quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Loção Caseira Pós-depilação

Muita gente não abre mão da depilação com cera, porque a remoção dos fios ocorre da raiz, garantindo um efeito mais prolongado. No entanto, essa prática tão comum, principalmente entre as mulheres, pode ser bastante agressiva para a pele. Por isso, é normal que a pele fique avermelhada e ardendo depois da depilação.
Pós DepilaçãoO que acontece é que o processo de arranchamento dos pelos com a cera pode irritar os poros de onde eles foram removidos, pois o fio é retirado pela raiz com bastante força. As células da região também são agredidas, causando a sensação incômoda após a depilação.
Alguns produtos naturais podem ajudar a controlar a vermelhidão a ardência. Eles possuem efeito calmante sobre a pele, aliviando a irritação nas células. Veja como preparar esta receita que combina o poder de ervas e óleos cicatrizantes para aliviar os efeitos da depilação.
Chega de pele irritada

Ingredientes

Você vai precisar de:
  • 2 colheres (sopa) de camomila seca
  • 2 colheres (sopa) de calêndula seca
  • 125 ml de hamamélis destilada
  • 125 ml de água de rosas
  • 1 colher (chá) de glicerina vegetal
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema
  • 5 gotas de óleo essencial de rosas
Esses ingredientes podem ser comprados em lojas de produtos naturais, farmácias especializadas ou sites na internet.

Preparo

Em um vidro com tampa, coloque a camomila, a calêndula, a hamamélis e a água de rosas. Agite bem e deixe descansar por duas semanas, com o frasco tampado. Passado esse tempo, coe e acrescente a glicerina e os óleos essenciais.

Como Usar

Sempre que for usar, agite o frasco para que todos os ingredientes fiquem homogêneos. Após a depilação, aplique a mistura sobre a pele, espalhando com delicadeza. Não é necessário enxaguar.

Tintura de Melissa

As tinturas, assim como os chás, são receitas que extraem as propriedades ativas das plantas medicinais. A diferença é que na infusão os componentes benéficos são extraídos por meio da água e do calor. Já no preparo das tinturas, esse mesmo processo é feito em solução alcoólica. Assim, as tinturas conseguem preservar as propriedades das ervas por mais tempo.
A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva cidreira, possui propriedades calmantes, sendo indicada para casos de nervosismo,insônia e ansiedade. Além disso, ela contém substâncias que ajudam na digestão, e atua como um analgésico natural, aliviando a cólica menstrual e outras dores.
A tintura preparada com a erva cidreira pode ser usada para combater a falta de sono, o estresse e a depressão leve. Aplicada diretamente sobre a pele, ajuda a aliviar as dores reumáticas, além de atuar como um repelente natural de efeito moderado. Veja como fazer o remédio em casa.
Melissa
Melissa

Você vai precisar de:

  • 10 g de folhas secas de melissa
  • 50 ml de álcool 70%
  • 1 frasco escuro com conta-gotas

Modo de Preparo:

Primeiramente, aperte as folhas com as mãos para que elas se triturem. Se você tem a erva cidreira em casa, deixe-a secar à sobra durante alguns dias e depois quebre as folhas em pedacinhos. Coloque em um vidro com o álcool e deixe a mistura descansar em local fresco por pelo menos 15 dias. Depois desse tempo, coe com um pano de algodão novo e limpo e use um funil para colocar no frasco de cor escura.

Posologia

Para casos de insônia, ansiedade, nervosismo ou má digestão, pingue gotas da tintura em um copo de água e beba 2 vezes ao dia. Já para as dores reumática, aplique sobre a pele algumas gotas sobre a área dolorida e esfregue com cuidado.

Precauções

A tintura deve ser evitada por pessoas que não podem consumir álcool, como gestantes, crianças e alcoolistas em tratamento. Nesses casos, é melhor fazer uso do chá preparado com a planta.

Chás Abortivos

É comum recebermos pessoas que chegam ao site ou mensagens diretas solicitando receitas de chás abortivos. Não estamos autorizados a fazer prescrições, sobretudo, porque aborto é uma prática da qual não endossamos.
Os chás e plantas medicinais sempre foram usados para diversos fins. Nas sociedades mais primitivas, era comum o uso de ervas que, em tese, serviam como um anticoncepcional natural. Além disso, remédios naturais também eram usados para provocar o aborto em casos de gravidez indesejada.
Hoje em dia, é muito comum vermos na internet pessoas procurando por receitas abortivas. No entanto, é sempre válido lembrar que a prática do aborto é considerada crime no Brasil e, o mais importante, essas tentativas podem prejudicar tanto a vida da mãe quanto a do feto.
Buchinha do Norte
A buchinha é altamente tóxica e não deve ser ingerida

Existem Chás Abortivos?

Alguns chás são considerados abortivos. É o caso, por exemplo, do chá de canela, do chá de carqueja e da buchinha do norte. Essas ervas costumam elevar a pressão arterial, provocar contrações uterinas e hemorragias ou causar outros efeitos que podem interferir na gestação.
No entanto, é necessário fazer uma distinção. Essas ervas, de acordo com estudos científicos, podemlevar ao aborto espontâneo. Não há certeza em relação a esse efeito. Ele pode ocorrer ou não. Então, é sempre importante alertar as grávidas para que evitem o consumo dessas plantas.
Dessa forma, o mais correto seria dizer que há a possibilidade de aborto com a ingestão dos chás, mas eles não são necessariamente abortivos. Em outras palavras, alguém que quer provocar um aborto propositalmente corre o risco de causar danos à saúde sem conseguir o efeito desejado.

Muito Cuidado

Diante de tudo isso, fazemos um alerta: todo cuidado é pouco em relação aos chás, principalmente os chamados de abortivos. Todos os medicamentos, naturais ou não,
A melhor maneira de evitar uma gravidez indesejada são os método contraceptivos: camisinha, pílula, DIU e outros. Não se arrisque recorrendo a métodos alternativos para interromper a gestação. Procure auxilio médico ou psicológico para encontrar a melhor saída.

Alimentos Funcionais

Hoje vamos “conversar” um pouco mais sobre alimentação. Como todos sabem, comer bem é o primeiro passo para uma vida saudável. Nos últimos tempos, diversas pesquisas mostraram, e continuam mostrando, que as substâncias contidas em alguns alimentos possuem importantes propriedades terapêuticas. A expressãoalimentos funcionais reúne esses produtos que trazem benefícios para a saúde de quem os consome.
Alimentos Funcionais
Saiba quais são os alimentos que curam

O que é Alimento Funcional?

Os funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, podem ser definidos como
“alimentos, em forma natural ou processada, que contêm níveis significativos de componentes ativos biologicamente e que, além da nutrição básica, trazem benefícios à saúde, à capacidade física e ao estado mental” (Revista O Poder Curativo, p. 7).
Assim, é possível afirmar que frutas, verduras, cereais e outros alimentos são naturalmente funcionais, mas existem também aqueles que foram acrescidos artificialmente de substâncias benéficas, como é o caso do leite enriquecido e dos biscoitos vitaminados.

O Poder dos Antioxidantes

As substâncias antioxidantes, como os flavonoides, os carotenoides e algumas vitaminas, estão presentes em boa parte dos alimentos funcionais. Elas protegem o nosso organismo da ação nociva dos radicais livres, reduzindo, assim, a oxidação e o envelhecimento precoce das células. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo humano, mas também podem ser encontrados em ambientes externos, sobretudo por causa da poluição. Por isso, é muito importante ingerir alimentos com efeito antioxidante.
Fontes: chá verde, frutas cítricas, couve, brócolis, tomate, cenoura, beterraba, morango, cereja, acerola, pitanga, água de coco, nozes, soja e outros.

A Importância das Fibras

Outro componente essencial dos alimentos nutracêuticos são as fibras dietéticas. É interessante observar que elas não são digeridas pelo nosso organismo, mas fazem um bem danado enquanto estão dentro do corpo humano. As fibras melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e as hemorroidas. Além disso, elas ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose no sangue, facilitam o emagrecimento e previnem alguns tipos de câncer. Para que as fibras tragam os benefícios, é fundamental ingerir muita água diariamente.
Fontes: Frutas, verduras, legumes, aveia, arroz integral, linhaça, cevada, milho e outros.

Cuidado Com a Cartilagem de Tubarão

Pesquisando hoje sobre os possíveis tratamentos para doenças reumáticas, me deparei com as incríveis propriedades da cartilagem de tubarão. Como a página era de um vendedor do produto, não me deixei levar pelas informações. Afinal, quem quer vender pode aumentar e até mesmo inventar dados. Uma dica que eu dou para os leitores é: sempre desconfie do que você lê, principalmente se tiver dinheiro envolvido.
Voltando à cartilagem de tubarão, me lembro que há algum tempo eu li um artigo do Dr. Drauzio Varella que falava sobre o tal “ingrediente milagroso”. Para quem estiver interessado, recomenda a leitura do texto: Toma, que é bom pra gripe. Lá, o médico discute a eficácia de alguns remédio alternativos que prometem curar quase tudo, mas sem qualquer estudo que comprove sua eficácia. Esse é o caso da cartilagem de tubarão.
Cartilagem de Tubarão
Cartilagem de Tubarão

Cura o Câncer?

O mito em torno da cartilagem de tubarão começou na década de 80, quando um estudo mostrou que os tecidos cartilaginosos do peixe eram capazes de conter a multiplicação de capilares sanguíneos. Daí, veio a dedução de que a substância poderia prevenir o câncer, já que os tumores multiplicam os capilares para serem irrigados de sangue. Ou seja, uma especulação sem fundamentos científicos.
Mas como tudo pode ser convertido em dinheiro e não há, na maior parte dos países, meios eficazes de regulação de medicamentos alternativos, alguém achou que era uma boa ideia investir em propaganda e vender a cartilagem de tubarão como forma de combate ao câncer. Isso começou nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou por outros lugares e muitas pessoas devem se lembrar de que o suposto remédio também foi amplamente vendido no Brasil.

Outras Indicações

Atualmente, a cartilagem de tubarão ainda é comercializada, mas para outros fins. Indica-se a pomada e o pó (que pode ser misturado aos alimentos) para tratar as doenças reumáticas, como artrose e artrite, bem como a psoríase e outros problemas semelhantes. Mais uma vez, o problema é a falta de estudos consistentes que comprovem esses benefícios. Existem pessoas que utilizam o tratamento e observam bons resultados, mas, cientificamente falando, não existe uma explicação para esses casos.
Além disso, algumas pesquisas apontam para possíveis malefícios do consumo da cartilagem de tubarão. Alguns cientistas da Universidade Miami observaram que os tecidos cartilaginosos contêm uma substância tóxica para o nosso organismo, a neurotoxina. Ela poderia aumentar a ocorrência do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas. O estudo ainda precisa ser desenvolvido, mas esse já é um bom motivo para ficar com um “pé atrás” em relação à cartilagem de tubarão e outros remédios milagrosos.

Benefícios da Pimenta

São vários os mitos em torno do consumo da pimenta. Durante muito tempo se acreditou que o fruto picante fazia mal à saúde. Há quem diga que o alimento agrave as hemorroidas, eleve a pressão sanguínea e ataque o estômago. Mas será que essas informações são verdadeiras?
A fama de vilã da pimenta não condiz com os benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde. Estudos recentes revelam que ela é rica em vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes. Por isso, a pimenta é considerada como um alimento funcional, capaz de prevenir doenças e melhorar o funcionamento do organismo como um todo.
Pimenta
Tudo sobre a pimenta

Propriedades Medicinais da Pimenta

A pimenta é fonte de vitamina A, C e E, além de potássio e zinco. Além disso, ela contém substâncias antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo e retardam o envelhecimento natural das células. Em cerca de 28g de pimenta, encontramos toda a quantidade diária de vitamina C necessária para o nosso corpo. O betacaroteno, presente principalmente na pimenta vermelha, facilita a absorção da vitamina A e é capaz de reduzir os radicais livres. O licopeno também tem função antioxidante e previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Veja algumas das propriedades terapêuticas da pimenta:
  • É cicatrizante;
  • Dificulta a formação de coágulos no sangue;
  • Auxilia no controle do colesterol;
  • Previne a arteriosclerose;
  • Combate a depressão;
  • Atua como anti-inflamatório;
  • Ajuda no tratamento da enxaqueca;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • É vasodilatadora;
  • Estimula o metabolismo e favorece o emagrecimento.

O Segredo Está na Quantidade

Como diz o velho ditado, a diferença entre o remédio e o veneno está nas quantidades. O consumo excessivo de pimenta pode sim agravar a hemorroidas ou agredir as paredes do estômago. No entanto, a ingestão moderada do fruto pode aliviar as úlceras e combater os problemas circulatórios. Quase todos os tipos de pimenta podem trazer benefícios para saúde, mas vale sempre a medida da moderação.

Benefícios da Água de Coco

O coco é um alimento bastante versátil, pois tudo nele pode ser aproveitado. Além de consumirmos a polpa, dela extraímos oóleo e a farinha de coco. A parte externa é usada para diversos fins, incluindo algumas formas de artesanato. E, do interior do coco, retiramos a água, que além de ser muito saborosa, contém importantes nutrientes para o nosso organismo.

Hidratação em Alta

Um dos motivos mais conhecidos para se consumir a água de coco é a hidratação. Além da água, a bebida é riquíssima em sais minerais de grande importância para o corpo humano. Quando perdemos água, perdemos também esses sais minerais. Por isso, a água de coco pode ter papel fundamental na reposição dos líquidos e dos minerais. Ela funciona como um soro caseiro natural, altamente hidratante.
Água de Coco
Água de Coco

Importância do Potássio

Um dos componentes encontrados na água de coco é o potássio, cuja presença em nosso organismo é fundamental para o bom funcionamento dos rins e do coração. Devido ao potássio, o rim consegue regular a quantidade de água e sal que será eliminada pelo organismo. Se esse processo não ocorre da maneira adequada, o corpo retém sódio, elevando a pressão arterial e, consequentemente, sobrecarregando o coração.

Prevenção Contra o Câncer

Outra substância essencial presente na água de coco é a citocinina. Trata-se de um hormônio vegetal responsável pela divisão celular. Na prática, as citocininas favorecem a renovação das células, melhorando o aspecto da pele. Além disso, a mitose ajuda e prevenir alguns tipos de câncer, pois dificulta o aparecimento das chamadas células cancerosas. Assim, o consumo da água de coco é capaz repor as células mortas e regenerar tecidos.

Contraindicações

Apesar da ampla lista de benefícios, é preciso alertar que o consumo da água de coco em excesso pode ser prejudicial para algumas pessoas. Quem tem a pressão alta ou diabetes deve tomar a bebida com moderação, pois ela contém bastante sódio (que eleva a pressão) e glicose. Indivíduos com disfunções renais ou problemas de retenção hídrica também deve  evitar o exagero, por causa da quantidade de sal presente na água de coco.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Alimentos Funcionais

Hoje vamos “conversar” um pouco mais sobre alimentação. Como todos sabem, comer bem é o primeiro passo para uma vida saudável. Nos últimos tempos, diversas pesquisas mostraram, e continuam mostrando, que as substâncias contidas em alguns alimentos possuem importantes propriedades terapêuticas. A expressãoalimentos funcionais reúne esses produtos que trazem benefícios para a saúde de quem os consome.
Alimentos Funcionais
Saiba quais são os alimentos que curam

O que é Alimento Funcional?

Os funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, podem ser definidos como
“alimentos, em forma natural ou processada, que contêm níveis significativos de componentes ativos biologicamente e que, além da nutrição básica, trazem benefícios à saúde, à capacidade física e ao estado mental” (Revista O Poder Curativo, p. 7).
Assim, é possível afirmar que frutas, verduras, cereais e outros alimentos são naturalmente funcionais, mas existem também aqueles que foram acrescidos artificialmente de substâncias benéficas, como é o caso do leite enriquecido e dos biscoitos vitaminados.

O Poder dos Antioxidantes

As substâncias antioxidantes, como os flavonoides, os carotenoides e algumas vitaminas, estão presentes em boa parte dos alimentos funcionais. Elas protegem o nosso organismo da ação nociva dos radicais livres, reduzindo, assim, a oxidação e o envelhecimento precoce das células. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo humano, mas também podem ser encontrados em ambientes externos, sobretudo por causa da poluição. Por isso, é muito importante ingerir alimentos com efeito antioxidante.
Fontes: chá verde, frutas cítricas, couve, brócolis, tomate, cenoura, beterraba, morango, cereja, acerola, pitanga, água de coco, nozes, soja e outros.

A Importância das Fibras

Outro componente essencial dos alimentos nutracêuticos são as fibras dietéticas. É interessante observar que elas não são digeridas pelo nosso organismo, mas fazem um bem danado enquanto estão dentro do corpo humano. As fibras melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e as hemorroidas. Além disso, elas ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose no sangue, facilitam o emagrecimento e previnem alguns tipos de câncer. Para que as fibras tragam os benefícios, é fundamental ingerir muita água diariamente.
Fontes: Frutas, verduras, legumes, aveia, arroz integral, linhaça, cevada, milho e outros.

Benefícios da Salada de Frutas

Bateu aquela vontade de comer doce depois do almoço? A solução mais saudável pode ser uma colorida salada de frutas. Além de saborosa, a sobremesa feita com frutas da estação é rica em sais minerais, vitaminas e fibras. Ela também contém os chamados antioxidantes, que combatem os radicais livres e melhoram as funções do organismo.
Salada de Frutas
Salada de Frutas

Por Que Comer Salada de Frutas?

Uma boa razão para incluir as saladas de frutas na alimentação diária é a questão do emagrecimento. Muita gente se pergunta se salada de frutas engorda. Em relação ao número de calorias, a sobremesa pode ser mais ou menos engordativa, dependendo das frutas usadas. No entanto, é preciso lembrar que essas calorias são boas, pois vêm acompanhadas de nutrientes importantes e grandes quantidades de fibra.
Outro bom motivo para comer salada de frutas é a presença dos antioxidantes. Essas substâncias desempenham diferentes funções em nosso organismo, principalmente no que diz respeito ao sistema imune e ao envelhecimento precoce. Quando nossa alimentação inclui alimentos antioxidantes, as chances de aparecimento de doenças como o câncer e os problemas cardiovasculares são reduzidas.

Quantidade Recomendada de Frutas Por Dia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cada pessoa deve ingerir diariamente pelo menos 400g de frutas e vegetais. Isso equivale a cerca de 5 porções diárias (3 de frutas e 2 de vegetais) ao longo do dia. No entanto, pesquisas revelam que o consumo desses alimentos pelos brasileiros ainda é muito menor que o recomendado. O preço das frutas e verduras não serve de desculpa, nem a falta de oferta. O que realmente falta é o hábito de acrescentar esses itens saudáveis no cardápio.

Dicas Importantes:

  • Procure comprar frutas da estação, que são mais nutritivas e custam menos;
  • Evite acrescentar ingredientes como leite condensado, chantili ou sorvete;
  • Por outro lado, mel, cereais integrais e iogurte podem ser usados sem problemas;
  • Use frutas frescas no preparo da sobremesa e picadas pouco antes do consumo;
  • Todas as frutas precisam ser higienizadas antes do preparo.

Frutas Que Fazem Bem ao Coração

O coração é uma máquina poderosa. Ele funciona como uma bomba, enviando sangue cheio de oxigênio para as células de todo o corpo. Por meio das artérias, o órgão bombeia nutrientes e oxigênio. O coração pulsa cerca de cem mil vezes por dia, levando mais ou menos sete mil e quinhentos litros de sangue para todas as partes do organismo. Por isso, se ele deixe de funcionar corretamente, os prejuízos podem ser irreversíveis.
Atualmente, 35% dos óbitos no Brasil são causados por problemas de coração. As doenças cardiovasculares, como são conhecidas, ocorrem devido a diferentes fatores, incluindo os maus hábitos de vida (alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo). Por isso, algumas mudanças simples podem evitar o aparecimento de problemas relacionados ao coração.
Frutas
As frutas são essenciais para a nossa saúde

Palavra de Cardiologista

De acordo com o cardiologista Bruno Ganem:
Algumas vitaminas presentes nas frutas se comportam como substâncias antioxidantes. As células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres, que são provenientes de reações que ocorrem na membrana das células, e são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano. Nas coronárias (artérias do coração), podem provocar lesões na parede arterial que contribuem para a formação de placas de gordura e possível obstrução do vaso sanguíneo, que pode gerar o infarto do miocárdio. O papel dessas substâncias antioxidantes está em “capturar” os radicais livres impedindo que eles provoquem danos celulares (Fonte: Revista Cuidando da Saúde, Case Editorial, p. 16).

Importância das Frutas

Seguindo a argumentação do cardiologista, podemos compreender a importância das frutas na prevenção das doenças cardiovasculares. Como elas são fonte de antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, o consumo regular de frutas variadas ajuda a combater a ação negativa dos radicais livres e, consequentemente, proteger o coração.

Quais Frutas Consumir?

As frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, são fonte de vitamina C, que garante mais elasticidade aos vasos sanguíneos. O abacate e a manga contêm vitamina E, que é ainda mais eficaz que a C na prevenção de doenças do coração. Uvas e frutas vermelhas também são ótimas, assim como as maçãs. O que importa, é variar nas opções e consumir pelo menos três porções de frutas diariamente.

O que são as Doenças Cardiovasculares?

A palavra cardiovascular se refere ao conjunto composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelos vasos linfáticos. Assim, as doenças cardiovasculares são aquelas que atingem uma ou mais partes desse conjunto. As mais conhecidas são o infarto do coração e o acidente vascular cerebral, também chamado de derrame. De acordo com o cardiologista Bruno Ganen:
O infarto do miocárdio pode evoluir para a morte súbita ou insuficiência cardíaca com grande comprometimento da qualidade de vida. O acidente vascular cerebral pode resultar em déficit motor e sensitivo variados que podem fazer com que o indivíduo perca sua capacidade de locomoção e torne-se dependente para realização dos seus afazeres do dia a dia (Fonte: Revista Cuidando da Saúde).
Por isso, é fundamental que conheçamos melhor sobre essas doenças e saibamos como preveni-las.
Doenças do Coração
Aprenda a cuidar do seu coração

 Fatores de Risco

A idade do indivíduo – 55 anos para os homens e 65 anos para as mulheres – e o histórico familiar são fatores de risco, que elevam as chances de desenvolvimento dos problemas cardiovasculares. Outros fatores, relacionados com o estilo de vida, também são responsáveis pela ocorrência desses problemas. É o caso do tabagismo, do sedentarismo, da obesidade, do diabetes, da hipertensão e do colesterol alto. Essas causas podem ser alteradas ao longo da vida, desde que a pessoa queira promover uma mudança em seus hábitos. Por isso, são bastante ressaltadas por médicos e especialistas

Tratamento e Prevenção

Quanto maior for o número de fatores de risco, maiores são as chances de obstrução das artérias coronárias e cerebrais. Dessa forma, quem tem se enquadra nos grupos acima relacionados deve procurar acompanhamento médico regular, a fim de identificar sintomas precocemente e evitar o derrame e o infarto.
Como dissemos, também é essencial fazer uma mudança de hábitos. A alimentação saudável, a prática regular de atividade física e o abandono do fumo são essenciais para quem quer prevenir essas doenças e ter uma vida saudável. Comece hoje mesmo a repensar tudo aquilo que você faz e prejudica sua saúde!

O que é Incontinência Urinária?

A incontinência urinária não é exatamente uma doença, mas sim um distúrbio que pode estar relacionado a diferentes fatores. Objetivamente, ela é caracterizada pela perda espontânea de urina, sem que o indivíduo consiga ter controle sobre essa situação. Em outras palavras, a incontinência é a dificuldade para fazer xixi no momento correto.
Essa dificuldade causa bastante incômodo, tanto por questões físicas quanto pelas psicológicas. A pessoa que sofre com a incontinência pode se sentir envergonhada e optar pelo isolamento social. Além disso, é muito comum que o problema venha acompanhado de um quadro depressivo.
Incontinência Urinária
Incontinência Urinária

Dois Tipos de Incontinência

Na medicina, é possível classificar os casos de incontinência urinária em dois tipos: a monossintomática e não monossintomática. A incontinência urinária monossintomática é caracterizada pela perda de controle sobre a urina durante a noite, mas não no decorrer do dia. Nesses casos, o problema é causado pela não produção do hormônio ADH, responsável por regular a diurese. O indivíduo acaba não percebendo que a bexiga está cheia e urina na cama.
Já na incontinência urinária não monossintomática, o descontrole sobre a própria urina pode ocorrer tanto à noite quanto de dia. As causas que levam ao problema são variadas, podendo, inclusive, ter origem psicológica. O tratamento para esses pacientes requer um conhecimento maior a respeito dessas causas. Sabendo o que é que está motivando o distúrbio urinário, o especialista poderá recomendar o melhor tratamento.

Possíveis Causas

Nas mulheres, a incontinência geralmente está associada ao envelhecimento, enquanto nos homens o problema pode aparecer devido ao tratamento de problemas na próstata. Outras causas também são comuns:
  • AVC
  • Doença de Parkinson
  • Diabetes
  • Hiperatividade da bexiga
  • Traumatismos
  • Doenças na medula

Tratamento do Distúrbio

Como dissemos, o tratamento vai depender das causas do distúrbio. Um dos métodos mais indicados é a fisioterapia, que, muitas vezes, prescinde o uso de medicamentos e até mesmo a necessidade de cirurgia. Com os exercícios fisioterápicos, a pessoa consegue fortalecer a musculatura pélvica e inibir as contrações indesejadas da bexiga. Caso você sofra com o problema, converse com o médico sobre essa possibilidade.

Sabonete Caseiro Esfoliante

A esfoliação é um processo importante para a saúde da pele porque ajuda a remover impurezas e células mortas, além de ativar a circulação sanguínea na região. Com a receita de sabonete abaixo, é possível que você esfolie todo o corpo diariamente na hora do banho. As sementes do gergelim serão responsáveis pela ação esfoliante e, caso você queira, pode usar um molde de sabonete massageador para potencializar ainda mais os resultados.
Sabonete de Gergelim

Você vai precisar de:

    Sabonete de Gergelim
  • 100 g de base de glicerina para sabonete branca
  • 3 ml de essência de algas à base de óleo para sabonete
  • álcool de cereais
  • 3 colheres (café) de gergelim torrado
  • corante marfim
Além dos ingredientes que vão no sabonete, você vai precisar do seguintes materiais:
  • molde para sabonete de silicone ou plástico
  • 1 borrifador
  • 1 copo medidor
  • 1 espátula de plástico
  • 1 panela de vidro ou esmaltada
  • plástico filme

Modo de Preparo

O primeiro passo é picar a base de glicerina em pedaços pequenos. Depois coloque em uma panela de vidro ou esmaltada e leve para derreter em banho-maria. É importante que a glicerina não ferva. Se a temperatura da água ficar muito alta, desligue o fogo e vá mexendo até que os pedaços se derretam totalmente.
Enquanto isso, coloque o gergelim torrado, o corante e a essência no copo medidor. Use o borrifador para borrifar álcool de cereais sobre essa mistura e mexa bem. Depois junte a glicerina derretida e mexa com a espátula por cerca de 10 minutos. Borrife o álcool de cereais novamente antes de despejar a massa no molde para sabonete. Então volte a borrifar o álcool e deixe esfriar por 40 minutos. Desenforme e deixe secar por mais 3 horas. Por fim, embale em plástico filme.

Cuidados

Se armazenado em local seco e à sombra, o sabonete esfoliante tem validade de três meses. Para que a receita dê certo, é importante que você não utilize essências cítricas (caso não encontre a que foi indicada na receita).

