quarta-feira, 13 de março de 2013

O surgimento do Milho


O milho foi levado para a Europa por Cristóvão Colombo em 1493. Começou a ser plantado por camponeses entre as culturas, como uma maneira de burlar os impostos devidos aos senhores feudais. Usado também para alimentar os porcos, foi sendo incorporado na alimentação, porém sofreu um revés dietético: por não conter algumas vitaminas, foi responsável pela epidemia de pelagra, uma doença que cobria o corpo de chagas levando à loucura e à morte.
Mas foi bastante usado como farinha, a polenta nada mais é do que a farinha de milho cozida em água quente. Sendo, no norte da Itália o prato de resistência.

A origem da Batata

Provavelmente começou a ser cultivada pelos incas, no lugar do milho que em
Terras incas não se desenvolviam. Francisco Pizarro, desbravador espanhol, foi seu descobridor por volta de 1530. Quando a batata chegou na Europa, ela servia de comida para os pobres. É somente a partir do século XVII ela será adotada por toda parte, chegando até a ser a principal opção de alimentos de alguns países como a Irlanda em que é vista como um produto saboroso para ser cozida no guisado.