quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Sintomas da alergia alimentar
Tatiana Zanin (Nutricionista)
Os sintomas de alergia alimentar surgem até 2 horas depois do indivíduo ingerir o alimento que lhe cause alergia, e estes sintomas podem variar, sendo mais ou menos evidentes, dependendo da quantidade de alimento que o indivíduo ingeriu e da própria reação do organismo. Os sintomas de alergia alimentar geralmente são:
Sintomas de alergia alimentar na pele
- Placas avermelhadas, inchadas na pele ou espalhadas por todo o corpo.
Sintomas de alergia alimentar na boca
- Inchaço dos lábios e da língua;
- Aftas.
Sintomas respiratórios de alergia alimentar
- Nariz escorrendo;
- Falta de ar - dificuldade para respirar.
Outros sintomas de alergia alimentar
- Lacrimejar e inchaço dos olhos;
- Dor abdominal;
- Vômito;
- Gases - flatulência;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Ardor anal ao evacuar;
Fotos de sintomas de alergia alimentar
A alergia alimentar geralmente surge na infância, mas têm se observado que os adultos estão cada vez mais tornando-se alérgicos a determinados alimentos ou aditivos alimentares e acredita-se que isto se deve ao aumento do consumo de alimentos muito processados.
Tratamento para alergia alimentar
O tratamento para alergia alimentar consiste em deixar de comer o alimento a que se tem alergia, mas se acidentalmente o indivíduo ingerir o alimento, o que se pode fazer é tomar um anti-histamínico como a Loratadina, por exemplo. Mas se os sintomas forem graves, deve-se levar o indivíduo para o hospital, principalmente se ele apresentar lábios muito inchados, dor ou incômodo na garganta e dificuldade para respirar. Neste caso ele pode estar tendo um choque anafilático, e se não for socorrido prontamente poderá morrer por asfixia.
Dia Mundial da Pneumonia
A pneumonia é uma infecção nos pulmões, provocada por vírus ou bactérias, que pode ser prevenida seguindo estas 5 dicas:
Evitar locais fechados com muita gente, como shoppings, ônibus ou metrô, especialmente durante uma epidemia, pois é mais fácil acontecer transmissão da pneumonia;
Usar roupa adequada à estação do ano, evitando mudanças bruscas de temperatura que enfraquecem o sistema imune e facilitam a instalação da pneumonia;
Umidificar o ar, colocando uma bacia com água nos quartos, pois o ar seco, principalmente no inverno, aumenta a quantidade de poluição no ar;
Beber 2 litros de água por dia, ajudando a retirar o catarro e evitando o crescimento de vírus e bactérias no pulmão;
Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, para destruir as bactérias da boca e impedir que cheguem ao pulmão, causando pneumonia.
A prevenção da pneumonia é especialmente importante em idosos, bebês com menos de 2 anos, pacientes com asma e indivíduos com sistema imune enfraquecido, pois eles são grupos de risco, sendo também recomendado que tomem a vacina antipneumocócica, disponibilizada pelo sistema de saúde, além de seguirem as dicas descritas acima.
Assinar:
Postagens (Atom)