Benefícios Cosméticos do Pepino

A imagem mais comum quando pensamos em tratamentos de beleza naturais é a de alguém com duas belas rodelas de pepino sobre os olhos. Essa receita antiga tem uma razão de ser: o pepino conta com uma série de substâncias super benéficas para a nossa pele.
Cerca de 95% da composição do pepino é água. Nos demais 5%, encontramos uma excelente concentração de minerais essenciais para o nosso organismo. Ele também contém ácido ascórbico (vitamina C) e ácido cafeico, que têm papel importante no tratamento de inchaços e irritações na pele.
O efeito positivo para a pele também tem relação com a temperatura do pepino. Como ele é um pouco mais frio que o nosso corpo, faz com que a pele se retraia, reduzindo o inchaço. Essa é a principal justificativa para que as pessoas coloque pepino sobre as pálpebras inchadas, mas existem outras excelentes receitas caseiras com o ingrediente:
Pele + Pepino
Fique mais bonita com a ajuda do pepino

Máscara de Leite e Pepino

Se você tem a pele seca e sem brilho, essa é uma ótima receita. Triture um pepino médio no liquidificador e vá adicionando leite aos poucos, até formar uma pasta. Coloque a mistura sobre o rosto e deixe agir durante uma hora. Depois enxágue com bastante água fria e finalize com um hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Limpeza da Pele

Para preparar uma loção de limpeza para o seu rosto, você vai precisar de três rodelas de pepino, algumas folhas de hortelã, algumas folhas de manjericão e uma xícara de chá de camomila bem concentrado. Bata tudo no liquidificador, coe e guarde na geladeira. Use a mistura em uma bola de algodão para remover as impurezas da sua pele.

Loção Hidratante

Anote os ingredientes para fazer uma loção hidratante caseira. Você vai precisar de 100g de mel, 100g de pepino fresco e 100ml de álcool de cereais. Esmague o pepino e coloque em um vidro tampado juntamente com o álcool. Deixe essa mistura agir por 8 dias, coe e acrescente o mel. Aplique a loção no rosto e no pescoço durante a noite e deixe agir até o dia seguinte. Acorde e lave o rosto com de costume.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Couve-flor

A couve-flor é uma hortaliça rica em fibras, vitaminas e outros nutrientes,
excelente para compor dietas e auxiliar no combate a diversas doenças. Conheça
melhor a esse vegetal. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

HCG a nova sensação do momento!

VC CONHECE A A NOVA SENSAÇÃO ????   


   DIETA DO HCG 



Vantagens

         O protocolo de HCG original consiste na combinação de uma dieta muito hipocalórica (Very Low Calorie Diet - VLCD) e a administração de HCG através de injeções. O que torna o tratamento com HCG tão efetivo é que o paciente perde significativamente mais tecido adiposo em comparação com aqueles que estão realizando somente a dieta. O impacto se evidencia na mudança do contorno corporal, especialmente naquelas áreas difíceis, como os quadris e nádegas.
          É mais fácil ganhar peso no tecido adiposo que em músculo; este é um fato conhecido. Portanto, quando o organismo muda a proporção do tecido adiposo e músculo durante o tratamento com HCG, diminuem as chances de voltar ao peso original.

Uma vez que o período com a dieta muito hipocalórica termina (quatro a oito semanas), os pacientes passam a um período de "manutenção", onde se restabelece os níveis de calorias ingeridas de acordo com o tipo corporal, mesmo que sejam restringidos os alimentos que podem ser armazenados pelo organismo como tecido adiposo. Desta maneira, o corpo se habitua a uma rotina de alimentação normal, sem aumentar os depósitos de gordura, na qual reduz significativamente o risco de voltar ao peso original. Durante o tratamento com HCG o paciente perde peso rapidamente mantendo a massa muscular, portanto, a perda de peso concentra-se naquelas áreas mais difíceis de serem reduzidas. 




Perda de peso localizada e modelagem do contorno corporal

HCG permite perder grandes quantidades de peso, especialmente do tecido adiposo subcutâneo, localizado em áreas de conflito. Esta "perda de peso seletiva" ao contrário dos demais tratamentos que usam uma dieta muito hipocalórica (Very Low Calorie Diet - VLCD). O tecido adiposo estrutural necessário para manter um corpo saudável e o tecido muscular não são afetados pela perda de peso: com o resultado, a proporção tecido adiposo-massa muscular muda radicalmente. Isto leva a um processo metabólico mais eficiente e reduz as possibilidades do conhecido "efeito rebote".
A pele também melhora, recupera a sua elasticidade, a qual acompanha a perda de peso e o novo contorno corporal.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Doença Celíaca

Você já deve ter observado que o rótulo dos alimentos sempre traz a informação: contém ou não contém glúten. Esse dado é importante para as pessoas que sofrem com a doença celíaca, uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado causada pela ingestão de alimentos com glúten. Veja o que diz a Wikipedia:
A doença celíaca (também conhecida como enteropatia glúten-induzida) é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten. A doença causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
As mulheres são as mais atingidas pela doença celíaca: 2/3 dos casos ocorrem em pessoas do sexo feminino. Normalmente, o problema aparece ainda na infância, até os 3 anos de idade, mas pode acontecer em qualquer momento da vida.

Entendendo a Doença

O nosso sistema imunológico existe para combater microrganismos e corpos estranhos. No entanto, no caso das doenças auto-imunes, ocorre uma “confusão” nesse sistema, fazendo com que ele ataque as células do próprio organismo. Nos pacientes com a doença celíaca, a desordem acontece em resposta à presença da gliadina (substância que compõe o glúten). Assim, sempre que a pessoa ingere algum alimento com glúten, o organismo reage, levando à inflamação da mucosa intestinal.

Sintomas da Doença Celíaca

Um dos grandes problemas em se diagnosticar a doença celíaca é que ela pode ser assintomática. Porém, os sintomas abaixo são indicativos da doença:
Doença Celíaca
Doença Celíaca
  • diarreia prolongada (mais de 30 dias)
  • perda de apetite
  • prisão de ventre
  • anemia
  • emagrecimento ou obesidade
  • vômitos
  • dificuldade de crescimento (em crianças)
  • desânimo
  • irritação
  • dor abdominal
  • osteoporose
  • aftas

Tratamento

O único tratamento conhecido para a doença celíaca é uma dieta totalmente livre de alimentos que contenham glúten (trigo, aveia, centeio, malte ou cevada). Essa alimentação restritiva precisa ser seguida pelo resto da vida para que a patologia não prejudique o paciente. A dica é estar sempre de olho no rótulo dos alimentos e não incluir os produtos proibidos no cardápio de forma alguma. Qualquer quantidade de glúten, mesmo que pequena, pode ser altamente danosa para o celíaco.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Chá de Calluna (Urze)

O assunto de hoje é uma planta bastante conhecida nos países ibéricos (Portugal e Espanha) mas ainda pouco explorada aqui no Brasil. Trata-se da Calluna vulgaris, popularmente denominada de calluna ou urze. Ela é historicamente utilizada para fins medicinais e, de uns tempos para cá, vem sendo investigada por cientistas.
A calluna contém substâncias antioxidantes, capazes de combater os radicais livres e prevenir as inflamações. A presença de flavonoides nas folhas e flores da planta, como a quercetina ou o kaempferol, fazem com que ela tenha ação anti-inflamatória, antisséptica e antialérgica, além da ação adstringente e regeneradora de tecidos.
Por isso, o chá preparado com as flores da urze é bastante indicado para tratar as dores reumáticas, a gota, a hipertensão, os problemas urinários, gases intestinais e problemas renais. Ele também previne a formação de manchas na pele, devido à sua ação fotoprotetora.
Todos esses benefícios podem ser aproveitados por meio da infusão feita com as flores da calluna. Para tanto, é preciso seguir atentamente o modo de preparo e, sobretudo, as indicações de consumo. Veja a receita e como fazer o chá em casa do modo correto.

Você vai precisar de:

Calluna
Calluna
  • 2 colheres (sopa) das flores da calluna
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Leve a água ao fogo. Assim que começarem a surgir as primeiras bolhas, acrescente as flores da calluna e desligue. Mantenha a infusão abafada por 15 minutos. Depois coe e reserve para consumir.

Posologia

Beber de 3 a 4 xícaras do chá frio ou morno ao longo do dia.

O que é Asma?

A asma é uma doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, de caráter hereditário (o que significa que comumente várias pessoas numa mesma família costumam apresentar o quadro de crise asmática). Essa inflamação é o estreitamento dos bronquíolos (são os canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações também conhecidas como broncoespasmos.

Sintomas Da Asma

Uma crise de asma tem como principal sintoma a dispneia (dificuldade para respirar), mas outros sintomas podem ocorrer tais como tosse seca, sibilos (o famoso chiado), coriza, sensação de opressão no peito, insônia (provocada pela interrupção do sono, como resultado da dispneia), cianose (coloração azulada da pele, causada pela baixa oxigenação no sangue), lacrimejamentos e outros.
Asma
Asma

Tipos De Asma

O asmático autêntico é aquele que sofre crises asmáticas ao longo de toda a vida. Porém, a asma pode acometer as pessoas em diferentes fases e idades da vida. Existem pessoas que têm crises asmáticas somente na infância; em mulheres as crises podem cessar com a chegada da puberdade, devido aos hormônios, e retornar durante a menopausa. Outras pessoas podem nunca ter tido crises na infância e só vir apresentar os primeiros sinais já na vida adulta.
Além disso, a doença se apresenta em 4 tipos distintos, classificados com relação à frequência e gravidade dos sintomas das crises. São eles:
  • Grau 1: sintomas leves e intermitentes até 2 dias por semana;
  • Grau 2: sintomas leves e persistentes mais de 2 vezes na semana, mas não mais de uma vez no mesmo dia;
  • Grau 3: sintomas moderados e persistentes, todos os dias, com episódios limitados a uma vez ao dia;
  • Grau 4: sintomas graves e persistentes, com frequência contínua e crises todos os dias, mais de uma vez ao dia.

Como Prevenir Crises Asmáticas

Os fatores que desencadeiam uma crise asmática variam de pessoa para pessoa, mas em geral são: mudanças abruptas de temperatura (costumam piorar no frio) e a presença no ambiente de poeira, pelo de animais como cães e gatos, bolor (mofo), perfumes ou cheiros fortes como de tinta, cloro ou verniz. O estresse e infecções no trato respiratório superior, como gripes, tendem a agravar situações de crise asmática.

Dicas importantes

  • Nunca fume, pois a fumaça pode provocar crises;
  • Mantenha a calma durante a crise asmática, pois o pânico só fará com que se agrave;
  • A casa do asmático deve estar sempre limpa e livre de cheiros fortes como desinfetantes e perfumes.

Chá Contra a Azia

A pirose ou azia é a sensação de queimação no estômago. Inclusive, o nome pirose vem do grego “pýrosis”, que significa queimar. O ardor geralmente começa na “boca do estômago” e se propaga até a faringe, causando forte ardor, ânsia de vômito e aumento na salivação. Ele pode ser sintoma de vários problemas relacionados ao aparelho digestivo, como o refluxo gastroesofágico,  ou indicativo de irritações e inflamações no esôfago.
A queimação é causada pelo ácido gástrico. Ele serve para facilitar a digestão dos alimentos. Porém, fora do ambiente estomacal, a substância ácida irrita as paredes sensíveis do aparelho digestivo, dando origem à sensação incômoda. A má alimentação geralmente é o principal fator para que esse processo ocorra.
A fim de aliviar o problema, o chá abaixo é uma boa opção. O segredo está na combinação de duas ervas que acalmam a queimação e melhoram a digestão:
Espinheira SantaEspinheira santa – é adstringente, analgésica e antiácida, sendo ideal para combater a azia;
Erva cidreira – facilita o processo digestão, eliminando o que pode ser a causa da queimação.
Por causa dessas propriedades, a infusão costuma ser bastante eficaz no tratamento dos sintomas. Veja como preparar a receita corretamente.
Espinheira Santa

Você vai precisar de:

Modo de Preparo:

Coloque todo os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, deixe as ervas cozinharem por 5 minutos. Desligue, tampe e espere amornar. Coe antes de consumir.

