quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Chá Verde

O chá verde é um alimento muito popular que se difundiu por todo o mundo graças às suas variadas propriedades medicinais. Seu ingrediente ativo é o EGCG (epigalocatequina galato), o qual ajuda a estimular a eliminação de toxinas do organismo, melhora a saúde e protege a pele dos raios ultravioletas.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Tomate

Um dos melhores alimentos antioxidantes que existem são os tomates. Esta verdura contém o licopeno, a substância que lhes confere a cor vermelha característica e que traz propriedades que previnem doenças do coração, câncer e colesterol alto. Esta hortaliça que tanto consumimos diariamente também serve como bloqueador solar e estimula a regeneração celular da pele.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Azeite de Oliva

Toda boa dieta deve incluir várias porções de grãos integrais por dia. Este alimento é rico em vitaminas e em fibras, que são substâncias fundamentais para prevenir problemas cardiovasculares, câncer e melhorar a digestão. Também são ricos em antioxidantes que contribuem para a regeneração celular e para a saúde da pele.

domingo, 27 de novembro de 2016

Vinho Tinto também é saúde

O vinho tinto se tornou o segredo da saúde e da juventude de muitas pessoas ao redor do mundo. Uma taça de vinho por dia proporciona muitos benefícios para a saúde como, por exemplo, proteção do coração, redução da pressão arterial e da diabetes. Todos os seus benefícios se devem ao seu alto conteúdo de resveratrol, que é uma substância capaz de prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

sábado, 26 de novembro de 2016

Brócolis

O brócolis é uma verdura que deveríamos incluir com mais frequência em nossa dieta, pois apresenta excelentes benefícios para a saúde e para a beleza. Este poderoso alimento é rico em vitaminas e minerais, capazes de combater os radicais livres e prevenir os danos destes elementos no organismo e na pele.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Chocolate Amargo

Um alimento tão delicioso como o chocolate amargo também pode se tornar seu segredo para conservar a juventude. Este alimento é rico em antioxidantes como as catequinas, epicatequinas e procianidinas. O consumo moderado de chocolate amargo pode ajudar a melhorar a circulação do sangue, proteger os nervos, melhorar a saúde cardiovascular e manter uma pele radiante.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mirtilos

Os mirtilos são conhecidos por suas variadas propriedades antioxidantes, que ajudam a melhorar a saúde da pele e do organismo. Este alimento contém quantidades significativas de vitaminas C e E, ferro e magnésio, além de polifenóis, antioxidantes que previnem doenças e mantêm a pele saudável.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Grãos Integrais

Toda boa dieta deve incluir várias porções de grãos integrais por dia. Este alimento é rico em vitaminas e em fibras, que são substâncias fundamentais para prevenir problemas cardiovasculares, câncer e melhorar a digestão. Também são ricos em antioxidantes que contribuem para a regeneração celular e para a saúde da pele.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

4 Frutas Rejuvenescedoras

Morango - Rico em alfa-hidroxiácidos, o morango hidrata e renova a pele. Uma dica é consumir seis unidades diariamente em lanche ou em preparo de vitaminas, com iogurte light e leite desnatado, por exemplo.

Açaí - O açaí possui antocianinas que ajudam a manter o colágeno íntegro, dando firmeza e tônus à pele, evitando as temíveis rugas. O ideal é consumir 40 gramas por dia.

Romã - Rica em ácido elágico, protege a pele contra os raios UVA e UVB e aumenta a produção de colágeno. A romã também possui compostos fenólicos, potentes antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce. Além disso, ela contém antocianina, que contribui para diminuir a produção de radicais livres. Uma romã por dia é o suficiente.

Framboesa - Com vitaminas A e C, a framboesa possui efeito calmante e anti-inflamatório, diminuindo e prevenindo o aparecimento de acne. Você pode consumi-la da mesma forma que o morango.

