segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alimentação Saudavel na Idade Adulta

Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que pode fazer para a sua saúde. Invista em si e na sua alimentação.

Para uma alimentação saudável

A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e comer bem está a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como doenças de coração e cancros. Contudo, apesar de manter uma alimentação saudável ser bastante simples, existe ainda muita confusão no grande público sobre no que consiste comer bem, ou a ideia geral que já está a cumprir os requisitos para uma boa alimentação, o que muitas vezes não é verdade. Por exemplo:
● 69,3% das pessoas pensa que a sua alimentação é saudável
● 71% das pessoas afirma “eu não preciso de mudar os meus hábitos alimentares, já que como bastante bem e de forma saudável”
Para tornar-se ou manter-se saudável, o nosso corpo precisa de boa comida, e do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.
A ligação entre a alimentação e as doenças está muito bem documentada, e existem várias provas que provam que o que comemos tem um impacto muito grande na forma como nos sentimos. Os nossos estilos de vida e hábitos alimentares mudaram dramaticamente nas últimas décadas. Hoje em dia, confiamos na conveniência da comida rápida, ou “fast-food” e em suplementos nutricionais do que propriamente em alimentos frescos. De facto, existe muita atenção mediática virada para o que não devemos comer, e pouca informação sobre o que devemos comer.
Lembre-se, não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para se manter saudável. A comida deve ser apreciada – é possível comer refeições deliciosas e bem preparadas que são simultaneamente saudáveis.
O objectivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar que se mantém em forma, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunitário, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. A longo prazo, o objectivo é minizar o risco de doenças crónicas com doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes, cancro e osteoporose.



Compulsão alimentar

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou «depenica» constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequência exercício em excesso na tentativa de queimar calorias. A compulsão alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou estrato socioeconômico e, como quem sofre do transtorno de compulsão alimentar aumenta com frequência de peso ou se torna cinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças. Infelizmente, não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas existe uma variedade de opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.
Sinais de Compulsão Alimentar

Quem sofre do transtorno de compulsão alimentar consome grandes quantidades de comida de uma só vez ou come constantemente durante um determinado período (por exemplo, durante uma festa de aniversário ou na Consonada) mas não purga ou se liberta da comida depois. O transtorno de compulsão alimentar é habitualmente reconhecido por outros devido aos hábitos alimentares de um indivíduo, tais como:

● Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;
● Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;
● Esconder hábitos alimentares devido a vergonha ou embaraço;
● Esconder comida para episódios de voracidade;
● Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso;
● «De penicar» ou comer constantemente enquanto houver comida disponível;
● Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído/a;
● Sentir-se subjugado/a, envergonhado/a e/ou culpado/a durante e/ou depois de um episódio de voracidade;
● Exprimir repugnância em relação a hábitos alimentares, peso, corpo ou aparência;
● Expressar descontentamento com a aparência, peso ou autoestima.

Diagnóstico de Compulsão Alimentar

O transtorno de compulsão alimentar deve ser diagnosticado por um profissional qualificado, de acordo com os critérios de saúde mental reconhecidos. Estes critérios de diagnóstico incluem episódios cíclicos de alimentação em excesso e sensação de perda de controlo durante os episódios, bem como episódios de compulsão alimentar com pelo menos três das seguintes características: comer depressa, comer até atingir mal-estar físico, comer quando não se tem fome, comer sozinho ou ter sentimentos de vergonha e culpa em relação à alimentação. Outros critérios incluem expressão de ansiedade ou angústia em relação à ingestão compulsiva, episódios de voracidade que ocorrem pelo menos duas vezes por semana durante um período mínimo de seis meses e compulsão alimentar sem recurso posterior a um método de purga (vomito auto-induzido, exercício excessivo, etc).


Obter Ajuda e Tratamento

Não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva. Posto isto, há uma variedade de opções de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas do paciente. As opções de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento ou terapia familiar, terapia comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequência de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional.

Habitualmente, não são usados medicamentos para tratar o transtorno de ingestão compulsiva, apesar de poderem ser usados supressores de apetite com controlo médico e alguns medicamentos, como antidepressivos, para o tratamento de condições associadas.
O transtorno de compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, embora muitas vezes mal compreendido. Qualquer informação adicional sobre o transtorno de compulsão alimentar deve ser procurada junto de um médico, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condição de saúde.

Alimentação Saudável para Jovens

A alimentação nos adolescentes deve sustentar o crescimento, promover a saúde e ser agradável. Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afetam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganhos de massa muscular e óssea.

Considerações Nutricionais
Cerca de metade dos adolescentes não comem quantidades suficientes de fruta, legumes de cor verde, como brócolos, couve ou espinafres, ovos ou tomates, comprometendo assim gravemente a sua alimentação saudável.

Deficiência em Ferro
A deficiência em ferro é uma das deficiências mais comuns, e os adolescentes são um dos grupos de maior risco – cerca de 13% dos adolescentes têm reservas de ferro baixas. O rápido crescimento, em complemento com um estilo de vida acelerado e escolhas alimentares pouco saudáveis, podem resultar em deficiências de ferro ou anemias. As raparigas precisam de ter uma particular atenção às reservas de ferro, já que perdem muito sangue durante a menstruação.
A fonte principal de ferro é a carne vermelha, mas existem muitas boas fontes de ferro alternativas a carne, como cereais fortificados em ferro, pão, legumes de cor verde ou fruto secos. O organismo não consegue absorver tão eficazmente o ferro destes alimentos, mas a combinação com vitamina C aumenta a capacidade de absorção do corpo. Em contraste, os taninos encontrados no chá reduzem a absorção, sendo por isso preferível beber um copo de sumo de laranja com os cereais do que uma chávena de chá.

Deficiência em Cálcio
Cerca de 25% dos adolescentes ingerem cálcio em quantidades inferiores às recomendadas, com implicações sérias no futuro, em particular na saúde óssea.
A osteoporose é uma doença óssea que torna os ossos finos e quebradiços. Os ossos continuam a crescer a ganhar massa até aos 30 anos de idade – com o período da adolescência a ser o período mais importante em todo o processo. A vitamina D, cálcio e fósforo são vitais para que este desenvolvimento decorra dentro da normalidade. As doses diárias recomendadas de cálcio para adolescentes variam entre os 800mg a 1,000 mg por dia.
Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente. A fonte mais rica de cálcio do planeta é o leite e todos os seus derivados. Beber um copo de leite por dia, comer algumas fatias de queijo ou até mesmo beber um iogurte ou batido ao lanche assegura que as quantidades necessárias de cálcio são ingeridas. Em alternativa, o leite de soja pode ser um bom substituto ao leite de vaca.
 

 

sábado, 28 de setembro de 2013

Alimentos que prendem, soltam o intestino e que provocam gases

Alimentos que prendem: 

Arroz, Mandioca, Bolacha Água e Sal, Cará, Cenoura Cozida, Caju, Biscoito, Gelatina, Pão Branco, Maçã, Banana Prata, Banana Maçã, Maisena, Batata Salsa (Batata Baroa, Mandioquinha), Limão, Goiaba e Batata.


Alimentos que Soltam o intestino:

Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de Centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana Nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Amendoim, Arroz Integral, Pão Integral, Macarrão Integral. Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte Natural, Feijão, Jiló, Manga, 
Vagem, Milho e Abacaxi.