Posologia

Beber 4 xícaras do chá por dia, preferencialmente após as refeições.

terça-feira, 18 de novembro de 2014


Sabe quais são os sintomas da Diabetes?

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, o Notícias Ao Minuto conversou com o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal que explicou o que é a diabetes, como deve ser prevenida e como pode ser tratada. Luís Gardete Correia revelou ainda como esta doença está a afetar cada vez mais a população jovem e deixou alguns conselhos de prevenção a esta patologia.
País
Sabe quais são os sintomas da Diabetes?

A Diabetes é já a quinta causa de morte em Portugal, havendo mais de um milhão de portugueses que sofrem desta doença. As conclusões são apresentadas no relatório do Observatório Nacional de Diabetes que revela ainda que em 2013 morreram 4.546 pessoas, das quais 58% eram mulheres, e que surgiram 160 novos casos de diabéticos todos os dias.               
O mesmo documento refere que cerca de 40% da população tem Diabetes ou pré-Diabetes, um valor que corresponde a 3,1 milhões de pessoas com idades entre os 20 e os 79 anos.
De acordo com Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em 2013 "mais de 1 milhão de pessoas tinha diabetes", sendo que "27% das pessoas tinham mais de 60 anos".
O mesmo responsável explicou ao Notícias Ao Minuto que, apesar de a maioria dos diabéticos ter idades entre os 60 e os 79 anos, a verdade é que a Diabetes "está a aparecer em idades mais jovens, estando associada a excesso de peso e a obesidade".
E porque vale mais prevenir que remediar, Luís Gardete Correia refere que, em especial a Diabetes tipo 2, "pode ser largamente prevenida através de um programa alimentar saudável e de uma atividade física regular".
Estes conselhos devem ser dirigidos a toda a população no geral, mas, sublinha, "especialmente ao grupo de risco que é composto por pessoas que sofrem de obesidade, que têm diabéticos na família ou ainda por mulheres que deram à luz crianças com mais de quatro quilogramas".
Mais do que qualquer pessoa, os diabéticos precisam de ter uma alimentação equilibrada de forma a controlar o nível de glicémia no sangue. Assim, o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal frisa que os "diabéticos deverão fazer uma alimentação saudável rica em fibras, fracionada e adaptada à sua situação clínica".
"Não há uma alimentação específica para a Diabetes. Um diabético deve fazer o mesmo que todas as outras pessoas, isto é, ter uma alimentação correta e saudável e fazer todos os dias exercício físico", refere o responsável.
E desengane-se quem pensa que este exercício físico é sinónimo de idas ao ginásio. Luís Gardete Correia refere que andar a pé durante 45 minutos, todos os dias, é o suficiente para ajudar um diabético a manter a forma, mas, lembra, "é preciso adaptar-se o exercício físico às condições de cada pessoa".
Perguntas e respostas sobre a Diabetes
O que é a Diabetes?
A diabetes é uma doença que resulta da "falta de insulina ou da sua deficiente ação periférica ou ainda das duas simultaneamente". Como resultado encontramos "valores elevados de glicémia (glucose no sangue). A presença de valores elevados de glicémia, entre outros fatores, está na base das chamadas complicações tardias da diabetes".
Quais as principais complicações que advêm da Diabetes?
A Diabetes é, nos países desenvolvidos, a principal causa de cegueira, insuficiência renal e de amputação de membros inferiores. Tal como se pode ler no relatório do Observatório, a "Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral".
Quantos tipos de Diabetes existem e quais são as suas características?
"Existem o Tipo 1 e Tipo 2. Na Diabetes Tipo 1 há carência de insulina. Já na Tipo 2 pode haver excesso de insulina durante muitos anos mas esta não consegue exercer as suas funções (insulinorresistência) e que mais tarde pode associar-se também à falta de produção de insulina".
Quais os sintomas da Diabetes Tipo 1 e 2?
As pessoas que sofrem de Diabetes 1 apresentam sintomas como sede anormal e secura da boca, cansaço e falta de energia, uma fome constante, perda súbita de peso, infeções recorrentes, visão turva, feridas de cura lenta e ainda uma vontade de urinar acima do normal.
Já as que padecem da Diabetes tipo 2 não apresentam sintomas, sendo que a doença só é descoberta ou 'acidentalmente' durante análises de rotina ou porque a doença já está avançada e então surgem complicações associadas. Este tipo de Diabetes está associado à obesidade, ao sedentarismo, a uma alimentação inadequada, mas também à hereditariedade.
Qual é o tratamento indicado para cada tipo de diabetes?
Os pacientes com Diabetes Tipo 1 precisam de ser tratados com recurso à "injeção de insulina". Mas não só. É também necessário que tenham uma alimentação cuidada e que façam exercício físico. E não esquecer o constante controlo através de glicémias.
Já a Tipo 2 é normalmente tratada com "antidiabéticos orais". Mas caso seja necessário poderá também eventualmente recorrer-se à injeção de insulina. Em certos casos será também aconselhado recorrer-se a medicamentos que ajudem a controlar o colesterol e a pressão arterial.