O que é Veganismo?
Veganismo é uma atitude e um modo de vida que rejeita a exploração e danos aos animais e seres vivos. Pois evitam consumir produtos, serviços e atividades que são o resultado da exploração de ou dano intencional de todas as especies.
Dado que os animais não podem dar o seu consentimento para que os seres humanos usem seus corpos e secreções para consumo humano ou testes científicos. Além de sofrimento e dor, também é considerado exploração, da mesma forma que seria considerado exploração se usássemos os corpos e secreções de seres humanos que não deram consentimento.
Os praticantes do veganismo são chamados de veganos. Oveganismo é claramente a forma mais saudável e mais compassiva de vida , uma vez que satisfaz plenamente as nossas necessidades, sem violar os direitos dos animais ou a destruição do meio ambiente. Além dos muitos benefícios pessoais de uma dieta livre de animais e da rejeição da crueldade injusta, desnecessária e inerente a toda a exploração animal.
A inserção do veganismo, com base no princípio da não-violência , fornece as condições sociais adequadas para maior proteção ambiental, a redução da fome no mundo e uma melhoria na qualidade de vida em todo o nosso planeta.
Veganismo e o Meio Ambiente!
Alguns de nossos problemas ambientais e sociais mais urgentes resultam de sistemas de pecuária extensiva, envolvendo 1.300 milhões de animais e 24 por cento da superfície da Terra. Para proporcionar o espaço necessário pastoreio, milhões de hectares de floresta tropical virgem na América Central e do Sul estão sendo destruídos, resultando na extinção de inúmeras espécies de aves, mamíferos, répteis e plantas.
As técnicas usadas pelos sistemas de baterias intensivas também são responsáveis pela perda irreparável de solo valioso. Enquanto milhões de pessoas morrem de fome por falta de colheitas de cereais que são tomadas e administradas aos animais, um número morrem de doenças semelhantes causada pela ingestão da carne desses mesmos animais. Além disso, o veganismo também ajudam a proteger o meio ambiente de forma mais eficaz uma vez que a produção de alimentos à base de carne exige mais do que dez vezes mais água do que os alimentos veganos.
O que é consumido no veganismo!?
Além de frutas e vegetais frescos, no veganismo pode incluir uma grande variedade de alimentos tais como cereais, massas, pão, batatas, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, grão de bico etc), arroz, sementes e frutos oleaginosos , frutos secos, amêndoas, castanha de caju ou amendoim creme de leite, leite de soja, tofu, tempeh ou proteínas texturizadas , que não só satisfazer todas as nossas necessidades nutricionais, mas constituam uma deliciosa variedade para agradar até o mais exigente gourmet.
O que não é consumido no Veganismo!?
No veganismo não existe o consumo da carne de animais (carne, aves, peixes, frutos do mar), laticínios (leite, manteiga, queijo), ovos, mel ou subprodutos animais (como a gelatina, corante de origem animal e aromatizante, coalho).
Veganos evitam os produtos de origem animal (como couro, lã, seda e pele) e usando consumo doméstico e cosméticos que contenham derivados animais ou que tenham sido submetidos a testes em animais.
Vegans também evitam participar de atividades de entretenimento e desportivas que envolvam o uso de animais (como circos, e cavalos e corridas de cães) e se opõem à experimentação animal na pesquisa.
O veganismo é a melhor maneira de reduzir a demanda por produtos de origem animal, que, portanto, reduz a quantidade de animais que sofrem e são mortos por interesses humanos triviais. Embora uma pessoa vire vegana não vai acabar automaticamente sofrimento desnecessário aos animais, mas certamente faz a diferença.
Ao escolher o veganismo podemos eliminar totalmente a contribuição para o sofrimento desnecessário dos animais e viver sua vida de uma forma que demonstra que causar sofrimento desnecessário aos animais não é apenas errado, mas totalmente desnecessário.
Produtos como carne, laticínios, ovos e couro tudo envolve necessariamente um monte de sofrimento. Animais criados para esses produtos sofrem de várias formas, desde a dor, o medo, o confinamento e a tristeza (como quando uma vaca fêmea tem seu bebê tirado para que seu leite pode ser utilizado para consumo humano), e é claro que eles são abatidos . Não só estes produtos direta e necessariamente levam ao sofrimento animal, mas eles são totalmente desnecessários.
O fato de que nós não precisamos desses produtos é mostrado pelos números crescentes de vegans de todos os ” estilos de vida “que estão vivendo vidas muito saudável e fácil de reuniões todas as suas necessidades alimentares , evitando o uso de produtos de origem animal.
Ao optar pelo veganismo, você precisa planejar sua dieta para se certificar de que inclui todos os nutrientes essenciais. Comer uma grande variedade de alimentos, será mais fácil para atender às suas necessidades nutricionais.
A exclusão de todos os produtos de origem animal e seus derivados da dieta de um estilo de vida e é importante para eliminar o sofrimento e viver uma vida mais compassiva. É por isso que o forma saudável incentiva e apoia ativamente as pessoas a adotarem o veganismo, consumindo uma dieta totalmente à base de frutos, vegetais, legumes, cereais, grãos… entre muitos outros alimentos benéficos para saúde e livre de sofrimento.