Alimentos que provocam gases:

Agrião, Acelga, Cebola, Alho, Brócolis, Couve, Jabuticaba, Melão, Melancia, Condimentos, Ervilha, Feijão (fazer a demolha antes, deixar de molho com água e algumas gotas de limão ou vinagre de um dia pro outro na geladeira, o limão ou vinagre faz com que o ácido fítico que dá a prisão de ventre se neutralize), Milho, Pimentão, Pimenta do Reino, Repolho, Rabanete, Batata Doce, Leite, Queijos temperados, Refrigerantes, Chocolate, Abacate, Nozes, Ovos, Peixe, Mostarda, Nabo e Beterraba...

quinta-feira, 26 de setembro de 2013




Emagrecer com reeducação alimentar

A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é com uma reeducação alimentar.
A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde e para sempre, e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável na medida certa. Preferindo frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, sanduíches e comidas "pesadas", como feijoada, frituras e buchada de bode, por exemplo.
Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais, e fornecem tudo aquilo que o organismo necessita para um corpo firme e saudável.
Comer diariamente alimentos muito doces ou muito gordurosos, mesmo que em pequenas quantidades, ao final de um ano pode levar ao acúmulo de alguns quilos de gordura. E perdê-los é muito mais difícil do que ganhá-los.
Seguir dietas muito restritivas que prometem uma grande perda de peso num curto espaço de tempo não ensina o indivíduo a comer de forma saudável e favorece o efeito sanfona. Para evitar este problema, vale a pena fazer trocas inteligentes, tais como:
  • No mercado, não comprar doces e comidas gordurosas, trazendo mais frutas e alimentos saudáveis
  • Fazer algum tipo de exercício todos os dias, o ideal é começar a praticar um esporte que goste, fazendo disso um hábito e não uma obrigação
  • Beber mais água e menos refrigerantes, deixando-os para ocasiões especiais
  • Antes de ir a uma festa, tomar um prato de sopa, por exemplo, assim tem-se a sensação de estômago cheio e é mais fácil resistir às "tentações"
A reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro.

O benefício da água de côco no combate ao colesterol

A água de côco, além de muito saborosa, também traz um benefício no combate ao colesterol. Ela pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de Potássio, está indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação.
A água de côco é excelente tratamento nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãimbras, fraqueza muscular, dores de cabeça e mal-estar.
A redução do colesterol acontece devido ao óleo de côco, que possui efeito de reduzir a capa lipídica devido ao ácido lauríco, reduzindo o risco de entupimento das artérias.
Devido ao seu conteúdo em sais de Potássio e Sódio, o côco também é um alimento adequado para a arteriosclerose, para os nervos, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.

Alimentos ricos em água

Os alimentos ricos em água são aqueles que possuem em sua composição mais de 70% de água como a melancia ou o alface por exemplo.
Lista de alimentos ricos em água
Os legumes, frutas e verduras são alimentos naturalmente ricos em água e devem ser consumidos por todos. Segue alguns exemplos:
AlimentosPorcentagem de água no alimento
Rabanete95%
Tomate94%
Nabo94%
Couve-flor92%
Melancia92%
Morango90%
Melão90%
Abacaxi87%
Maçã86%
Cenoura86%
Goiaba86%
Clara de ovo75%
Banana74%
Os alimentos ricos em água devem ser consumidos ao longo de todo o ano, especialmente no verão, quando o calor aumenta a transpiração, reduzindo a quantidade de água no organismo.
Para evitar a desidratação nos dias mais quentes e secos deve-se ingerir uma média de 2,5 litros de água por dia. Deve-se também incluir na dieta mais saladas cruas a base de alface, cenoura, rúcula, repolho, tomate e abobrinha, e frutas ricas em água, como por exemplo, melancia, melão, abacaxi e goiaba.

Alimentos ricos em água e sais minerais

Os alimentos ricos em água e sais minerais como as frutas cítricas e os frutos do mar, além de ajudar na hidratação do organismo também têm uma função reguladora contribuindo para equilibrar os estímulos nervosos, o ritmo cardíaco e a atividade metabólica. 
Os principais sais minerais do corpo são o sódio, magnésio, fósforo, cálcio, cloro, potássio, ferro e iodo. São bons exemplos de alimentos ricos em água e sais minerais:
  • Água de côco;
  • Verduras como o espinafre;
  • Frutas como banana e frutas cítricas como laranja e tangerina;
  • Feijão e ervilha;
  • Peixes e frutos do mar.
Os alimentos ricos em água e sais minerais em geral são baixo em calorias e muito nutritivos sendo uma boa opção para levar uma dieta mais saudável.

Alimentos ricos em água e fibras

Os alimentos ricos em água e fibras são legumes, frutas e verduras que contribuem para a hidratação do organismo, para o funcionamento do intestino e para a prevenção de doenças do coração, diabetes e alguns tipos de câncer.
Alguns exemplos de alimentos ricos em água e fibras:
  • pera
  • frutas cítrica como laranja e tangerina
  • maçã
  • repolho
  • agrião
  • beringela
​ ​É importante aumentar o consumo de fibras na alimentação mas não é aconselhado fazê-lo de forma repentina porque pode provocar gases, cólicas ou diarréia.

Alimentos cancerígenos

Os alimentos cancerígenos são aqueles amentam a quantidade de radicais livres no organismo, o mais perigoso alimento é a gordura de origem animal.
A gordura eleva os níveis hormonais, a estimulação da bile e está intimamente ligada ao aumento do peso. Todos estes são fatores que aumentam as chances de desenvolver algum tipo de câncer.
Portanto deve-se ficar longe dos seguintes alimentos: Frituras, laticíneos, ovos, molos para saladas, nozes, salgadinhos, óleo de cozinha, evite enaltados e embutidos.

Click to Verify - This site has chosen an SSL Certificate to improve Web site security

Alimentos energéticos

Os alimentos energéticos são aqueles que conferem mais disposição ao organismo, ideais para quem pratica algum esporte, são basicamente as gorduras e os açúcares.
Alguns exemplos de alimentos energéticos de baixas calorias são:
  • atum, sardinha, aspargos,
  • couve, pepino, vagem,
  • rabanete, abóbora, repolho,
  • molho, batata doce, berinjela,
  • leite, iogurte, laranja,
  • cenoura, tomate, morango,
  • gérmen de trigo, tofu, frango,
  • melão, mamão, abacaxi.
Estes alimentos são ricos em carboidratos e fornecem o combustível que o corpo necessita. No caso de atletas por consumirem muita energia e necessitarem de maior resistência para o corpo suportar o desgaste físico, é importante que siga uma dieta equilibrada com energia extra, que deve ser preparada e adaptada por um nutricionista.

Função dos alimentos energéticos

O alimentos energéticos aumentam o metabolismo, diminuindo a fadiga. Um bom exemplo são os carboidratos como pães, biscoitos ou macarrão.
Para as pessoas que tem um gasto energético muito grande em pouco tempo, como o atletas e dançarinas o ideal é comer alguns alimentos energéticos cerca de 15 minutos antes de começar o esforço físico e ingerir novamente alimentos ricos em açúcar e proteína após o treino para minimizar o desgaste muscular e melhorar a resistência.
Os alimentos energéticos fornecem em média 4 calorias por grama. A Água, vitaminas e minerais não fornecem calorias mas facilitam as funções do organismos e os alimentos fonte destes nutrientes, como as frutas e verduras são considerados alimentos reguladores.

Pele oleosa, o que comer?

Quem tem a pele oleosa deve lembrar-se de cuidar dela todos os dias, para mantê-la sob controle. Além dos cuidados em lavar e hidratá-la corretamente, é importante que o indivíduo saiba o que deve, e o que não deve comer para evitar que a pele fique ainda mais oleosa.
Alimentos como frituras, gorduras, fast food, chocolates e frutas secas como avelã, nozes e amêndoas devem ser evitadas pois elas aumentam a oleosidade da pele. Já as frutas vermelhas como romã, morangos e acerola são ótimas para diminuir a oleosidade da pele, devido a sua ação antioxidante.
Laranja, abacaxi, framboesa, melancia, pêssego e mamão papaia são outras frutas que ajudam no tratamento da pele oleosa, deixando-a mais firme e macia.
Recomenda-se ingerir pelo menos 3 peças de fruta por dia, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes, esteja ela na sua forma natural, ou em forma de suco. Mas quem optar pelos sucos deve-se lembrar que este deve ser preparado na hora, pois ao ser conservado na geladeira ou na temperatura ambiente, o suco perde muitas de suas propriedades.


