segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dicas sobre churrasco


  • Quando a tabua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc, esfregue-a com um pedaço de limão, ou bicarbonato, enxaguando em seguida.
  • Para apagar a churrasqueira, jogue sobre as brasas um punhado de sal. 
  • Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará mais gostoso e saboroso.
  • Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.
  • Bifes de fígado macio: para que os bifes de fígado fiquem macios, acrescente um pouquinho de leite ao temperar.
  • Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero. 
  • Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de tempera-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais óleo.

Parkour e saúde

O que é Parkour?

O Parkour é uma atividade física e emocional que envolve o uso do corpo para superar obstáculos dentro de uma rota. A partir da execução de movimentos instintivos e intuitivos, o sujeito adquire força física e mental para se adaptar ao ambiente em múltiplas circunstâncias, desenvolvendo habilidades resultantes na aquisição de autoconfiança, autoconhecimento e comportamentos pró-sociais. A prática consiste no uso de técnicas que investem no cuidado com o sujeito para a realização dos movimentos de modo simples e natural, todavia, proporciona ao praticante, a liberdade de escolher seu percurso, movimentando-se de acordo com sua personalidade, demandando uma imaginativa reformulação das configurações espaciais e corporais, assim como o esforço reflexivo de redescoberta de si próprio.

O Parkour ajuda na saúde?

 As contribuições desta prática no tratamento da dependência química é muito boa. As oficinas de parkour foram estruturadas a partir de quatro etapas: esclarecimento da proposta do Parkour, aquecimento, superação dos obstáculos através do movimento e conversação para acolher as experiências. Os usuários participaram ativamente e, como resultados, constata-se a identificação com a prática, refletindo na compreensão de sua utilidade em situações em geral, sobretudo, concernente à busca de estratégias para lidar com as dificuldades emocionais do cotidiano, atribuindo um sentido ao movimento diante da superação dos limites e das complexidades impostas pelos obstáculos, assim como pelas intercorrências da vida.  Denota-se ainda, na experiência e nos discursos, a sensação de liberdade proporcionada pelo resgate dos movimentos realizados na infância e a aquisição de consciência corporal e de confiança em si e no outro, reconhecendo a importância do altruísmo. Conclui-se a relevância e a eficácia do Parkour, no tratamento da dependência química, por trabalhar a integralidade do sujeito revelando a imensidão de caminhos possíveis para potencializá-los.