A inflamação no útero pode ocorrer na sua região mais estreita, localizada no fundo da vagina, o colo do útero ou cérvix, tendo o nome de cervicite ou na região interna, o endométrio, resultando numa endometrite, como mostram as imagens.
A inflamação do colo do útero na maior parte dos casos não apresenta sintomas, mas pode levar a problemas mais graves quando a inflamação ou infecção atinge os ovários, trompas de falópio ou o endométrio, podendo causar a doença inflamatória pélvica (dip).
O exame utilizado para diagnosticar as inflamações do colo do útero é o papanicolau e o ginecologista ou o obstetra são os médicos indicados para o tratamento destas doenças.
Sintomas da inflamação no útero
Os sintomas de inflamação no útero podem ser:
- Corrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;
- Sangramento, principalmente durante ou após o contato íntimo;
- Dor ao urinar e durante o contato íntimo;
- Dor na parte inferior da barriga.
A inflamação no útero também pode causar atraso na menstruação.
Causas da inflamação no útero
As causas da inflamação no útero incluem:
- Transmissão de microrganismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia e a clamídia através do contato íntimo;
- Presença de microrganismos na vagina;
- Alergia ao látex dos preservativos, diafragma ou produtos químicos como espermicidas;
- Lesões provocadas pelo parto ou duches vaginais frequentes.
Dependendo da causa que origina a inflamação no útero, o tratamento é diferente.
Tratamento para inflamação no útero
O tratamento para inflamação no útero quando causada por microrganismos é feito com a ingestão de medicamentos antibióticos se o microrganismo for uma bactéria ou antivirais se for um vírus. Nestes casos, os parceiros sexuais também devem ser tratados, mesmo que não tenham sintomas.
O tratamento para inflamação no útero causada pelas alergias referidas é feito através do não uso dessas substâncias e com o auxílio de medicamentos, dependendo do tipo de lesão causada.
Quando a inflamação do colo do útero progride para o endométrio, ela pode ser tratada com medicamentos pela veia ou através de injeções e às vezes internamento.
Inflamação no útero na gravidez
A inflamação no útero na gravidez quando tratada adequadamente não interfere no desenvolvimento da gestação. No entanto, quando o tratamento da infeção no útero não é logo realizado, ela pode ser transmitida ao filho durante o parto.
Apesar de ser difícil, a inflamação no útero não impede a mulher de engravidar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário