A exposição aos raios solares de forma contínua e indiscriminada é um risco iminente para contrair um câncer de pele, sobretudo se a exposição é durante as horas menos recomendadas pior ainda se é feita sem precauções adequadas.
Claro que o sol é agradável, praia, mar e principalmente durante as férias. Para não correr o risco de contrair sérios problemas de pele e ainda assim não se privar de aproveitar suas férias. Para não correr riscos sem deixar de aproveitar basta que considere algumas dicas que daremos agora para prevenir o câncer de pele.
Banhos de sol apenas em horas adequadas
É melhor prevenir do que remediar. Nunca tome sol entre as dez da manhã e as quatro da tarde, proteja-se dos raios solares diretos, uma vez que esteja na praia, use sombrinhas ou opte por sentar em quiosques, além disso há a opção de utilizar chapéus e óculos de sol.
Utilize protetor solar
É muito importante que evitemos as queimaduras que o sol pode causar, e para isso devemos utilizar protetor solar, com um fator que não seja menos do que 15.Desta maneira os raios ultravioletas não danificarão a pele.
O fator de proteção solar deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele, a utilização diária do protetor solar, além de prevenir o câncer de pele também retardará o envelhecimento da mesma.
Mas atenção, para que o protetor cumpra sua função é necessário aplica-lo meia hora antes de sair de casa e a cada duas horas se a transpiração for demasiada.
Evite bronzeamento artificial
O bronzeamento artificial pode ser extremamente perigoso, as câmaras solares costumam emitir raios ultravioletas 12 vezes mais fortes que a exposição direta ao sol proporciona, por isso, quem recorre a essa opção para satisfazer a vaidade de maneira mais rápida terá maior probabilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer, como um melanoma, carcinoma basal ou espinocelular.
Fique atento ao seu corpo
Para prevenir o câncer de pele, além dos cuidados quanto à exposição solar e câmaras de bronzeamento, também é muito importante a detecção de sinais o mais cedo possível para igualmente iniciar um tratamento adequado.
Para isso é necessário recorrer a um dermatologista pelo menos uma vez ao ano, para que realize exames de rotina, além disso, é importante revisar seu corpo uma vez por mês, digamos, da cabeça aos pés.
Se você notar o surgimento de algum tipo de mancha e a mesma persistir, mudar de tamanho e cor, procure um médico imediatamente.
Seguindo as recomendações anteriores será muito fácil prevenir o câncer de pele, é importante considerar que devemos ter ainda mais cuidados com crianças, e não deixa-los expostos aos raios solares, já que sua pele é mais delicada.