes, os sintomas geralmente aparecem uma a duas semanas após a exposição e podem incluir:
- Diarreia aquosa, às vezes com mau cheiro, que podem se alternar com fezes moles e gordurosas
- Fadiga ou mal-estar
- Cólicas abdominais e inchaço
- Arroto com um gosto ruim
- Náusea
- Perda de peso.
Os sintomas de giardíase geralmente duram duas a quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo.
diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Chame seu médico em caso de fezes moles, distensão abdominal, náuseas que duram mais de uma semana e desidratação. Não se esqueça de informar ao médico se o paciente está em risco de infecção por giárdia - ou seja, crianças que frequentam creches, viagens recentes para uma área de risco ou ingestão de água a partir de um lago ou rio.
Na consulta médica
Os profissionais de saúde que podem diagnosticar e tratar a giardíase incluem:
- Profissionais de enfermagem
- Clínico geral
- Infectologista
- Pediatra.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Leve suas dúvidas por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá responder as perguntas relevantes antes da consulta acabar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando é que os sintomas começaram?
- Alguma coisa torna os sintomas melhores ou piores?
- Você trabalha ou vive com crianças pequenas?
- Quais são os tipos de medicamentos e suplementos dietéticos que o paciente toma?
Diagnóstico de Giardíase
Durante o exame físico, o médico pode pedir para o paciente se deitar e pressionar suavemente várias partes do abdômen. Ele ou ela também pode verificar a boca e pele para detectar sinais de desidratação. Por fim, pode ser pedida uma amostra de fezes para que sejam feitos testes.
tratamento e cuidados
Tratamento de Giardíase
O médico pode prescrever medicamentos para matar o parasita. O tratamento também diminui as chances de transmissão da giardíase para outras pessoas. Seguir as orientações médicas é importante para que a infecção não volte.
Em casos de diarreia, é importante comer pequenas quantidades de comidas leves até que o paciente se sinta – isso dá um descanso ao intestino. Também é importante se hidratar, principalmente no caso das crianças, que sofremdesidratação com mais facilidade.
Algumas pessoas com giardíase têm dificuldade temporária para digerir leite e produtos lácteos. Isto é chamado de deficiência em lactase. Se você ou seu filho tem esse problema, evite estes alimentos durante pelo menos 1 mês. Em seguida, adicione-os lentamente de volta nas refeições diárias.
Medicamentos para Giardíase
Os medicamentos mais usados para o tratamento de giardíase são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
O melhor a fazer em casos de giardíase é descansar e evitar a desidratação. O paciente deve beber muito líquido e ingerir alimentos leves, para não irritar ainda mais o intestino. Seguir essas orientações, juntamente com o tratamento indicado pelo médico, é suficiente para superar uma infecção por giárdia sem problemas.
Complicações possíveis
A giardíase quase nunca é fatal nos países industrializados, mas pode causar sintomas persistentes e graves complicações, especialmente em lactentes e crianças. As complicações mais comuns incluem:
- Desidratação: muitas vezes surge como um resultado de diarreia, a desidratação ocorre quando o corpo não tem água suficiente para realizar suas funções normais
- Falha de crescimento: diarreia crônica causada por giardíase pode levar à desnutrição e deficiência no desenvolvimento físico e mental das crianças
- Intolerância à lactose: muitas pessoas com infecção por giárdia desenvolver a incapacidade de digerir o açúcar do leite. O problema pode persistir por muito tempo após a infecção ser eliminada.
prevenção
Prevenção
Lave as mãos
Esta é a forma mais simples e eficiente de evitar a maioria dos tipos de infecção. Lave as mãos após usar o banheiro ou trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos. Quando água e sabão não estão disponíveis, desinfetantes à base de álcool são uma excelente alternativa.
Purifique a água
Evite beber água não tratada de poços rasos, lagos, rios, nascentes, lagoas e riachos, a menos que seja filtrada ou fervida por pelo menos 10 minutos a 70°C. Também tente não engolir água ao nadar em piscinas, lagos ou riachos
Use água engarrafada
Quando viajar para partes do mundo onde o abastecimento de água é provavelmente inseguro, beber e escovar os dentes com água engarrafada é uma opção. Não use gelo e evite frutas e vegetais crus, mesmo aqueles que você descascar.
Pratique sexo seguro
Ao fazer sexo anal, use um preservativo de cada vez. Evite sexo oral-anal, a menos que você esteja totalmente protegido.