Mas é importante lembrar que para manter a pele sempre jovem, o melhor mesmo é ficar longe do açúcar refinado. Alimentos com o ingrediente produzem substâncias mais tóxicas para a pele do que os radicais livres.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Como prevenir doenças cardíacas

Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.

domingo, 20 de novembro de 2016

Sintomas de doença do Coração

Os sinais e sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de comprometimento cardíaco são:
  • Falta de ar, no repouso ou no esforço
  • Dor no peito, devido à má circulação sanguínea no local
  • Cansaço fácil
  • Desmaio
  • Palpitações ou taquicardia
  • Tosse seca persistente
  • Pressão alta
  • Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas
  • Tonturas
  • Má circulação nas pernas
  • Impotência sexual
  • Inchaço nos tornozelos.
  • Os indivíduos com maior propensão para desenvolverem as doenças do coração são: os sedentários, os obesos, os indivíduos com colesterol alto, os diabéticos e os com histórico de doença cardíaca na família. Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde, evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
    A maioria das doenças cardíacas não surge de repente, como o coração grande, que se desenvolve ao longo do tempo. Elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. Algumas, só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames, como um simples eletrocardiograma (ECG) ou um teste de esforço, por exemplo.

sábado, 19 de novembro de 2016

O que pode causar pressão baixa

Geralmente, a pressão do sangue baixa devido à diminuição da quantidade de sangue, principalmente quando está muito calor, pois aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e da transpiração ocorrendo diminuição dos líquidos no corpo.
A pressão baixa também pode ser efeito colateral de alguns remédios como diuréticos, antidepressivos, medicamentos para emagrecer ou anti-hipertensores e quanto maior for a dose maior o risco de ter pressão baixa, além de poder resultar de jejum prolongado ou déficit de vitamina B12.
Além disso, ficar muito tempo deitado, principalmente de noite ou durante o pós-operatório de uma cirurgia em que é preciso repousar na cama por vários dias a tensão ou ficar de pé por muito tempo, também pode ficar baixa, causando hipotensão postural, também conhecida por hipotensão ortóstica, que é quando se levanta de repente e ocorre a sensação de desmaio.

Quando ir ao médico

É fundamental ir ao pronto socorro ou ao hospital quando a pressão permanece baixa por mais de 15 minutos e não melhora com as recomendações.
Além disso, no caso de ter estes sintomas mais de duas vezes por mês, deve-se ir no médico para descobrir a causa do problema, pois pode ser necessário tomar remédios como efedrina, fenilefrina ou fludrocortisona, por exemplo.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Só 30% do envelhecimento é genético; 70% são hábitos de vida

O envelhecimento e a marcha
A velocidade da marcha é um dos cinco sinais para avaliar a condição do idoso no futuro. Os outros sinais são: a frequência do pulso, a frequência respiratória, a temperatura e a pressão arterial. O envelhecimento é caracterizado por um declínio do organismo, que pode ocasionar redução de força, perda de mobilidade articular e sensoriais, que prejudicam a capacidade coordenativa. Estas situações aliadas ao sedentarismo, geralmente diminuem a mobilidade geral com alteração no equilíbrio e na marcha.
O processo de envelhecimento está associado a modificações no padrão da marcha e no equilíbrio e a diminuição dela tem relação com a diminuição da expectativa de vida.
O envelhecimento começa aos 28 anos. O corpo se desgasta por dois motivos, um deles é a limitação biológica e genética, o outro são os fatores externos como o estresse, o álcool, o tabaco e o sol. Apenas 30% do envelhecimento é genético, os outros 70% são os hábitos de vida.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Principais sintomas de pressão baixa

Os principais sintomas de pressão baixa incluem:
  • Tontura e vertigem;
  • Falta de energia e fraqueza nos músculos;
  • Sensação de desmaio;
  • Dor de cabeça;
  • Cabeça pesada e sensação de vazio;
  • Palidez;
  • Boca seca;
  • Sonolência;
  • Enjoo;
  • Visão turva ou embaçada.
Além disso, é comum sentir cansaço, dificuldade de concentração e sensação de frio, sendo que na maioria dos casos surgem vários sintomas ao mesmo tempo. Estes sinais surgem porque o oxigênio e os nutrientes não são distribuídos de forma satisfatória às células do corpo.

O que fazer quando a pressão está baixa

O tratamento para pressão baixa varia com a causa da hipotensão e para ajudar a a diminuir o mal-estar causado pela pressão baixa deve-se:
  • Sentar com a cabeça no meio das pernas ou deitar levantando as pernas,ficando com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça, em um local fresco e arejado para evitar o desmaio;
  • Afrouxar as roupas para respirar melhor;
  • Ingerir pequenos goles de água com sal e tomar 1 café;
  • Beber 1 suco de laranja e tomate que é rico em potássio e ajuda a aumentar a pressão. Saiba como preparar este suco para aumentar a pressão baixa.
Além disso, deve-se evitar exposição solar em excesso e entre as 11h e as 16h e locais com muita umidade.
Quando a pressão baixa ocorre diariamente, pode-se calçar meias de pressão porque a hipotensão arterial pode ocorrer devido à acumulação de sangue nas pernas. Além disso, quando a hipotensão ortostática ocorre devido a repouso na cama, deve-se sentar por 2 minutos na cama antes de se levantar.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Pressão baixa

