A rosa branca (Rosa Alba L.) tem beleza inegável e pode ser encontrada em muitos jardins. Segundo a mitologia grega, no princípio dos tempos todas as rosas eram brancas. No entanto, quando Vênus e Adonis brigaram, as lágrimas de Vênus caíram sobre algumas flores, deixando-as vermelhas.
O chá preparado com as pétalas da flor é indicado popularmente para vários problemas de saúde. Acredita-se que a infusão sirva para tratar inflamações nos rins, infecções nos olhos e limpar ferimentos, bem como amenizar a ansiedade e a insônia. Mas será que essas propriedades são reais?
Comprovação Científica
Um estudo realizado por estudantes dos cursos de Farmácia e Bioquímica verificou a atividade antimicrobiana da Rosa Alba. Ao final dos testes, foi comprovado que o extrato das pétalas tinha efeito antibiótico e antifúngico, o que justifica o uso do chá para tratar infecções e feridas. Outras pesquisas apontam para os benefícios da rosa branca, confirmando o que a medicina popular já diz.
Receita
Você vai precisar de:
- 10g de pétalas e sementes de rosa branca
- 500ml de água
Modo de Preparo:
Primeiramente, ferva a água. Depois junte as pétalas e sementes, tampe e mantenha abafado por 10 minutos. Passado esse tempo, coe e reserve para usar.
Posologia
O chá de rosa branca pode ser ingerido para tratar infecções ou usado topicamente. No consumo, o ideal é tomar 3 xícaras do chá morno diariamente, de preferência sem adoçar. Já no uso tópico, aplique o chá morno ou frio sobre as feridas com uma gaze limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário