Fato: As lentes de contato podem ficar deslocadas no seu olho
Isso normalmente acontece devido a algum tipo de contato físico. Ocasionalmente, lentes de contatos podem rasgar, deixando um pequeno pedaço da lente em seu olho.
Mito: As lentes de contato pode ficar presas atrás de seu olho permanentemente
Elas podem ficar presas sob sua pálpebra, mas não é possível para elas irem para atrás de seu olho, já que as pálpebras realmente se conectam com seu próprio olho, formando uma barreira que impede que objetos vão para a parte de trás do seu olho.
Fato: lentes de contato podem permanecer em seu olho por longos períodos
Enquanto isso é muito raro, algumas pessoas podem ficar com um fragmento de lente ou uma lente presa sob sua pálpebra sem perceber. Lentes normalmente podem ser removidas por baixo de suas pálpebras lavando os seus olhos com a solução, e massageando suas pálpebras até ela sair.
Mito: as lentes preso em seu olho são um sério risco à saúde
Apesar de ter uma lente presa em seu olho por um longo período de tempo não ser bom para você, normalmente não irá causar nenhum dano fora alguma irritação leve e a sensação de ter um objeto estranho em seu olho. Se você está tendo problemas para remover a sua lente, converse com o seu oftalmologista para obter assistência.
Fato: lentes e soluções para lentes tem prazo de validade
Depois de usar suas lentes por um tempo, você não deve estender o uso de suas lentes para além do tempo de uso recomendado. Mesmo que você não possa ver qualquer dano em suas lentes, as lentes passam a ter traços de detritos. A limpeza adequada não pode manter as suas lentes em boa forma, porque elas já estão infectadas com germes. O uso estendido das lentes, portanto, pode fazer você se sentir desconfortável e seus olhos tem alto risco de serem infectados.
Independentemente de marcas de solução, uma vez abertas, você tem que usá-las dentro de um mês. A solução deve ser jogada fora um mês após ser aberto.
Mito: posso dormir com minhas lentes de contato sem problemas, mesmo que só por um dia
Você nunca deve cochilar ou dormir com suas lentes de contato, a menos que você está autorizado a fazê-lo por seu oftalmologista. Você pode ajudar na proliferação de germes e bactérias no seu olho que serão altamente prejudiciais.
Fato: nunca usar lentes de contato emprestadas
Nunca tente pegar emprestado lentes de contato ou obtê-los sem receita médica. Este ato irá causar um problema sério devido ao ajuste incorreto. Você pode ter feito o uso de lentes de contato há anos, ainda é sempre mais sensato ter seu oftalmologista examinar a prescrição, pois isso vai ajudar a garantir que as suas lentes se encaixam bem nos olhos.
Você precisa ter cuidados especiais com as lentes de contato para que elas tenham um bom desempenho no uso. (Foto: www.idahofamilyvision.com)
Mito: as lentes de contato doem
Lentes de contato macias de hoje são muito confortáveis. Você pode senti-las no início, mas elas não vão machucar. Depois de algum tempo, assim como um óculos, vai parecer que você nem sequer está está usando uma lente.
Mito: usar lentes de contato causa danos aos seus olhos
As lentes de contato não prejudicam seus olhos. O uso de lentes pode aumentar ligeiramente o risco de infecção, mas este é geralmente um resultado de cuidados com limpeza mal feitos. Então, se você seguir conselhos de higiene e ter regularmente check-ups com seu oftalmologista, isso é muito improvável de acontecer.
Este mesmo mito também vale para as pessoas que acreditam que lentes coloridas podem atrapalhar a visão ou causar danos. Desde que você tome o cuidado de trocar as lentes periodicamente, este problema de dor e visão sendo atrapalhada não irá acontecer.
Mito: eu não posso usar lentes de contato, porque eu tenho astigmatismo
Isso pode ter sido verdade no passado, mas agora temos uma gama de lentes tóricas adequadas para corrigir as prescrições para o astigmatismo. Estas estão disponíveis como materiais descartáveis diários, lentes descartáveis quinzenais ou mensais.
Fato: algumas pessoas não podem/conseguem usar lentes de contato
Existem casos, embora raros, de pessoas que não se adaptam ao uso de lentes de contato, seja por reações alérgicas ou por simplesmente sentirem um grande incômodo. Quem poderá ajudar a resolver este problema é com certeza o oftalmologista, que irá analisar caso a caso e orientar para melhores soluções.