Os sintomas de pressão baixa incluem sensação de tontura e alterações da visão, como vista turva ou embaçada, mas a melhor forma de se certificar de que a pressão está baixa, é utilizar um aparelho de pressão em casa ou na farmácia.
Pode-se dizer que a pressão está baixa quando há valores iguais ou inferiores a 90 x 60 mmHg, popularmente chamado de 9 por 6. Para aumentar um pouco a pressão, diminuindo o desconforto pode-se deitar com as pernas elevadas ou tomar um café com açúcar ou um suco, por exemplo.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Sintomas de pressão alta na gravidez

Os sintomas de pressão alta na gravidez também podem incluir fortes dores abdominais e pernas e pés muito inchados, principalmente no final da gestação. Neste caso, deve-se consultar o obstetra o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado e prevenir complicações graves, como eclâmpsia, que pode prejudicar o bebê.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O que fazer numa crise de pressão alta

Quando a pressão sobe repentinamente, e surgem sintomas como e dor de cabeça especialmente na nuca, sonolência, dificuldade para respirar e visão dupla é importante tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar. Porém, caso a pressão alta se mantenha superior a 140/90 mmHg após uma hora, é indicado ir ao hospital para tomar anti-hipertensores na veia.
  • Para baixar a pressão que alta que não gera sintomas:
Tomar um copo de suco de laranja feito na hora e tentar se acalmar. Após 1 hora, deve-se medir a pressão novamente e se ela ainda estiver alta, deve-se ir ao hospital.
  • Para baixar a pressão alta em caso de emergência:
Tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar. Porém, caso a pressão alta se mantenha superior a 140/90 mmHg após uma hora, é indicado ir ao hospital para tomar anti-hipertensores na veia.

domingo, 13 de novembro de 2016

Sintomas que podem indicar que a pressão está alta

Os sintomas que podem indicar que a pressão está muito alta podem ser:
  1. Enjoo;
  2. Dor de cabeça;
  3. Dor na nuca;
  4. Sonolência;
  5. Zumbido no ouvido;
  6. Pequenos pontos de sangue nos olhos;
  7. Visão dupla;
  8. Dificuldade para respirar;
  9. Palpitações cardíacas.
Estes sintomas de pressão alta geralmente, surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista, imediatamente.
Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar problemas de saúde graves, como insuficiência cardíaca, AVC ou perda de visão e, por isso, é indicado verificar a pressão arterial pelo menos 1 vez por ano.

sábado, 12 de novembro de 2016

Pressão Alta

Os sintomas de pressão alta como tontura, visão embaçada, dor de cabeça e dor na nuca geralmente surgem quando a pressão está muito alta, mas o indivíduo também pode apresentar pressão alta sem apresentar nenhum sintoma.
Por isso, se desconfiar que a pressão está alta, o que se deve fazer é medir a pressão em casa ou na farmácia. Para medir a pressão corretamente é importante descansar sentado 5 minutos antes de colocar o aparelho para medir.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A CRISPR/Cas9 vem de bactérias estreptococos

A CRISPR é na verdade um mecanismo de defesa antigo e natural encontrado em diversas bactérias. Nos anos 1980, cientistas observaram um padrão estranho em alguns genomas bacterianos. Uma sequência de DNA poderia ser repetida diversas vezes, com sequências únicas entre as repetições. Eles chamaram essa configuração estranha de “agrupados de curtas repetições palindrômicas regularmente interespaçadas”, ou CRISPR, na sigla em inglês.
Isso era um enigma até cientistas perceberem que as sequências únicas entre as repetições combinavam com o DNA de vírus — especificamente de vírus que são predadores de bactérias. A CRISPR é uma parte do sistema imunológico bacteriano, que mantém partes de vírus perigosos ao redor para poder reconhecer e se defender dessas ameaças durante os próximos ataques. A segunda parte desse mecanismo de defesa é um conjunto de enzimas chamadas Cas (proteínas associadas à CRISPR), que podem cortar precisamente o DNA e eliminar vírus invasores. Convenientemente, os genes que codificam para o Cas são sempre os que estão próximos às sequências CRISPR.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CRISPR se enche com o DNA de vírus

