segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mitos e verdades sobre as bebidas energéticas

661497 As bebidas energéticas não devem ser consumidas com bebidas alcóolicas. Foto divulgação Mitos e verdades sobre bebidas energéticas As bebidas energéticas não devem ser consumidas com bebidas alcoólicas. 

BEBIDAS ENERGÉTICAS

Os energéticos são bebidas feitas à base de cafeína e outras substâncias estimulantes, como a glicurolactona e taurina, que potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais ativo ou acelerado. A fórmula contida na bebida faz com que o indivíduo se sinta revigorado durante algumas horas, o que causa uma disposição aparente.
A ação dos energéticos também apresenta efeito rebote para o corpo. Quando consumidas em excesso, as substâncias presentes podem causar ansiedade, agitação, cefaleia e em alguns casos, apresentam grau de toxidade questionável, como a taurina. É necessário consumir corretamente essas bebidas para que não prejudiquem a saúde.
661497 As bebidas energéticas podem interferir na qualidade do sono. Foto divulgação Mitos e verdades sobre bebidas energéticas As bebidas energéticas podem interferir na qualidade do sono. (Foto: divulgação)

MITOS E VERDADES SOBRE AS BEBIDAS ENERGÉTICAS

1. O energético hidrata o corpo.
Mito. Pelo contrário, trata-se de uma bebida diurética, que faz o corpo eliminar líquidos. A principal característica dos energéticos é aumentar a resistência física devido a presença de substâncias como a cafeína.

2. A combinação de álcool com enérgicos é perigosa.
Verdade. Quando são consumidas com álcool, essas bebidas aumentam a liberação de adrenalina, causando suor, palpitações e dependendo da quantidade consumida, pode causar desidratação.
3. Energéticos e isotônicos tem a mesma função.
Mito. Os energéticos foram feitos para diminuir a sensação de cansaço e exaustão, enquanto os isotônicos têm como objetivo repor a água e os sais minerais que são perdidos depois de uma atividade. Os energéticos aceleram o cérebro e as funções, já os isotônicos repõem os nutrientes essenciais. A troca pode comprometer a saúde.
4. Faz mal tomar energéticos em jejum.
Verdade. O risco está relacionado a absorção de suas substâncias pelo organismo. Quando ingerido em jejum, o energético pode comprometer as funções estomacais e de todo o trato digestivo, além de potencializar os efeitos da bebida na medida em que sua absorção é mais rápida.
5. As bebidas energéticas prejudicam o sono.
Verdade.No primeiro momento o individuo perde sono e fica acelerado, entretanto, quando o efeito passa, o organismo necessita de compensar as horas de sono perdidas, dessa forma a pessoa tende a dormir mais.
661497 Os energéticos proporcionam mais força e disposição. Foto divulgação Mitos e verdades sobre bebidas energéticas Os energéticos proporcionam mais força e disposição. (Foto: divulgação)
As bebidas energéticas são grandes aliadas da disposição. Porém, elas devem ser consumidas com cuidado para que não prejudiquem a saúde dos consumidores. Afinal, os efeitos colaterais das bebidas energéticas  podem comprometer o sono, estomago e causar desgaste físico aos indivíduos. Consuma com moderação essas bebidas.

Como incentivar a criança a ter alimentação saudável?


615894 Como incentivar a criança a ter alimentação saudável 01 Como incentivar a criança a ter alimentação saudável?Incentive o consumo de alimentos saudáveis.  
Ingerir essas delícias de vez em quando não faz mal para quem ainda tem a saúde em bom estado. Mas, comer essas “besteiras” todos os dias faz com que o organismo fique em uma situação precária, com o passar do tempo. Quem come mal tende a ficar acima do peso, com falta de vitaminas no organismo e vulnerável à doenças.

INCENTIVE AS CRIANÇAS A COMEREM BEM

Para incentivar a criança a ter uma alimentação mais saudável é necessário ensinar desde o nascimento, praticamente, a importância dos alimentos. Sempre mostrar a fruta, legumes, verdura e grãos e explicar qual a função de cada um para o corpo. Assim, as crianças vão saber que para ter o cabelo e as unhas mais bonitos, por exemplo, é ideal comer cenoura.

NÃO DESISTA FÁCIL

  
Cuidar da alimentação infantil está longe de ser uma tarefa simples. Por isso, muitos pais acabam cedendo aos caprichos gastronômicos dos filhos. Sempre que ele recusar um alimento saudável busque receitas que utilizem aquele mesmo ingrediente e tente novamente. Mantenha as saladas, verduras, legumes, frutas e cereais na mesa e não se canse de oferecer. A criança deve experimentar para dizer se gosta ou não daquele alimento, portanto, recusas só de olhar o item na mesa não devem ser aceitas facilmente.

615894 Como incentivar a criança a ter alimentação saudável 02 Como incentivar a criança a ter alimentação saudável?Deixe a mesa bem colorida 

INVISTA EM COMIDAS COLORIDAS

O colorido chama a atenção das crianças. Um prato de salada onde os alimentos saudáveis formam um desenho, por exemplo, deixam tudo mais interessante. Tente montar o prato da criança de modo divertido e lúdico, para que ela se interesse em experimentar os alimentos. Geralmente funciona e mais tarde o pequeno vai ingerir a comida com maior quantidade de vitaminas sem precisar fazer todo esse processo de convencimento.
615894 Como incentivar a criança a ter alimentação saudável 03 Como incentivar a criança a ter alimentação saudável?Coloque as saladas na mesa  

DETERMINE HORÁRIOS E DIAS NA SEMANA PARA CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

O maior erro dos pais é encher o armário de comidas nada saudáveis e deixar tudo na altura das mãos dos filhos, sem nenhuma regra para consumo. Para que a criança tenha uma alimentação saudável é necessário criar regrinhas básicas, como por exemplo, horário de alimentação e tipo de comida permitida para cada refeição.
Doces, refrigerante, e alimentos industrializados ricos em carboidrato e sódio devem ser regulados. Explique para o seu filho que ele só pode beber refrigerante de final de semana, ou em uma refeição no dia. Apresente opções de sucos naturais para substituição, por exemplo. Evite deixar que a criança coma salgadinho ou bolachas minutos antes das principais refeições e sempre que possível, convide seu filho para preparar a refeição com você, assim ele se interessará mais pelo que come.

Alimentos que ajudam no crescimento infantil

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA OS BAIXINHOS

Quando a criança já começa a compartilhar das refeições  com os pais, é importante saber que, a partir desse momento, tudo vai depender do exemplo que dão e de como os pais ofertam os alimentos necessários para o desenvolvimento saudável de seus filhos.
No cardápio das crianças não pode faltar proteínas, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são de extrema importância para que os baixinhos cresçam com dentes, ossos, músculos e tecidos saudáveis. A alimentação infantil deve ainda conter refeições pequenas e frequentes.

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO CRESCIMENTO INFANTIL

1. Alimentos ricos em ferro: A falta de ferro no organismo das crianças é muito comum, pois elas necessitam de grandes quantidades desse elemento para o crescimento e geralmente não consomem a quantidade ideal. O recomendado é incentivar o consumo, desde cedo, de alimentos que são ricos em ferro, como:
  • Feijões;
  • Carne vermelha;
  • Fígado de Boi;
  • Folhas escuras (espinafre, couve, brócolis);
  • Beterraba;
  • Lentilhas e ervilhas.
Observações: Uma dica é ofertar alimentos que contenham vitamina C, como a laranja, pois ajudam na absorção intestinal do ferro.
430317 ALIMENTACAO Alimentos que ajudam no crescimento infantilNo cardápio infantil não pode faltar proteína, vitaminas e minerais.
  
2. Cálcio: Esse é um dos elementos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes das crianças. O ideal é incentivar o consumo de alimentos ricos em cálcio como:
  • Leite;
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Carnes magras e de frango;
  • Cereais, batatas e hortaliças;
  • Frutas;
  • Peixes frescos.
3. Vitaminas (A, C e D): A vitamina A é importante para o desenvolvimento celular e da pele saudáveis. Já a vitamina C participa da regulação do sistema imunológico e estimula o crescimento da criança. A vitamina D é importante para o metabolismo de cálcio no organismo, além de ser sintetizada pela ação do sol na pele. Podem ser encontrada em alimentos como:
  • Vitamina A: Melão, damasco, papaia, cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba, fígado e ovos;
  • Vitamina C: Acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas (como laranja, limão e tangerina);
  • Vitamina D: óleo de peixe, peixes (salmão, sardinha, atum), cogumelos e ovos.
430317 criancas1 Alimentos que ajudam no crescimento infantilAlém de estimular o crescimentos, a boa alimentação previne doenças.
Os alimentos têm papel muito importante no que diz respeito ao crescimento das crianças, principalmente para que sejam prevenidos outros problemas de saúde. Incentivar, desde as primeiras papinhas, a ingestão de alimentos ricos em nutrientes, faz com que os pequeninos tenham uma boa alimentação, com permanência do bom hábito alimentar durante a fase adulta.