3 Dicas para uma alimentação Saúdavel

 Seguir algumas dicas para melhorar a alimentação ajuda a emagrecer e também a elevar a qualidade de vida agora e para o futuro, afinal a alimentação está ligada a saúde e muitas vezes é a causa de doenças como gastrite, diarreia, obesidade e até problemas de desenvolvimento físico como o raquitismo e cognitivo, uma vez que crianças com fome ou desnutridas têm menos capacidade de aprendiz agem.

1 - Comece o Dia Bebendo Água

Comece o dia bebendo água. Beber um copo de água pela manhã "desperta" sistema digestório e também estimula o intestino. Este é um hábito muito bom especialmente pra quem sofre de prisão de ventre, e esse hábito muito simples pode ajudar a amenizar muito o problema fazendo o intestino reagir ao estímulo logo pela manhã.

2 - Não Compre Alimentos Prontos para Comer

Não compre alimentos prontos para comer, economize trabalho na cozinha preparando refeições simples apenas cozinhando os alimentos, ou comendo-os crus no caso das frutas e de muitos vegetais. Evitar comprar pratos congelados, pré confeccionados, ou mesmo prepará-los com muito  tempero e molhos, além de economizar trabalho e dinheiro também é muito mais saudável.

3 - Coma com Prazer

Coma com prazer os alimentos que gosta mais, se esses alimentos não combinam com um corpo perfeito, diminua as quantidades deles incluindo outros alimentos que também gosta, mas que são mais saudáveis para se sentir saciada, completar a refeição e ainda se sentir feliz. Ex.: se gosta de comer chocolate, nunca coma o chocolate quando estiver com fome ou em jejum, faça uma refeição balanceada como se comprometeu e depois  coma uma quantidade pequena de chocolate para "matar" a vontade.
Fazer uma alimentação balanceada é muito importante para a forma física e para a saúde, mas como o bem-estar mental também conta, e é por isso que escolher um regime alimentar adaptado ao estilo de vida e preferências e também adequado aos horários é a chave para manter uma alimentação saudável sempre.

Vitamina de beterraba para fortalecer a unha

Esta vitamina de beterraba para fortalecer as unhas é um excelente remédio caseiro com muitos nutrientes para fortalecer não só as unhas mas também o sangue, além de ser uma forma deliciosa de hidratação e uma excelente sugestão para um lanche leve ao meio da tarde.

Ingredientes

  •  ½ beterraba média
  •  ½ cenoura
  • 3 nozes
  • 200g de iogurte natural desnatado
  • 400 ml de água

Modo de preparo

Lavar e descascar a cenoura e a beterraba, corta-las em pequenos pedaços e adicionadas no liquidificador juntamente com os outros ingredientes e bata bem.
Este suco vitaminado deve ser bebido 1 vez por dia e os resultados são evidentes em 3 meses.
Este suco é rico em vitamina A e cálcio, substâncias fundamentais para o fortalecimento das unhas e dos cabelos. Outro benefício desse remédio caseiro é a melhoria da memória e da concentração, por isso o ideal é beber pelo menos 1 copo do suco de beterraba diariamente para ter uma melhor qualidade de vida.
Click to Verify - This site has chosen an SSL Certificate to improve Web site security

Alimentos que previnem a queda de cabelo

A alimentação saudável é determinante para prevenir a queda de cabelos pois uma dieta rica em legumes, frutas e verduras fortalecem a raiz do cabelo, diminuindo assim as suas chances de queda. Confira quais são os alimentos que previnem a queda de cabelo:
  •  Alimentos ricos em vitamina A como bife de fígado, gema do ovo, leite e seus derivados;
  •  Alimentos ricos em vitamina B como cereais, carnes magras e nozes;
  •  Alimentos ricos em zinco como ostras, fígado e gérmen de trigo;
  •  Alimentos ricos em beta-caroteno como cenoura, rúcula e agrião;
  •  Alimentos ricos em proteínas como peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja e tofu;
  •  Alimentos ricos em ferro como uva passas, suco de cereja e couve.
Para prevenir e tratar a queda de cabelo é importante o consumo regular destes alimentos pois eles complementam-se entre si conferindo resultados favoráveis em relação à queda de cabelo. Mas quando se refere ao tratamento para queda de cabelo é imprescindível seguir todas as orientações do médico.