Conforme a região CRISPR se enche com o DNA de vírus, ela se torna uma galeria das moléculas mais procuradas, representando os inimigos que o micróbio encontrou. O micróbio pode então usar esse DNA viral para transformar as enzimas Cas em armas guiadas com precisão. Depois, o micróbio copia o material genético em cada espaçador e o coloca em moléculas RNA. As enzimas Cas deslizam pela célula. Se encontrarem material genético de um vírus que corresponde a um RNA CRISPR, o RNA o prende. As enzimas Cas então cortam o DNA em dois, impedindo a replicação dos vírus.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CRISPR

A CRISPR é uma nova ferramenta de edição de genoma que pode transformar esse campo da biologia – – e um recente estudo feito em embriões humanos geneticamente modificados pode ajudar a transformar essa promessa em realidade. Mas cientistas querem mexer com genoma há décadas. Por que a CRISPR de uma hora para outra se tornou uma grande esperança?
Uma explicação rápida para isso é que a CRISPR permite que cientistas modifiquem genomas com uma precisão nunca antes atingida, além de eficiência e flexibilidade. Os últimos anos foram cheios de conquistas para a CRISPR, que criou macacos com mutações programadas e também evitou a infecção do HIV em células humanas. No começo deste mês, cientistas chineses anunciaram que aplicaram a técnica em embriões humanos, o que dá uma dica dos potenciais da CRISPR para curar qualquer doença genética. E sim, isso pode nos levar à era do design de bebês (no entanto, como os resultados desse estudo nos mostram, ainda estamos longe de conseguir levar essa tecnologia para a medicina).
Em resumo, a CRISPR é muito melhor do que técnicas antigas de edição genética. E sabe o que é mais interessante? Essa técnica não foi inventada por cientistas.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Benefícios e aplicações da levedura de cerveja

Por ser muito nutritiva, a levedura de cerveja tem uma aplicação alargada. Devido às suas propriedades reconstituintes, a levedura de cerveja é aconselhada para desportistas, crianças em fase de crescimento, grávidas, idosos e doentes em convalescença.
A riqueza em vitaminas do complexo B e minerais torna-a benéfica para a manutenção da saúde do cabelo, unhas, pele e casos de acne, eczemas e psoríase. Estudos também demonstram que a levedura de cerveja favorece o perfil lipídico e aumenta a tolerância à glicose, sendo por esse motivo um suplemento indicado para diabéticos. A levedura de cerveja também se mostrou promissora no tratamento de resfriados e constipações.
Pode também ser utilizada em regimes de emagrecimento, pois quando tomada antes da refeição induz saciedade devido ao conteúdo de proteína. Por outro lado, tendo em conta os nutrientes que comporta, em caso de necessidade de aumento de peso também pode ser útil, recomendando-se a sua introdução numa refeição, adicionada aos cereais de pequeno-almoço, sopa ou sumos, por exemplo, ou em comprimidos após as refeições.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Composição nutricional da levedura de cerveja

Possui até 50% de proteínas de elevada qualidade pelo seu alto valor biológico, com um balanço equilibrado de aminoácidos essenciais. É um suplemento considerado extremamente interessante em termos nutricionais mas também devido à sua riqueza em vitaminas do complexo B, entre as quais B1, B2, niacina, ácido pantoténico, B6 e ácido fólico.
É também uma fonte considerável de ácidos nucleicos que estimulam o sistema imunitário e estão associados à melhoria da função cerebral e memória. Quanto aos minerais e oligoelementos, destacam-se o magnésio, potássio, ferro, selénio, fósforo e crómio.

domingo, 6 de novembro de 2016

O que é a levedura de cerveja?

A levedura de cerveja é um tipo de fungo unicelular conhecido como Saccharomyces cerevisiae. Juntamente com outras espécies de Saccharomyces, a levedura de cerveja era utilizada para fermentar cerveja e alguns tipos de pão. Estas propriedades foram descobertas no decorrer do século XIX. Hoje em dia, além das utilizações mencionadas, a levedura de cerveja tem também um peso importante como suplemento alimentar, encontrando-se sob a forma de pó, comprimidos e líquido.

sábado, 5 de novembro de 2016

Carne maturada

A maturação da carne é um processo enzimático natural de amaciamento da carne em condições de temperatura controlada (acima do ponto de congelamento), que inicia após o rigor mortis(rigor cadavérico - estado de extrema contração muscular que atinge seu ponto máximo cerca de 15 horas após o abate) . O tempo de maturação pode variar de 7 a 22 dias após o abate, de acordo com o corte e o resultado pretendido. No Brasil, não se costuma maturar a carne além de 15 dias.

O objetivo da maturação é melhorar o sabor, a suculência, o odor e, sobretudo, a maciez da carne.

Durante o processo a carne deve ser embalada a vácuo, para retardar o crescimento de bactérias aeróbicas putrefativas e favorecer o crescimento das bactérias láticas, que, por sua vez, produzem substâncias antimicrobianas.

As enzimas responsáveis pelo processo de amaciamento são enzimas endógenas, já estão presentes na carne do animal. As principais enzimas são as calpaínas e as catepsinas, capazes de hidrolisar as proteínas miofibrilares.

Já a enzima calpastatina inibe a ação das calpaínas. Animais com altas concentrações desta enzima possuem a carne menos macia, como é o caso dos zebuínos.

Hoje existem exames laboratoriais capazes de detectar a presença dos genes que irão codificar a produção destas enzimas, os marcadores moleculares. Estes exames auxiliam na seleção animal.

O RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), só admite que se chame de carne, o produto que tenha passado pelo processo de maturação: “Carne de açougue são as massas musculares MATURADAS e demais tecidos que as acompanham, incluindo ou não a base óssea correspondente, procedentes de animais abatidos sob inspeção veterinária”.

Ou seja, pelo RIISPOA não se considera como carne, o que a maioria da população consome. Porque, convenhamos, o preço da carne maturada, é um tanto quanto “salgadinho”. O que não poderia ser diferente, já que para a produção deste tipo de carne, é necessário que o frigorífico disponibilize câmaras frias durante dias. Isso encarece o processo.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Difteria

Mais comum em crianças abaixo de 15 anos, a Difteria ocorre pela bactéria Corynebacterium diphteriae, que se instala na faringe, e durante um período de 4 a 6 dias, ela se desenvolve por completo.
Ela é contraída através de contatos físicos com outras pessoas doentes (não necessariamente de Difteria), ou inalando suas secreções.
Os sintomas mais comuns são:
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Pressão baixa
  • Dificuldade para respirar
Quando infectado por Difteria, o enfermo deve ficar em repouso absoluto, uma vez que sua recuperação é lenta. De todas as doenças causadas por bactérias, esta é uma das mais bem controladas, com as crianças tomando a vacina tríplice logo nos primeiros meses de vida.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Colera

Causada pela bactéria Víbrio cholerae, que se instala no intestino delgado e libera as toxinas que causam a doença, a cólera é uma das doenças que matam com mais rapidez, em um período de até 48 horas após a apresentação dos sintomas.
Os sintomas mais comuns são:
  • Diarreia
  • Dores de cabeça
  • Cãibras – sobretudo na panturrilha
  • Vômitos
  • Desidratação.
Para evitar a cólera, é importante manter os ambientes que frequenta sempre limpos e higienizados, principalmente lugares onde se guarda ou prepara alimentos para cozinhar. O tratamento é realizado a base de antibióticos, diretamente no hospital.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Como se proteger da epidemia de sífilis no Brasil?

Três em cada cinco ocorrências (62,1%) estavam no Sudeste e a transmissão de gestantes para bebês é atualmente o principal problema.
A situação foi qualificada como "epidemia" somente agora, mas vem se desenvolvendo há mais tempo.
Em 2015, por exemplo, no país todo, foram notificados 65,878 casos. A maioria desses ocorreu na região Sudeste (56,2%) e afetou pessoas na faixa etária dos 20 aos 39 anos (55%), que se auto-declaram da raça branca (40,1%).
Não há dados majoritários sobre o nível de escolaridade, pois em 36,8% dos casos reportados essa informação não foi preenchida.
Em 2010, a incidência da doença em homens era maior - cerca de 1,8 caso para cada caso entre mulheres. Essa média caiu para 1,5 homem/mulher em 2015. Ou seja, as mulheres são o grupo cuja vulnerabilidade vem aumentando.
Os casos de sífilis congênita, de transmissão da mãe grávida para o bebê, também cresceram expressivamente.
No ano passado, a cada mil bebês nascidos, 6,5 eram portadores de sífilis. Somente cinco anos antes, em 2010, esse número era de 2,4 bebês em cada mil nascimentos. Ou seja, a incidência da sífilis congênita praticamente triplicou em meia década.
A Organização Mundial de Saúde, OMS, estima que cerca de 900 mil grávidas sejam infectadas com a sífilis a cada ano, resultando em 350 mil nascimentos com problemas, segundo dados de 2012.
A tendência de aumento de casos também pode ser observadas em outros países. Na Inglaterra, por exemplo, os novos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis caíram 3% entre 2014 e 2015, mas o total de infecções de sífilis adquirida nesse contexto aumentou 20%.
Igualmente, nos Estados Unidos, os casos aumentaram 19% no mesmo período - entre 2014 e 2015 -, de acordo com o CDC, Centro para Prevenção e Controle de Doenças.
A BBC Brasil conversou por email com a médica colaboradora da Organização Mundial de Saúde (OMS), Nemora Barcellos, para entender a doença e a epidemia atual. Leia abaixo os principais pontos da conversa:
BBC Brasil - O que é sífilis?
Nemora Barcellos - Sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, crônica. Ela se manifesta em diferentes estágios. Sem tratamento, apresenta evolução em fases: inicialmente com feridas na pele, pode evoluir para complicações que levam ao óbito, podendo afetar o sistema cárdio-vascular e neurológico. A causadora da doença é a Treponema pallidum, uma bactéria espiralada altamente patogênica. A sífilis é uma infecção muito antiga e recebeu inúmeras denominações ao longo dos séculos.
BBC Brasil - Quais são as formas de transmissão?
Dra Barcellos - A principal forma de transmissão é o contato sexual. A gestante também, por via hematogênica (pelo sangue), transmite para o feto a bactéria em qualquer fase da gravidez ou em qualquer estágio da doença. A transmissão via transfusão de sangue pode ocorrer, mas atualmente é muito rara, em função do controle do sangue doado.
BBC Brasil - Quais as formas de prevenção?
Dra Barcellos - A principal forma de prevenção é o uso de preservativos no ato sexual. O tratamento correto e completo também é considerado uma forma eficaz de controle, pois interrompe a cadeia de transmissão. O tratamento de ambos os parceiros é muito importante na prevenção para impedir que ocorra a re-infecção, garantindo que o ciclo seja interrompido.
Em relação à sífilis na gestante e à sífilis congênita, é importante o diagnóstico precoce. É necessário testar todas as mulheres que manifestarem o desejo de engravidar. Um pré-natal qualificado pressupõe como rotina exames para o diagnóstico da sífilis no primeiro trimestre, de preferência já na primeira consulta.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Soluço

O tão indesejado e incômodo "hic, hic" pode aparecer a qualquer momento - e normalmente surge nas situações mais impróprias. Na maioria das vezes, o soluço é causado por uma irritação no nervo chamado frênico, que auxilia os movimentos do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, na respiração. A expiração do ar acontece quando o diafragma relaxa e, a inspiração, quando ele se contrai.
Como o diafragma e o nervo frênico estão localizados logo acima do estômago, qualquer alteração neste pode prejudicá-los. Por isso, quando comemos demais ou ingerimos bebidas muito quentes, muito geladas ou com muito gás, o estômago incha e pode provocar uma irritação no frênico, que faz com que o diafragma se contraia. Assim, acontece a inspiração de ar, mas, ao mesmo tempo, ao contrário do normal, a glote se fecha. A glote, no funcionamento normal, só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago, e fica aberta para a respiração.
Ou seja, o soluço resulta de uma espécie de "pane" na sincronia do diafragma com a glote. O barulho desagradável é provocado pelas cordas vocais, que se movimentam com a passagem do ar.
Em alguns casos específicos, o soluço é causado por outros problemas diferentes do explicado acima. "Pode ser uma doença da vesícula, do esôfago, do estômago, ou até uma pneumonia na base do pulmão que provocam o soluço, pois são órgãos que podem afetar o diafragma", explica a gastroenterologista Maria do Carmo Sriche Passos, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A diferença do soluço comum para este outro mais raro é a frequência e a duração. O soluço comum passa em minutos e não aparece frequentemente. O outro, ao contrário, pode durar dias ou acontecer muitas vezes em curtos períodos de tempo. "Se achar que o soluço já se tornou um problema que incomoda, o melhor é procurar um médico para desvendar as causas e indicar o melhor tratamento", alerta a médica.
Para curar o soluço comum, a única maneira é relaxar o diafragma. Segundo a professora, só duas coisas funcionam: segurar o ar, cessando a respiração pelo nariz e pela boca por um tempo, ou tomar um copo de água ou de suco "virando" de uma só vez.