Postura: Torne sua carga mais leve
Se sua bolsa mais parece um depósito de recibos — ou uma mala improvisada — está na hora de uma boa limpeza. Isso não só a ajudará a ficar mais organizada, mas melhorará sua postura. "Usar uma bolsa pesada no mesmo ombro dia após dia pode não parecer muito, mas os efeitos cumulativos podem causar problemas", diz o Dr. Eric Saxton, quiroprata com consultório em Virgínia, Estados Unidos. Peso demais num ombro pode causar desequilíbrios musculares, escoliose, desgaste na coluna, má postura e dor nas costas e no pescoço. Evite esses riscos carregando menos peso. Eric recomenda limitar o peso da bolsa a no máximo 4,5 quilos. Alterne os ombros ou aposte na mochila para distribuir o peso por igual. Se você anda por aí com um laptop ou livros pesados, invista numa maleta com rodinhas. Parece exagero? Não para seu ortopedista.
Olhos: Trate-os bem
Ficar hiperconectado no computador, no telefone ou no tablet pode fazer você sentir-se produtivo, mas é um duro golpe na sua visão. Ficar muito tempo olhando para a tela cansa os músculos que controlam os olhos e pode até causar espasmos que reduzem a visão a distância, de acordo com a Dra. Niki Silverstein, oftalmóloga de Nova Jersey, Estados Unidos. Faça um intervalo de dois minutos a cada 20 minutos trabalhando, e mantenha o telefone ou o tablet bem longe do rosto (como bônus, isso também ajuda sua postura). Arrume sua mesa de trabalho de maneira a reduzir a incidência do sol no monitor, gradue a luz até que você fique confortável e coloque o monitor mais ou menos 50 cm distante do seu rosto.
Pés: Construa arcos de ouro
A menos que você tenha alguma deficiência ou dor nos pés, é provável que não pense muito a respeito da saúde deles. Mas manter os pezinhos saudáveis é essencial para seu bem estar geral, já que problemas com os pés podem escalar e chegar ao corpo todo, desencadeando problemas com a coluna, segundo o Dr. Eric. Exercícios simples podem fortalecer os músculos dos pés sem comprometer muito tempo. Passe alguns minutos por dia pegando bolas de gude com os dedos dos pés e deixando-as cair em uma tigela. Outro exercício é deixar um pano de limpeza no chão para lentamente puxá-lo com os dedos até que ele fique debaixo dos seus pés. A melhor parte é que você pode fazer esses exercícios sentado num sofá, por isso pode fazê-los enquanto vê televisão.
Alergias: Faça você mesmo um purificador de ar
Tenha mais cuidado se você vive à procura de purificadores de ar para encobrir maus odores. Os purificadores de ar comprados em lojas costumam conter componentes como propelentes e ftalatos, além de desodorizantes e fragrâncias que por si sós podem causar problemas, diz a Dra. Marjorie Slankard, médica de Nova Iorque, Estados Unidos. Esses componentes químicos podem agravar alergias e asma, irritando as vias aéreas e causando chiados e dificuldade para respirar. Substitua os purificadores de ar artificiais por versões caseiras seguras e fáceis de fazer. Despeje algumas gotas de óleo essencial — como lavanda, hortelã, limão ou laranja — num pote de água e ferva em fogo baixo até que o aroma se espalhe por toda a casa. Desodorize a lata de lixo jogando laranjas ou limões cortados pela abertura uma vez por semana.
Pele: Massageie-a
Passar de um a três minutos, duas vezes por dia, fazendo uma massagem facial com o limpador e o hidratante tonifica seus músculos faciais, o que deixa a pele mais macia e saudável. Massagear durante a limpeza também ajuda a eliminar os detritos dos poros, diz a Dra. Lynn Tackett, esteticista e proprietária de um spa em Iowa, Estados Unidos. Use o indicador e o dedo médio para massagear em movimentos circulares as bochechas, o queixo e a testa, e o dedo anular para massagear delicadamente em volta dos olhos, em círculos. Não se esqueça das áreas que costumam ser negligenciadas, como os cantos da boca e a região entre o lábio inferior e o queixo. Massageie-os em círculos ascendentes para as mulheres e descendentes para os homens. A esteticista também recomenda limpar a pele duas vezes por dia para melhores resultados.
Inflamação: Tempere o café
Não é segredo que o açúcar no seu café não é bom para você, mas se o café puro, sem açúcar, não lhe apetece, tente adicionar canela. Ela não só é saborosa, como carrega um poderoso antioxidante. Os fitoquímicos presentes na canela e no café agem juntos para oferecer uma poderosa proteção antioxidante e grandes benefícios anti-inflamatórios, como foi descoberto por um estudo publicado na edição de novembro de 2014 da revista americana "Food Chemistry". É ótimo para a saúde em geral, já que a inflamação no seu corpo está ligada a uma série de doenças que incluem obesidade, doença cardíaca, diabete, alergias e asma. O bônus: sua mistura terá aroma de pão de canela e gosto naturalmente doce sem o uso do açúcar.
Durma: Deite-se e relaxe
O sono é vital para a boa saúde. Pouco sono aumenta significativamente seu risco de mortalidade e aumenta seu risco de desenvolver diabete, obesidade, hipertensão e de ter um ataque cardíaco. Se você vive lutando para conseguir dormir bastante, nada de cafeina após as 4h da tarde e tente refrescar bastante o ambiente, recomenda a Dra. Marjorie. Sua temperatura corporal normalmente cai à noite, e atrapalhar esse padrão, mantendo o ambiente muito quente, pode impedir um sono repousante. Você também deve limitar o tempo diante da tela à noite — os profissionais que usam smartphones para trabalhos depois das 9h da noite relatam mais problemas com o sono e a fadiga, de acordo com um estudo de 2014 publicado no periódico "Organizational Behavior and Human Decision Processes". Coloque seu smartphone de lado ao anoitecer e carregue-o em outro quarto, da noite para o dia, para não ficar tentado a conferi-lo. É claro que nenhum ajuste fácil resolverá a falta de sono, por isso tenha certeza de ficar umas sete ou oito horas de olhos fechados por noite.