Todo mundo sabe que as vitaminas são essenciais para o nosso organismo, mas nem sempre conhecemos a importância específica de cada uma delas. A vitamina C é conhecida por fortalecer o sistema imunológico, enquanto a vitamina A tem relação direta com a saúde dos olhos. E a vitamina K, você sabe para que serve?
Vitamina Anti-hemorrágica
Também chamada de vitamina anti-hemorrágica a vitamina K ajuda na coagulação sanguínea, estimulando a formação de plaquetas. Ela é essencial para que o fígado sintetize as proteínas necessárias para o processe de coagulação. Por participar da regulação do cálcio, a vitamina é fundamental para o desenvolvimento do nosso esqueleto e saúde dos ossos na vida adulta. Outra função importante diz respeito ao crescimento celular, uma vez que o nutriente contribui para a síntese de proteínas presentes nos rins, plasmas e demais tecidos do nosso organismo.
Alimentos Com Vitamina K
Uma parte da vitamina K é oriunda da alimentação e outra é sintetizada por bactérias em nosso sistema digestivo. O fígado de animais ruminantes (como os bovinos), leite e vegetais verde escuros são boas fontes da vitamina. Veja a lista:
- Salsa – 548 μg/100 g
- Espinafre – 380 μg/100 g
- Repolho – 339 μg/100 g
- Agrião – 315 μg/100 g
- Brócolis – 179 μg/100 g
- Óleo de soja – 173 μg/100 g
Vitamina K e Diabetes
Em 2012, pesquisadores da Universitar Rovira i Virgili, na Espanha, estudaram os efeitos da vitamina K em relação à incidência do diabetes do tipo 2. Os resultados da pesquisa mostraram que o consumo de alimentos com vitamina K, como a salsa, o espinafre e o repolho, pode reduzir em até 50% da incidência da doença. De acordo com os dados obtidos pelos cientistas, para cada 100μg da vitamina consumido por dia, as chances do diabetes se desenvolver diminuíam em 17%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário