segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Isotônico faz mal?

As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar a performance esportiva. 

Isotônico: significa que a composição desses líquidos apresentam uma concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea. 

Equilíbrio hidro-eletrolítico: A atividade física intensa e prolongada causa a transpiração do corpo e assim a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chama-se hidro-eletrolítico, pois para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo os minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, são importantes. 

HidrataçãoXDesidratação: O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto, é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal. 

O teor de sódio não pode ser considerado um fator limitando de uso, por ser muito inferior ao de alguns produtos farmacêuticos, e mesmo o soro caseiro. Essa recomendação está expressa nos rótulos dos produtos disponíveis no mercado brasileiro. A RDA (Recomended Dietary Allowances). Publicação de pesquisa americana que estabelece as necessidades de nutrientes para a população, recomenda a ingestão de até 6 g de cloreto de sódio por dia. Uma embalagem de 500 ml de isotônico contêm 225 mg de sódio, o que significa 1/10 da quantia verificada pela RDA. 

Contra-Indicação: Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas. 

É importante lembrar também que o isotônico possui calorias e se você é sedentário e tomar em excesso vai engordar.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

congestionamento nasal 

congestionamento nasal é um dos sintomas mais desagradáveis que podemos ter durante um resfriado ou alergia. Mas além de afetar de forma considerável o nosso rendimento diário, porque ao respirarmos menos bem a oxigenação do nosso cérebro não é tão eficaz, sentimo-nos esgotados, temos dificuldade em concentramo-nos para conciliar o sono e o mal-estar geral.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

SORRIA 😀

Sorrir, além de ser uma delícia, faz bem a saúde. Tem quem diga que é tão eficiente quanto a meditação, o relaxamento e os exercícios físicos. Um estudo americano de 2006 afirma que o sorriso ajuda no aumento de produção e atividade de células que matam vírus e tumores. Claro que ele não é substituto para tratamentos médicos, mas é um coadjuvante importante.

Mas não precisamos ir tão longe para confirmar que sorrir faz bem. Sabemos que rir libera endorfina, o hormônio do bem-estar, então, o que você está esperando para sorrir?

8 coisas que nos fazem sorrir

Vídeos na internet - Sorrir faz bem

Nada como um bebê fazendo algo fofo ou um gato entalado em um pote para nos fazer abrir um sorriso. É uma maneira rápida e simples de quebrar o estresse, por exemplo. 15 segundos que nos fazem rir por alguns minutos.

Conviver com quem amamos - Sorrir faz bem

Boa companhia é garantia de risada ao longo do dia. Às vezes um comentário ou careta já nos deixa mais relaxadas.

Piadas - Sorrir faz bem

Pode parecer bobagem e a piada muitas vezes é tão ruim, que rimos da situação e depois, rimos ainda mais e não conseguimos parar.

Situações do dia a dia - Sorrir faz bem

Precisamos aprender a rir das pequenas coisas da vida e também de algumas situações constrangedoras que acabam acontecendo. Não se leve tão à sério!

Fazer o que gostamos - Sorrir faz bem

Seja um trabalho remunerado ou cuidar da casa e dos filhos, procure fazer de coração aberto, com prazer e concentração. Esse sorriso do coração também faz um bem danado.

Conversar com uma criança - Sorrir faz bem

Quem tem filhos ou convive com crianças sabe as pérolas que elas soltam de vez em quando. Dúvidas divertidas, colocações sobre o que aprenderam na escola ou até reações a broncas que damos podem virar anedotas divertidíssimas.

O sorriso de outra pessoa - Sorrir faz bem

É praticamente impossível não sorrir quando uma pessoa abre um sorriso para a gente. O ditado "gentileza gera gentileza" também funciona aqui!

Meditação do riso - Sorrir faz bem

Existe uma meditação em que você sorri com o seu corpo inteiro, todos os seus órgãos, músculos e nervos estão em sintonia e, vamos dizer assim, com um sorriso no rosto.

Quando acordar, sente-se com a coluna ereta e os pés apoiados no chão. Feche os olhos e balance seu corpo pela base da coluna, de um lado para o outro a partir do quadril. Depois, balance para a frente e para a trás, soltando a cabeça enquanto se movimenta. Assim que sentir sua coluna solta, sorria para seu estômago, seu útero, sua bexiga e para toda parte do seu corpo, sentindo a energia fluir por cada centímetro.

Faça isso por alguns minutos e abra os olhos devagar. Pronto, agora é só levar o bom-humor para o dia lá fora!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Alho reduz o colesterol e a pressão alta

O alho, especialmente o alho cru, é utilizado há vários séculos como tempero e como alimento medicinal devido aos seus benefícios à saúde, que são:
  • Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina;
  • Reduzir a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos;
  • Prevenir trombose, por ser rico em antioxidantes;
  • Proteger o coração, por baixar o colesterol e os vasos sanguíneos.
Alho reduz o colesterol e a pressão alta

Para obter esses benefícios, deve-se consumir no mínimo 4 g de alho fresco por dia ou de 4 a 7 g de de alho em cápsulas, pois ele perde muito o seu efeito quando usado na forma de suplemento.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de alho fresco.
Quantidade em 100 g de alho fresco
Energia: 113 kcal
Proteína7 gCálcio14 mg
Carboidrato23,9 gPotássio535 mg
Gordura0,2 gFósforo14 mg
Fibras4,3 gAlicina225 mg

O alho pode ser usada como tempero de carnes, peixes, saladas, molhos e acompanhamentos como arroz e macarrão.
Além disso, é importante lembrar que o alho cru é mais potente que o cozido, que o alho fresco é mais potente que o alho velho, e que os suplementos de alho não trazem tantos benefícios quanto o seu consumo natural. Além do alho, consumir gengibre diariamente também ajuda a baixar a pressão alta.

Como utilizar o alho para proteger o coração

Para proteger o coração, deve-se dar preferência à utilização de alho fresco, que pode ser adicionado como tempero de preparações culinárias, colocado na água ou tomado na forma de chá.

Água de Alho

Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho amassado em 100 ml de água e deixar a mistura descansar durante toda a noite. Essa água deve ser consumida em jejum para que ajude a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

Chá de Alho

O chá deve ser feito com 1 dente de alho para cada 100 a 200 ml de água. Deve-se adicionar o alho picado ou amassado em água fervente por 5 a 10 minutos, retirar do fogo e beber morno. Para melhorar o sabor, pode-se adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e 1 colher de mel ao chá.

Receita de Pão de Alho

Ingredientes
  • 1 colher de sopa de manteiga amolecida sem sal
  • 1 colher de sopa de maionese light
  • 1 colher de café de pasta de alho ou alho in natura bem picado ou amassado
  • 1 colher de café de salsinha picadinha
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes até virar uma pasta, espalhar nos pães e embalar em papel alumínio antes de levar ao forno médio por 10 minutos. Retirar o papel alumínio e deixar por mais 5 a 10 minutos, para dourar o pão.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Comemoração do dia!

6 Dicas para Prevenção do Alzheimer

1. Fazer diariamente jogos de estratégia

As atividades que estimulam o cérebro ajudam a reduzir o risco de desenvolver Alzheimer porque mantêm o cérebro ativo. Assim, deve-se guardar 15 minutos por dia para fazer atividades como:
  • Fazer jogos de estratégia, puzzles ou palavras cruzadas.
  • Aprender algo novo, como falar uma nova língua ou tocar um instrumento;
  • Treinar a memória, memorizando a lista de compras, por exemplo.
Outra atividade que estimula o cérebro é ler livros, revistas ou jornais, pois além da leitura o cérebro também retém informações, treinando várias funções.

2. Praticar 30 minutos de exercício por dia

Fazer exercício físico regular pode diminuir até 50% as chances de desenvolver Alzheimer e, por isso, é importante fazer 30 minutos de atividade física 3 a 5 vezes por semana.
Algumas atividades físicas recomendadas são jogar tênis, praticar natação, fazer ciclismo, dançar ou praticar jogos de equipe, por exemplo. Além disso, pode-se introduzir o exercício físico em vários momentos do dia, como subir escadas em vez de ir de elevador, por exemplo.

3. Adotar uma dieta mediterrânea

Fazer uma dieta mediterrânea rica em vegetais, peixes e frutas ajuda a nutrir corretamente o cérebro, impedindo problemas graves, como o Alzheimer ou demência. Algumas dicas de alimentação são:
  • Fazer 4 a 6 pequenas refeições por dia, ajudando a manter os níveis de açúcar estáveis;
  • Comer peixe rico em ômega 3, como salmão, atum, truta e sardinhas;
  • Comer alimentos ricos em selênio, como castanha-do-pará, ovo ou trigo;
  • Ingerir todos os dias vegetais com folhas verdes;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, como embutidos, produtos industrializados e salgadinhos.
Além de prevenir o Alzheimer, a dieta mediterrânea equilibrada também ajuda a prevenir problemas cardíacos, como infarto ou insuficiência cardíaca.

4. Beber 1 taça de vinho tinto por dia

O vinho tinto possui antioxidantes que ajudam a proteger os neurônios de produtos tóxicos, evitando lesões no cérebro. Desta forma, é possível manter o cérebro saudável e ativo, evitando o desenvolvimento de Alzheimer.

5. Dormir 8 horas por noite

Dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda a regular o funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade para pensar, guardar informação e resolver problemas, prevenindo o surgimento de demências.

6. Manter a pressão arterial controlada

A pressão arterial alta está relacionada com o surgimento precoce da Doença de Alzheimer e demência. Assim, pacientes com hipertensão devem seguir as indicações do clínico geral e fazer, pelo menos, 2 consultas por ano para avaliar a pressão arterial.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Comemorações do dia!




10 sinais de alerta para a doença de Alzheimer

  1. Perda de memória, especialmente de acontecimentos mais recentes;
  2. Dificuldade em executar tarefas do cotidiano, como usar o telefone ou cozinhar;
  3. Desorientação, não identificando a data, a estação do ano, o local onde se encontra;
  4. Problemas de discernimento, como dificuldade em se vestir de acordo com a estação do ano, por exemplo;
  5. Problemas de linguagem, como esquecimento de palavras simples associado à dificuldade de compreensão da fala e da escrita;
  6. Repetir conversas ou tarefas, devido ao esquecimento constante;
  7. Trocar o lugar das coisas, como colocar o ferro de passar roupa na geladeira, por exemplo;
  8. Alteração brusca do humor sem razão aparente;
  9. Alteração na personalidade de modo a se identificar na pessoa apatia, confusão, agressividade ou desconfiança;
  10. Perda de iniciativa, com características de desinteresse pelas atividades habituais, apresentado apatia.
  11. Estes sintomas vão se instalando aos poucos e a perda da memória vai se tornando cada vez mais evidente, sendo este o principal sintoma do Alzheimer.
Quando afeta os jovens, estes sintomas podem começar a aparecer por volta dos 30 anos de idade, mas o mais comum é que eles surjam a partir dos 70 anos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Medulas

Fisiologia da medula óssea
A medula óssea é o tecido esponjoso onde ocorre o desenvolvimento de todos os tipos de células sanguíneas: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.  As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa , inclusive defende o organismo das infecções. As plaquetas compões o sistema de coagulação do sangue. A medula óssea ocupa a cavidade central dos ossos. Todos os ossos apresentam  uma medula  ativa no nascimento. Quando um indivíduo atinge o início da vida adulta, a medula dos ossos das mãos, pés, braços e pernas deixa de ser ativa. A medula das vértebras, ossos do quadril e ombros, costelas, esterno e crânio continuam a produzir ativamente células sanguíneas.
Diferença entre medula óssea e medula espinhal
Não se deve confundir medula óssea com a medula espinhal. A medula óssea é um tecido esponjoso onde ocorre o desenvolvimento de todos os tipos de células sanguíneas, e ocupa a cavidade dos ossos, enquanto a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função, transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O sangue

O sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por três tipos de elementos celulares, genericamente chamados de elementos figurados  do sangue: hemácias (células vermelhas), leucócitos (células brancas) e plaquetas (fragmentos celulares também conhecidos como trombócitos). Cerca de 55% do volume do sangue é devido ao plasma, sendo o restante  devido às células. No corpo de uma pessoas de aproximadamente 70 kg há cerca de 5,6 litros de sangue.
Plasma sanguíneo: No plasma sanguíneo, a água é responsável por 92% de seu peso, sendo o restante devido à presença de proteínas (albumina, globulinas etc.), sais e substâncias diversas, tais como nutrientes, gases, excreções e hormônios.  Um grupo importante de proteínas do plasma são as gamaglobulinas, que constituem os anticorpos, substâncias que protegem o organismo  dos agentes infecciosos. Outra proteína importante do plasma sanguíneo é o fibrinogênio. Se ocorre um ferimento, o fibrinogênio se transforma em uma proteína  fibrosa, a fibrina, cujas moléculas se entrelaçam  e formam um tampão na área  ferida. As hemácias, retidas na malha de fibrina, formam o coágulo, que impede a perda de sangue.  O líquido que sobra depois de o sangue coagular é chamado soro sanguíneo.
Hemácias:  São também conhecidas por glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células especializadas no transporte de gás oxigênio. Há cerca de 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico de sangue  em um homem, e 4,5 milhões por milímetro cúbico de sangue em uma mulher. Cada pessoa possui, em média, cerca de 30 trilhões de hemácias em sua circulação. As hemácias são produzidas no interior dos ossos, a partir de células da medula óssea vermelha, denominadas eritroblastos. À medida que amadurecem, os eritroblastos produzem hemoglobina, proteína de cor vermelha que contém ferro.
Uma vez repleto de hemoglobina, o eritroblasto elimina o núcleo e assume sua forma discóide típica, transformando-se no eritrócito (hemácia). Através dos vasos que irrigam a medula óssea, os eritrócitos maduros entram na circulação sanguínea. Uma hemácia permanece cerca de 120 dias em circulação. Ao fim desse período, perde sua capacidade funcional e é fagocitada e digerida por células do fígado ou do baço. Calcula-se que, em apenas um segundo, cerca de 2,4 milhões de hemácias sejam destruídas em nosso corpo. A mesma quantidade é liberada, pela medula dos ossos, para  substituir as hemácias removidas da circulação.
Leucócitos: Os leucócitos ou glóbulos brancos são células especializadas na defesa do organismo; combatem vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetrem em nosso corpo. Em condições normais, há entre 5 e 10 mil leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Os leucócitos são produzidos na medula dos ossos e podem ser de cinco tipos básicos: neutrófilos, basófilos, acidófilos, linfócitos e monócitos. Os neutrófilos  têm a função de fagocitose; os basófilos têm como função a regulação da coagulação; os acidófilos são responsáveis pela reações alérgicas; os linfócitos têm como função a produção de anticorpos e destruição de células estranhas: os monócitos originam os macrófagos.
Plaquetas:  As plaquetas  ou trombócitos são fragmentos esféricos ou achatados de células chamadas megacariócitos, formadas originalmente na medula óssea. Há em média, 300 mil plaquetas por milímetro cúbico de sangue humano. As plaquetas participam ativamente do processo de coagulação  do sangue. Quando há um ferimento, plaquetas presentes a região lesada liberam fatores de coagulação, que levam à formação de um coágulo. Diversos fatores de coagulação já foram identificados, mas o mecanismo completo da coagulação do sangue ainda não foi totalmente esclarecido.
 Um dos fatores de coagulação liberados pelas plaquetas é a enzima tromboplastina-quinase, que atua na transformação da protrombina (proteína presente no sangue) em trombina. A trombina, por sua vez, atua enzimaticamente na transformação do fibrinogênio (outra proteína sanguínea) em fibrina.  As moléculas de fibrina se entrelaçam e formam uma rede que retém hemácias, o coágulo, que veda o ferimento. Algumas das enzimas envolvidas no processo de coagulação precisam estar associadas a íons de cálcio para funcionar. Tal associação depende por outro lado, da presença de vitamina K. Assim, tanto o cálcio quanto a  vitamina K têm de estar presentes na dieta humana, pois são indispensáveis à coagulação sanguínea.  
Componentes do sangue  a serem transfudidos
Papa de Hemácias: são eritrócitos separados de uma unidade de sangue total por centrifugação ou sedimentação; retiram-se cerca de 80% de plasma, o que produz um hematócrito de 60-70%. O plasma é usado para o preparo das várias frações plasmáticas tipo albumina, crioprecipitado ou gamaglobulina. A papa de hemácias é indicada para:
  • Pacientes que precisam apenas de hemácias.
  • Pacientes com anemia intensa e com volume sanguíneo relativamente normal.
  • Pacientes com risco de insuficiência cardíaca. 
Transfusões de Plaquetas:  feitas em pacientes com graus perigosos de trombocitopenia (diminuição de plaquetas no sangue circulante) para controlar ou prevenir sangramento. O uso de plaquetas equivalentes é mais vantajoso e reduz risco de formação de anticorpos. As transfusões de plaquetas são feitas no tratamento da leucemia, anemia aplástica e trombocitopenia induzida pela quimioterapia ou por medicamentos. Plaquetas viáveis podem ser fornecidas na forma de:
  • Sangue fresco: substitui células vermelhas e plaquetas.
  • Plasma rico em plaquetas (PRP): contém 80-90% das plaquetas originais.
  • Concentrados de plaquetas (CP): retêm quase todas as plaquetas originais num estado viável, porém num volume reduzido.
Plasma Total:  é a parte líquida do sangue  na qual os corpúsculos ficam suspensos.
  • Utilizado no tratamento dos defeitos de coagulação.
  • Correção de hipovolemia devida à perda seletiva de plasma; principalmente em pacientes queimados.
  • Correção de hipovolemia na perda aguda de sangue, quando não se dispõe no momento de sangue total.
  • Como um expansor plasmático para a hipovolemia ou como uma fonte exógena de albumina plasmática para a hipoalbuminemia, o plasma total foi amplamente substituído por preparados puros de albumina sérica e de outras frações plasmáticas que estão incluídas na albumina.
  • Plasma Fresco Congelado: plasma que foi separado imediatamente de sangue recém-doado e a seguir rapidamente congelado. O fator V (um dos aceleradores da conversão da protrombina) e o fator VIII (o fator anti-hemofílico) são retidos por esse processo.
  • Concentrados do Fator VIII (existem numerosos fatores da coagulação identificados por números e nomes). Crioprecipitado: eficaz no tratamento da hemofília A (deficiência do fator VIII) e na deficiência de fibrinogênio.
  • Albumina Sérica Humana e outros preparados de albumina: serve para combater a exsudação de plasma e prevenir a hemoconcentração em pacientes queimados; para expandir o volume sanguíneo em pacientes com choque hipovolêmico; para aumentar a albumina circulante em pacientes com hipoalbuminemia.
  • Fibrinogênio Humano:  usado para a hipofibrinogenemia congênita e adquirida, complicada por sangramento ativo.
Infusões de Granulócitos: feitas em pacientes com depressão intensa e temporária da medula óssea. É um processo caro e especializado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Comemoração do dia!


Leucemia

As Leucemias são distúrbios neoplásicos dos tecidos formadores do sangue (baço, sistema linfático e a medula óssea). Caracterizam-se pela proliferação disseminada, dentro da medula óssea e dos outros tecidos formadores do sangue, de precursores imaturos de algum tipo de leucócito.  
O processo leucêmico reduz drasticamente a produção dos principais constituintes do sangue normal, resultando em anemia e num aumento de suscetibilidade a infecção e hemorragia. As células leucêmicas podem infiltrar-se nos diferentes órgãos, criando tumores secundários, semelhantes às metástases dos demais. Nas leucemias, os glóbulos brancos  apresentam-se ora muito aumentados, ora em número normal ou mesmo diminuído. Os principais sintomas da Leucemia decorrem do acúmulo dessas células anormais (não maduras ou primitivas, isto é, ainda não completamente desenvolvidas ou diferenciadas), na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso, que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da Leucemia.
A Leucemia aguda é uma doença rapidamente progressiva que acomete as células primitivas ou blastos, no qual os elementos normais da medula óssea são substituídas por blastócitos imaturos ou indiferenciados. Quando a quantidade de perda da medula sã atinge um nível abaixo do necessário para manter os elementos do sangue periférico dentro do normal, haverá anemia, neutropenia e trombocitopenia. Infelizmente, um dos maiores sofrimentos de quem tem Leucemia aguda é que a doença aparece de repente, sem dar pistas aparentes e, por ter evolução rápida, necessita que o início do tratamento seja imediato.
A Leucemia crônica progride lentamente, e permite o crescimento de um maior número de células mais desenvolvidas. Em geral, essas células mais maduras podem desempenhar algumas de suas funções normais.
A possibilidade de medir características específicas das células levou em seguida à subclassificação das principais categorias de leucemia. Essa divisão em categorias e subcategorias permite que o médico decida qual tipo de tratamento funciona melhor para o tipo de célula envolvido e qual a rapidez com a qual a doença pode se desenvolver.
  • Leucemia Linfóide Aguda (LLA).  
  • Leucemia Mielóide Aguda (LMA).
  •  Leucemia Linfóide Crônica (LLC).
  • Leucemia Mielóide Crônica (LMC).
Essa divisão em categorias e subcategorias, permite que o médico decida qual tipo de tratamento, funciona melhor para o tipo de célula envolvido, e qual a rapidez com a qual a doença pode se desenvolver.
Prevalência dos quatro tipos de leucemia:
  • Leucemia Linfóide Aguda é a mais comum em crianças pequenas. Ela também afeta adultos, principalmente, aqueles com mais de 65 anos.
  • Leucemia Mielóide Aguda  ocorre mais em adultos do que em crianças.
  • Leucemia Linfóide Crônica  afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes, ocorre em adultos jovens, mas quase nunca nas crianças.
  • Leucemia Mielóide Crônica  ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.
Definição
A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é uma neoplasia primária maligna  do sistema hematopoiético, que tem como característica a alteração do crescimento e da proliferação das células linfóides dentro da medula óssea, resultando num acúmulo de células jovens indiferenciadas, denominadas blastos. A Leucemia Linfóide Aguda  resulta em um dano genético adquirido (não herdado) no DNA de um grupo de células na medula óssea. Essas células comprometidas substituem as células da medula óssea normal.  A LLA leva a uma diminuição da produção das células sanguíneas normais.  É uma doença de evolução rápida, podendo levar o portador ao óbito, caso o diagnóstico e o tratamento não sejam implementados a tempo ou não ocorra o tratamento.
Sinonímia
A Leucemia Linfóide Aguda também pode ser chamada de:
  • Leucemia Linfoblástica Aguda.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O que é Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Leucemia Mielóide Aguda (LMA)

O que é LMA?

É um tipo de câncer do sangue, resultante de uma alteração no DNA das células-tronco em uma linhagem de glóbulos brancos (as chamadas células mieloides). Isso significa que o material genético das células responsáveis por dar origem a todos os componentes do nosso sangue sofre alguma mutação e, por acometer os glóbulos brancos, prejudica o sistema de defesa de corpo. O que ocorre são translocações de pedaços entre cromossomos, perda de partes de algum deles, inversões do DNA ou outras alterações nos genes, mas nem todos os casos de leucemia mieloide aguda apresentam as mesmas características. Diversas pesquisas estão em curso, estudando as mutações para que novas terapias direcionadas a alterações específicas sejam desenvolvidas.
A diferença fundamental entre as leucemias agudas e crônicas está na maturidade das células clonais defeituosas: nas agudas, elas são imaturas, os chamados blastos, que se desenvolvem rapidamente e não conseguem manter sua função principal, a de defesa do organismo. Sendo assim, elas se acumulam dentro da medula óssea, bloqueando a formação dos demais componentes do sangue (por isso, é muito comum o paciente apresentar anemia e queda brusca na contagem de células responsáveis pela coagulação do sangue e pela defesa do organismo). É muito importante que os pacientes sejam classificados de acordo com sua doença e que leucemia não seja considerada sempre a mesma, já que há tratamentos específicos para diferentes casos. Já o objetivo é o mesmo: combater e destruir as células leucêmicas, fazendo com que a produção da medula óssea volte ao normal.
Se você foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda, não se desespere! A maioria dos pacientes se cura, principalmente quando o diagnóstico é rápido. O especialista saberá encaminhá-lo para o tratamento mais certeiro.

Comemoração do dia!


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Gelatina cremosa de morango

Uma receita rápida para ter alguns tira-gostos em casa à disposição quando não quiser fazer nada trabalhoso. Uma gelatina de morango top com aquela pitadinha de proteína pra não fugir do costume. Você vai precisar de:
  • 1 envelope de gelatina de morango
  • 2 scoops de whey protein de morango
É bem simples de fazer, com 100ml de água fervente, dissolva a gelatina até ficar bem uniforme. Depois ter mexido bem, adicione mais 100ml de água gelada e coloque na geladeira por 6 horas. Para fazer o creme, misture 2 scoops de whey com 30ml de água até ficar homogêneo. Depois só colocar o crene em cima da gelatina e pronto.
Se quiser ainda dar uma incrementada maior, corte umas maçãs em pequenos quadradinhos, e coloque junto com a gelatina antes de pôr na geladeira, que aí vai ser de morango com aquele gostinho de maçã. Essa receita rende duas porções, querendo aumentar a quantidade, aumente a dosagem dos ingredientes proporcionalmente. Aproveite, bom apetite e bom treino!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Volei

Há diversas características em comum entre os atletas de vôlei que conseguem alcançar o sucesso dentro das quadras. Isso é resultado de uma boa disciplina e trabalho duro, além de habilidade, técnica, velocidade, bom preparo físico e uma boa alimentação. Fatores como a suplementação são geralmente esquecidos, porém, muito importantes.
Os atletas e praticantes de voleibol demandam de muita energia para os treinamentos, para poderem exercer um bom papel durante as partidas. Isso é algo comum para atletas de todos os esportes. A rotina de exercícios físicos, treinamentos, exercícios cardiovasculares e anaeróbicos para preparar o jogador para desempenhar o seu melhor papel é bastante cansativa. Para isso, é preciso se alimentar muito bem e suprir a necessidade que seu corpo tem de todos os nutrientes básicos, para que você possa ter força muscular, resistência e um bom sistema imunológico, para suportar o ritmo de treinos e de jogos do esporte.
O guia de suplementos, a seguir, alcança essa demanda pelos nutrientes essenciais que o jogador de voleibol precisa para desempenhar seu melhor papel dentro das quadras.

- Suplementação para auxiliar no voleibol:

Termogênicos: Um dos principais fatores que o jogador de vôlei precisa para ter um bom desempenho nas quadras é a boa impulsão. Para tanto ele precisa manter sempre a boa forma. A ação termogênica transforma as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. É interessante para os jogadores e/ou praticantes de vôlei utilizarem a suplementação dos termogênicos para, em conjunto com os treinamentos, auxiliar na perda de gordura e na manutenção do peso.
Sports drinks: Importante para reidratação, reposição dos eletrólitos e maximização da absorção de fluídos no organismo, além de ser um suplemento rico em carboidratos. A dieta de um jogador de vôlei, como de todos os esportistas, deve ser rica em carboidratos, pois são a fonte de energia mais eficiente, já que requer menos oxigênio para ser queimada do que proteínas e gorduras. Os sports drinks ainda fornecem minerais essenciais para o corpo. O jogador de vôlei perde muito liquido durante uma partida. O suor que é eliminado pelos jogadores contém uma variedade de eletrólitos que têm em sua composição alguns componentes, tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes nos sports drinks são fundamentais em relação à reidratação dos jogadores.
Glucosamina: No vôlei, as articulações dos ombros e dos joelhos são muito exigidas, então é muito importante mantê-las fortes e saudáveis. A glucosamina consegue manter as articulações resistentes e saudáveis por meio da lubrificação e da restauração dos tecidos de conectividade, podendo ser obtida de fontes naturais.
Multivitamínicos:O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.
Whey protein: Se você deseja ganhar músculos, você precisa de proteína. O whey protein é a proteína de maior qualidade e de maior valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento protéico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante o treinamento ou o jogo de vôlei. Depois do exercício, treinamento ou competição, o whey ajuda na sua recuperação. Os aminoácidos contidos no whey são rapidamente absorvidos e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. Além de tudo, ele não pesa no estômago, é digerido de maneira rápida e fácil. Assim, você pode ingerir as proteínas de que precisa sem afetar a sua performance.
Barras protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas durante o jogo ou o treino, durante a parada técnica ou no intervalo entre os sets. É essencial fazer uma refeição de 3 em 3 horas. As barras protéicas são excelentes substitutos de refeições e favorecem a manutenção do metabolismo acelerado. Essas barras, além de saborosas, são uma excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento muscular.

- Benefícios de praticar o voleibol:

  • Aumenta a agilidade.
  • Trabalha a coordenação motora.
  • Aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas.
  • Gasto calórico de aproximadamente 400 Kcal/hora.

- Riscos/cuidados do voleibol:

  • Alongar para aquecer os músculos e evitar contusões.
  • Risco de contusões nos ombros, joelhos e costas.
  • Ingerir bastante água para repor a perda de líquido e evitar a desidratação.
  • O praticante de voleibol deve se manter sempre no peso ideal, pois faz uso sempre de sua impulsão. Para isso deve fazer uma dieta balanceada.

- Principais grupamentos musculares trabalhados no voleibol:

  • Tríceps.
  • Costas.
  • Abdômen.
  • Antebraço.
  • Pernas.

- Dicas para um melhor rendimento físico no voleibol:

  • O vôlei é um esporte muito rápido e dinâmico, portanto é bom que os praticantes tenham uma excelente preparação cardiovascular. Para aguentar bem o ritmo da partida.
  • O vôlei é um esporte que requer bastante força física, principalmente dos membros superiores. Portanto, é interessante fazer um treinamento de força para membros superiores e trabalhar a resistência dos membros inferiores.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para o voleibol:

  • Joelheiras: o jogador de vôlei escorrega constantemente com os joelhos na quadra, portanto é importante proteger essas articulações dos impactos com o piso.
  • Cotoveleira: é fundamental, pois a todo instante o jogador faz jogadas deslizando no chão, deixando os cotovelos expostos.
  • Tênis: é importante absorver bem o impacto gerado pelos saltos constantes dos jogadores de vôlei.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Yemanjá hoje é seu dia!

 Iemanjá, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.
Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares.
Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não.
Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Iemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos.
Saudações a "Rainha do Mar"
Saudações a “Rainha do Mar”
As duas orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Obá). Cada uma domina a maternidade num momento diferente.
A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

Características dos filhos de Iemanjá

Pelo fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira. É mãe.
Sempre tem os braços abertos para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus.
O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem como ajunto o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical.
Diferente é quando o ajunto é Oxóssi, aí sim, é pessoa calma, tranquila, e sempre reage com muita tolerância. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda.
Gostam de viver num ambiente confortável e, mesmo quando pobres, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte. Apreciam o luxo, as jóias caras e os tecidos vistosos e bons perfumes. Entretanto, não possuem a mesma vaidade coquete de Oxum, sempre apresentando uma idade maior, mais responsáveis e decididos do que os filhos da Oxum.
A força e a determinação fazem parte de suas características básicas, assim como o sentido de amizade, sempre cercada de algum formalismo. Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas ambiciosas nem obcecadas pela própria carreira, detendo-se mais no dia a dia, sem grandes planos para atividades a longo prazo. Pela importância que dá a retidão e à hierarquia, Iemanjá não tolera mentira e a traição. Assim sendo, seus filhos demoram a confiar em alguém, e quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro círculo de amigos, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.
Oferendas a Rainha do MarNão esquecem uma ofensa ou traição, sendo raramente esta mágoa esquecida. Um filho de Iemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais. Fisicamente, existe uma tendência para a formação de uma figura cheia de corpo, um olhar calmo, dotada de irresistível fascínio (o canto da sereia). Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.
Todos esses dados nos apresentam uma figura um pouco rígida, refratária a mudanças, apreciadora do cotidiano. Ao mesmo tempo, indicam alguém doce, carinhoso, sentimentalmente envolvente e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros. Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum orixá. Seu caráter pode levar o filho desse orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam – o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Gostam de testar as pessoas.

Sincretismo religioso

Iemanjá é sincretisada com Nossa Senhora dos Navegantes e homenageada em 02 de fevereiro.
Iemanjá é sincretisada com Nossa Senhora dos Navegantes e homenageada em 02 de fevereiro.
Para Iemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo assimilado em parte por muitos ramos da Umbanda. Cultuada especialmente também como Nossa Senhora dos Navegantes.
Oração a Iemanjá:
 Oh! Doce e querida mamãe Iemanjá.
Vós permitistes que no seio de vossa morada se formassem as primitivas formas de vida, que formam o berço de toda a criação, de toda a natureza, e de toda a humanidade, aceitai nossas preces de reconhecimento e amor.
Oh! Visão divina e celestial.
Que os lampejos que emanam de vosso diáfano manto de estrelas venham, como benéficas vibrações espirituais, aliviar os nossos males, curar aos doentes, apaziguar os nossos irmãos irados, consolar os corações aflitos.
Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las sejam as ondas do mar portadoras de vossos fluidos divinos.
Fazei, Senhora rainha das águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e mal querências.
Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, libertem-se em cada onda que passa, de todos os males matérias e espirituais.
Que a primeira onda a nos tocar afaste de nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança.
Que a segunda onda lave nossos corações e nosso espírito, para que não atinjam as infâmias e mal querência de nossos desafetos.
Que a terceira onda afaste a vaidade de nossos corações.
Que a quarta onda lave nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir.
Que a quinta onda afaste de nossa mente a ganância e a cobiça.
Que a sexta onda venha carregada de flores e que nosso maior desejo seja o de cultivar o amor fraternal que deve existir entre todos os homens.
E que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo e alma, possamos ver, ainda que apenas por alguns segundos o esplendor de vossa radiosa imagem.
É o que humildemente vos suplicam os filhos de Umbanda.

Comemorações e trabalhos espirituais especiais para Iemanjá

Participe das homenagens a Iemanjá
Participe das homenagens a Iemanjá
Comemoração de Fim de Ano – 31 de dezembro  
– Participar das oferendas especiais do final de ano ajuda você a abrir os caminhos econômicos para o ano que inicia, trazendo mais prosperidade financeira, saúde, além de paz nos relacionamentos sociais e amorosos.
Com a entrega do “Barco de Iemanjá”  no dia 31 de dezembro  (reveillon) todos os devotos da umbanda podem garantir um ano novo cheio de axé e boas energias para que tudo se realize conforme seus sonhos.
Comemoração do Dia de Iemanjá – 02 de fevereiro
 – Dia ideal para os filhos de Iemanjá prestarem homenagens fazendo oferendas a deusa e garantirem as bençãos do seu orixá. Entrega do “Barco de Iemanjá” especial para os filhos da orixá.

Comemoração do dia!