sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Dermatologista dá dicas simples de como resolver rachaduras nos pés
Os pés ressecados que muitas mulheres se queixam são o resultado de mais um verão que ficou pra trás.
“O mais frequente na maioria das pessoas é o ressecamento provocado pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de sandálias abertas”, explica a dermatologista Márcia Donadussi.
A bacharel em direito Mariana Villa Real passou um ano no Tocantins, onde o clima seco agravou o problema. “Meu calcanhar ficou extremamente ressecado. A pele ficou mais dura, mais espessa, até tinha aquela sensação de lixa, de tão áspero que estava. Algumas vezes aconteceu de o meu pé realmente descamar”, conta.
Outros fatores estão relacionados às rachaduras. “Frequentemente, está relacionado com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar ressecamentos nos pés”, esclarece a dermatologista.
Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. “As fissuras podem sangrar, podem ser bastante dolorosas e também podem ser a porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente”, justifica.
Em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa. “Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés acabam sendo aqueles cremes mais espesso, bem oleosinhos, mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina, lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele”, orienta Márcia Donadussi.
Há uma dica simples, mas que sempre funciona. Após o creme, colocar um filme plástico nos pés na hora de dormir ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e a pessoa, certamente, acordará com os pés muito mais macios.
E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. “Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará ainda uma camada mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem o pé”, conclui a dermatologista.
Assinar:
Postagens (Atom)