O assunto de hoje é uma planta bastante conhecida nos países ibéricos (Portugal e Espanha) mas ainda pouco explorada aqui no Brasil. Trata-se da Calluna vulgaris, popularmente denominada de calluna ou urze. Ela é historicamente utilizada para fins medicinais e, de uns tempos para cá, vem sendo investigada por cientistas.
A calluna contém substâncias antioxidantes, capazes de combater os radicais livres e prevenir as inflamações. A presença de flavonoides nas folhas e flores da planta, como a quercetina ou o kaempferol, fazem com que ela tenha ação anti-inflamatória, antisséptica e antialérgica, além da ação adstringente e regeneradora de tecidos.
Por isso, o chá preparado com as flores da urze é bastante indicado para tratar as dores reumáticas, a gota, a hipertensão, os problemas urinários, gases intestinais e problemas renais. Ele também previne a formação de manchas na pele, devido à sua ação fotoprotetora.
Todos esses benefícios podem ser aproveitados por meio da infusão feita com as flores da calluna. Para tanto, é preciso seguir atentamente o modo de preparo e, sobretudo, as indicações de consumo. Veja a receita e como fazer o chá em casa do modo correto.
Você vai precisar de:
Calluna
- 2 colheres (sopa) das flores da calluna
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
Leve a água ao fogo. Assim que começarem a surgir as primeiras bolhas, acrescente as flores da calluna e desligue. Mantenha a infusão abafada por 15 minutos. Depois coe e reserve para consumir.
Posologia
Beber de 3 a 4 xícaras do chá frio ou morno ao longo do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário