ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA OS BAIXINHOS
Quando a criança já começa a compartilhar das refeições com os pais, é importante saber que, a partir desse momento, tudo vai depender do exemplo que dão e de como os pais ofertam os alimentos necessários para o desenvolvimento saudável de seus filhos .
No cardápio das crianças não pode faltar proteínas, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são de extrema importância para que os baixinhos cresçam com dentes, ossos, músculos e tecidos saudáveis. A alimentação infantil deve ainda conter refeições pequenas e frequentes.
ALIMENTOS QUE AJUDAM NO CRESCIMENTO INFANTIL
1. Alimentos ricos em ferro: A falta de ferro no organismo das crianças é muito comum, pois elas necessitam de grandes quantidades desse elemento para o crescimento e geralmente não consomem a quantidade ideal. O recomendado é incentivar o consumo, desde cedo, de alimentos que são ricos em ferro, como:
- Feijões;
- Carne vermelha;
- Fígado de Boi;
- Folhas escuras (espinafre, couve, brócolis);
- Beterraba;
- Lentilhas e ervilhas.
Observações: Uma dica é ofertar alimentos que contenham vitamina C, como a laranja, pois ajudam na absorção intestinal do ferro.
2. Cálcio: Esse é um dos elementos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes das crianças. O ideal é incentivar o consumo de alimentos ricos em cálcio como:
- Leite;
- Queijos;
- Iogurtes;
- Carnes magras e de frango;
- Cereais, batatas e hortaliças;
- Frutas;
- Peixes frescos.
3. Vitaminas (A, C e D): A vitamina A é importante para o desenvolvimento celular e da pele saudáveis. Já a vitamina C participa da regulação do sistema imunológico e estimula o crescimento da criança. A vitamina D é importante para o metabolismo de cálcio no organismo, além de ser sintetizada pela ação do sol na pele. Podem ser encontrada em alimentos como:
- Vitamina A: Melão, damasco, papaia, cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba, fígado e ovos;
- Vitamina C: Acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas (como laranja, limão e tangerina);
- Vitamina D: óleo de peixe, peixes (salmão, sardinha, atum), cogumelos e ovos.
Os alimentos têm papel muito importante no que diz respeito ao crescimento das crianças, principalmente para que sejam prevenidos outros problemas de saúde. Incentivar, desde as primeiras papinhas, a ingestão de alimentos ricos em nutrientes, faz com que os pequeninos tenham uma boa alimentação, com permanência do bom hábito alimentar durante a fase adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário