sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Comemorações do dia!






Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória crônica que possui origem autoimune e acomete principalmente as mulheres. Diante de um quadro de lúpus é extremamente necessário o devido tratamento, para que não ocorram complicações mais sérias. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do lúpus considerando os seguintes tópicos:

  • O que é lúpus;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.

O que é lúpus?

LupúsLúpus é uma doença inflamatória que ocorre quando há um desequilíbrio no sistema imunológico. Este é o sistema responsável por proteger o nosso corpo de agressões externas como bactérias, vírus e outros microrganismos. Quando o ocorre algum tipo de disfunção neste sistema ele começa a lutar contra o próprio corpo humano, destruindo articulações, a pele, tecidos do coração, do pulmão, do cérebro e de outros órgãos.
  
Esta doença é uma das mais frequentes causas de consultas a médicos reumatologistas e atinge principalmente o sexo feminino. Mulheres em idade reprodutiva, geralmente entre os 20 e 40 anos de idade, são as mais vulneráveis à doença. Entretanto, homens adultos e crianças de ambos os sexos também estão predispostos ao lúpus.

Como se adquire?

Não se sabe exatamente quais são as causas que levam o indivíduo o desenvolver a doença. Porém, sabe-se que fatores genéticos, ambientais e também hormonais são muito atuantes no processo. Algumas pessoas nascem com uma maior predisposição genética para o lúpus e, quando em contato com o ambiente perfeito para a manifestação da doença, como infecções ou irradiação solar, esta se desenvolve.
Um ambiente ideal para a manifestação é alguma espécie de falha do organismo na produção de anticorpos. Estes acabam reagindo com proteínas diversas causando inflamações em uma série de órgãos diferentes. Dependendo do tipo de anticorpos produzido, o lúpus pode manifestar-se de certa maneira.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são bem diversos. Os mais gerais são febre baixa, cansaço, perda do apetite, desânimo e perda de peso. O inchaço dos gânglios também é bastante comum, assim como dor de cabeça e ansiedade.
Na maioria dos casos ocorrem lesões de pele ao longo da doença. Manchas avermelhadas no rosto e no nariz são bem frequentes e podem deixar cicatrizes quando muito expostas ao sol.  A inflamação de pequenos vasos também é muito comum de ocorrer. A vasculite, como é chamada este tipo de inflamação, gera manchas vermelhas e dolorosas nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés.
A foto-sensibilidade também pode ocorrer. Neste caso, o indivíduo desenvolve uma sensibilidade anormal com relação à luz solar. A queda de cabelos também é frequente, assim como dores e inchaço nas juntas. Sente-se desconforto nas mãos, nos joelhos, nos punhos e nos pés. Inflamação nas membranas que ficam no coração e no pulmão também é algo recorrente. Com isto, há dificuldade para respirar e muita dor no peito.
Pode ocorrer inflamação nos rins e, com isto, aumento da pressão arterial e diminuição na quantidade de urina.
Relatos de pessoas na internet

  • Lupús sintomas“Percebi algumas manchas vermelhas em meu rosto”
  • “Tive muita sensibilidade à luz solar”
  • “Eu já senti muito cansaço e falta de apetite”

Como é feito o diagnóstico?

O reconhecimento por parte do médico de um ou mais dos sintomas descritos acima leva a suspeita de lúpus. Exames de sangue e de urina podem ajudar na confirmação. Entretanto, não existe um exame em específico para este diagnóstico.

Como é o tratamento?

Como os sintomas da doença são bem diversos e podem se manifestar em intensidades variadas, o tratamento muda bastante de acordo com a história do paciente. Geralmente são utilizados alguns medicamentos que ajudem a regularizar o sistema imunológico e outros mais gerais para as inflamações. Foto protetores devem ser utilizados diariamente e cremes com corticoides podem ser prescritos pelo médico para aplicação nas lesões de pele. Anti-inflamatórios e analgésicos são também utilizados para tratar de sintomas mais leves.

Como prevenir?

Não existe ainda uma forma de prevenção ao lúpus, já que a causa é desconhecida e sabe-se que fatores genéticos influem muito. Porém, pessoas que já possuem a doença podem evitar algumas situações para que novas crises não ocorram como exposição solar sem proteção, momentos de estresse ou má alimentação. É indicado praticar atividades físicas e tomar cuidado com a saúde, para que infecções virais não venham a acontecer. Consultas periódicas são médico também são de extrema importância.