Alimentos para uma pele perfeita

O segredo para uma pele perfeita está na alimentação. Os alimentos que não podem faltar na mesa para quem quer conseguir a pele perfeita são:
  • Ginseng: contém propriedades rejuvenescedoras,
  • Chá verde: é anti oxidante,
  • Hortelã-pimenta: é calmante,
  • Jojoba: protege e suaviza a pele,
  • Karité: hidratante e anti oxidante,
  • Azeite: cicatrizante, tonificante e reparador.
Todos esses alimentos podem ser facilmente encontrados para consumo e também em diversos produtos de cosmética  como ingrediente fundamental.

Alimentos desintoxicantes do fígado

Os alimentos desintoxicantes do fígado são aqueles que auxiliam o organismo na eliminação das toxinas responsáveis por algumas doenças. Alguns exemplos de alimentos desintoxicantes do fígado são:
  • Mel;
  • Limão;
  • Chá de boldo;
  • Chá de erva Luíza (capim-limão);
  • Alcachofra;
  • Alfazema;
  • Hortelã.
​ ​Enquanto o indivíduo estiver com problemas no fígado aconselha-se que ele adote uma alimentação leve e saudável, dando preferência ao consumo de alimentos orgânicos ou biológicos, pois são isentos de agrotóxicos. Mas uma boa dica é consumir diariamente algum dos alimentos acima citados pois eles possuem propriedades hepatoprotetoras que vão auxiliar na recperação do fígado, mas é importante ainda não ingerir bebidas alcoólicas e nenhuma fonte de gordura.
O indivíduo pode tomar de 2 a 3 xícaras de chá de boldo ou de chá de alfazema ou de chá de hortelã por dia, adoçado com um pouquinho de mel e comer a alcachofra cozida, mas uma outra opção é tomar a alcachofra em cápsulas, pois ela não é facilmente encontrada em todos os supermercados.

Medicamentos para o fígado

Alguns exemplos de medicamentos para o fígado são o xantinon B12 e o cholagutt. O xantinon B12 é composto por metionina e colina que são aminoácidos importantes para o metabolismo das proteínas e das gorduras no fígado. Ele atua desintoxicando o fígado, sendo muito útil para ser utilizado após os exageros alimentares onde o indivíduo apresenta desconforto abdominal do lado direito e um gosto amargou ou metálico na boca. Já o cholagutt é um medicamento natural à base de alcachofra, alfazema, cardo mariano e hortelã-pimenta que pode ser utilizado na má digestão, pois ele facilita o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.
Alguns alimentos possuem moléculas que lhes conferem poderes anti-câncer, chamam-se a estes alimentos funcionais. A seguir apresenta-se uma lista com alguns alimentos que são remédios:
O chá verde possui catequinas que bloqueiam a invasão do câncer em outros tecidos, impedindo que eles criem mais vasos sanguíneos, agindo também como antioxidante.
A soja e não os produtos derivados dela possuem fitoestrogênios responsáveis pela baixa incidência de câncer de mama em populações que consomem soja desde a infância.
O açafrão da índia é um poderoso anti-inflamatório devido à presença da curcumina.
Os cogumelos estimulam o sistema imunitário devido à lentinana que aumenta a atividade das células imunitárias.
Os frutos silvestres como amoras, framboesas, morangos e mirtilos tem ácido glucárico e elágico que atuam facilitando a desintoxicação do organismo estimulando a eliminação de toxinas. Outras substâncias presentes como a antocianidinas promovem a apoptose celular.
As especiarias e ervas aromáticas devido à apigenina que impede que as células cancerígenas invadam os tecidos circundantes e seu crescimento diminuindo a virulência de diversos tipos de câncer.
Qualquer terapia alternativa e natural deve ser seguida por um período extenso para se obter resultados e não exclui a forma terapeutico habitual, mas contribui para a cura da doença.

Click to Verify - This site has chosen an SSL Certificate to improve Web site security

Suco de brócolis para estimular o cérebro

O Suco de brócolis para estimular o cérebro é um excelente remédio caseiro pois o brócolis é rico em magnésio que é vital para o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro.

Receita do Suco de brócolis para estimular o cérebro

Ingredientes

  • 1 pepino;
  • 4 ramos de brócolis;
  • 1 cenoura.

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta descascar o pepino e a cenoura e cortá-los em pequenos pedaços. Posteriormente todos os ingredientes devem ser adicionados na centrífuga para que sejam reduzidos a sumo. Após esse procedimento o suco está pronto para ser bebido.
Esse remédio caseiro é ideal para os indivíduos que trabalham muito e para estudantes, o suco ajuda a ter uma melhor concentração e maior disposição para as tarefas mentais. Aumente o consumo diário de brócolis e tenha um cérebro mais ativo.

Suco de cenoura para previnir doenças degenerativas

O suco de cenoura para prevenir doenças degenerativas é um excelente remédio caseiro, uma vez que a cenoura é uma rica fonte de betacaroteno, um antioxidante que protege de doenças como o alzheimer.

Receita do suco de cenoura para prevenir doenças degenerativas

Ingredientes

  • 100 g de cenouras;
  • 2 copos de suco de laranja (ou outras fruta de sua preferência);
  • Açúcar;

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta lavar bem a cenoura, descasca-la em cortá-la em pequenos pedaços. Posteriormente todos os ingredientes devem ser adicionados no liquidificador e bem batidos. Beba pelo menos 3 copos desse suco semanalmente.
Além de prevenir doenças degenerativas o suco de cenoura ajuda a emagrecer, deixa a pele mais bonita e melhora a visão. São inúmeros os benefícios da cenoura, e o seu suco costuma ser mais doce do que o de outros vegetais, podendo ser misturado com qualquer outro para melhorar e reforçar o sabor.
Aumente a ingestão diária de cenoura e tenha uma melhor qualidade de vida.

Frutas Laxantes

Uma ótima forma de combater a prisão de ventre é através do consumo de frutas que contêm grandes quantidades de fibras. Alguns exemplos de frutas laxantes são:
  • Mamão, laranja, acerola
  • Ameixa preta seca, banana-nanica
  • Pêssego, abacaxi, kiwi
  • Manga, tangerina
  • Abacate, morango, melão
  • Pera, melancia
  • Figo, caqui
O consumo dessas frutas combate a prisão de ventre e é uma ótima opção, inclusive para bebês e crianças. Elas são ricas em fibras e, por isso, também ajudam a saciar o apetite, facilitando qualquer dieta para emagrecer.
As frutas que devem ser evitadas em caso de prisão de ventre são a banana e maçã.
Recomenda-se comer de 3 a 5 unidades de frutas por dia, uma para cada refeição. Os resultados devem ser obtidos dentro de 24 a 36 horas, dependendo de cada organismo.

Alimentação e Saúde

A alimentação se reflete na saúde, por isso adotar um estilo de vida saudável além de prevenir doenças, contribui para se alcançar o equilíbrio de que precisamos para nos sentirmos bem com o corpo e a mente. Esse equilíbrio envolve uma alimentação rica, variada e saborosa e a prática de atividade física regular.
Os alimentos fornecem nutrientes que são as substâncias que precisamos para nutrir nosso organismo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento.
As calorias dos alimentos não devem ser a única referência para a sua decisão de consumi-lo. O valor de fibras, vitaminas e minerais (informação nutricional) indicam o quão importante ele pode ser para a sua saúde, independente do número de calorias.
Esta é uma forma de garantir que toda a energia que você consumir vai trazer com ela nutrientes que enriquecem o seu corpo, mantendo, assim, a forma física e a saúde em dia.
Click to Verify - This site has chosen an SSL Certificate to improve Web site security

Alimentos Ricos em Fibras

Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como as frutas, cereais e os legumes.

Frutas ricas em fibras

  •  mamão, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva passa, figo e damasco.

Outros alimentos ricos em fibras

  • Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;
  • Legumes: abóbora, cenoura e beterraba;
  • Cereais: gérmen de trigo, aveia, granola;
  • Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras;
  • Feijão, grão de bico, fava e lentilha.

Fibras emagrecem

As fibras também podem ser usadas como suplemento em dietas de emagrecimento, porque conferem uma sensação de saciedade. A combinação das fibra solúvel e fibras insolúveis na alimentação também pode ser utilizada em caso e dietas para redução de colesterol.
As fibras podem ajudar a emagrecer porque regulam o transito intestinal, estimulando seu funcionamento. Elas promovem também uma sensação de saciedade por maior período de tempo, quando comparado à alimentos pobres em fibras, como o pão branco, o leite, o macarrão ou bolos. Mas, pode-se encontrar facilmente no super mercado muitos alimentos naturalmente pobres em fibras, que são enriquecidos em fibras solúvel e/ou insolúvel.

Quantidade de fibras de alguns alimentos

  • Vagens cozidas - 3,2g de fibras/100g
  • Grão de bico cozido - 15g de fibras/100g
  • Cereais All Bran - 30g de fibras/100g
  • Morangos frescos - 2 g de fibras/100g
  • Pera com casca - 2,8 g de fibras/100g
  • Macarrão cozido 2 g de fibras/100g
  • Pão de sementes 3,8g de fibras /100g
  • Nozes- 3,8g de fibras/100g

Função das fibras

As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos e não possuem valor calórico. Os ácidos gástricos do sistema digestório não digerem completamente as fibras alimentares e, por isso, elas desempenham um papel no aumento do volume fecal e, consequentemente, no tratamento da prisão de ventre. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade e têm a capacidade de absorver açúcares e até o colesterol.
A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 30 g por dia. Uma dica para comer mais fibras nos alimentos é ingerir mais alimentos crus e pouco elaborados, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, em comparação com os alimentos mais elaborados, cozidos e triturados.

Comer fibras em excesso faz mal

A ingestão exagerada de fibras na alimentação também é prejudicial, porque pode causar oclusão intestinal e a redução na absorção de elementos importantes da alimentação, como o cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

6 Dicas para Prevenção do Alzheimer

Segundo pesquisas científicas existem algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas para evitar a doença de Alzheimer. Confira estas 6 dicas:
  • Realizar atividades cognitivas como: ler livros, jornais e revistas; escrever; jogar jogos de tabuleiro, de cartas, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, tocar instrumentos musicais;
  • Praticar atividade física como: jogar tênis, golf; praticar natação, ciclismo, dança, praticar jogos de equipe, fazer exercícios em grupo; subir escadas e realizar tarefas domésticas;
  • Ingerir 1 taça de vinho diariamente;
  • Adotar a dieta mediterrânea: caraterizada pelo elevado consumo de peixe, vegetais, legumes, frutas, cereais, azeite, baixa ingestão de laticínios, carne e gorduras saturada;
  • Não fumar e
  • Controlar a hipertensão e a hipotensão arterial; diabetes e colesterol.
De acordo com os pesquisadores ao adotar este estilo de vida, o indivíduo terá um menor risco de desenvolver doença cardio vasculares e estará estimulando a função cerebral tendo um menor risco de desenvolver doenças que aumentam o risco de desenvolver demência, inclusive o Alzheimer.
A prevenção do Alzheimer é importante porque esta doença é progressiva e ainda não tem cura.