Quem já tomou chá de manjericão conhece, ao menos um pouco, o cheiro e sabor de vida saudável. O manjericão, Ocimum basilicum, conhecido também como basílico, é uma erva aromática e medicinal conhecida pelos gregos, egípcios, romanos e indianos desde a antiguidade. Essa planta existe em mais de 60 variedades. Envolto em simbolismo e cultura espiritual é considerado sagrado entre alguns povos hindus. É relacionado também com os sentimentos como amor e ódio. Por ter folhas delicadas, além do perfume, é tema de poesia.
Mas é na culinária que realmente faz sucesso.
Manjericão na cozinha
As folhas apresentam como característica, aroma e sabor doce e picante e são utilizadas frescas, ou secas na preparação de diversos pratos frios, ou quentes e combinam perfeitamente com carnes vermelhas, tomate, limão, azeite, massas e queijos. Na Itália é usado como principal matéria prima na preparação de molhos.
O Óleo de Manjericão
O manjericão é cultivado em enormes quantidades para a extração de óleos essenciais que é utilizado na indústria de perfumaria, bebidas, além da indústria de alimentos.
Benefícios à Saúde
Essa planta acalma os espasmos digestivos, conhecidos como gases, tem ação anti-inflamatória, traz benefícios cardiovasculares, é boa para cortar a dor de cabeça associada a má digestão. O manjericão é conhecido também por ser ótimo calmante. De ação expectorante, é indicado para acalmar a tosse, além de usado para desinfetar feridas, estimulante natural de leite materno. E o chá feito das folhas é muito saboroso.
Nutrientes do Manjericão
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina K
- Ferro
- Cálcio
- Fibras
- Magnésio
- potássio
Receita de Chá de Manjericão para a Má Digestão
Ingredientes
- 10 folhas de manjericão limpas
- 1 xícara de água fervente
Modo de Preparo
Coloque as folhas numa xícara de água fervente e abafe por 10 minutos. Coe para separar as folhas e está pronto para beber. Quem sofre de má digestão deve tomar 3 vezes ao dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário