terça-feira, 10 de maio de 2016

A mistura café com leite não é perigosa

A mistura café com leite não é perigosa, pois 30 ml de leite já são suficientes para fazer com que a cafeína não atrapalhe a absorção do cálcio do leite.
Na verdade, o que acontece é que as pessoas que tomam muito café acabam tomando pouco leite, o que diminui a quantidade de cálcio disponível no corpo. É comum o leite ou o iogurte que deveriam ser tomados nos lanches ao longo do dia, serem substituídos por xícaras de café.
Assim, em pessoas que consomem a quantidade adequada de cálcio por dia, a cafeína não provoca deficiência em cálcio.
CaféCafé
Café com leiteCafé com leite

Quantidade de leite necessária por dia

A tabela abaixo mostra a quantidade mínima de leite que deve ser ingerido por dia para atingir o valor de cálcio recomendado de acordo com a idade.
IdadeRecomendação de cálcio (mg)Quantidade de leite integral (ml)
0 a 6 meses200162
0 a 12 meses260211
1 a 3 anos700570
4 a 8 anos1000815
Adolescentes de 13 a 18 anos13001057
Homens de 18 a 70 anos1000815
Mulheres de 18 a 50 anos1000815
Homens maiores de 70 anos1200975
Mulheres maiores de 50 anos1200975
Para atingir a recomendação mínima, deve-se tomar leite, iogurtes e comer queijos ao longo do dia, além de frutas e vegetais que também são ricos em cálcio. Pessoas que não tomam ou não toleram o leite podem optar pelos produtos sem lactose ou pelos produtos de soja enriquecidos com cálcio.

Cafeína

cafeína é considerada um composto químico, ela é classificada como alcaloide que é uma substância principalmente extraída das plantas e pertence ao grupo das xantinas. A cafeína atua no sistema nervoso central e também causa o aumento da produção de suco gástrico, o que é grave para pessoas com úlcera digestiva. Ela também ativa o estado de alerta, pois bloqueia a recepção da adenosina.
A cafeína mesmo sendo considerada uma droga e também causar dependência química, é a mais consumida no mundo, pois além dela ser encontrada no café é também encontrada em alimentos como o chocolate, guaraná, cola, chá-mate e no cacau. Este composto também pode ser encontrado em analgésicos e inibidores de apetite. A quantidade ideal é considera cerca de 300 mg por dia, ou seja, 2 a 3 xícaras de café ou então 5 a 6 latas de refrigerantes derivados de cafeínas, como os com extrato de cola.
Em excesso a cafeína pode causar agitação, ansiedade, dor de cabeça, insônia, também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos. Para as mulheres grávidas é recomendado que se tome pouco ou até mesmo corte o café, pois pode causar deformações fetais ao bebe.

Uma curiosidade desta substância é que ela é incluída nos regulamentos de
 doping de todas as federações desportivas, para ser considerada doping a dose deve ser a partir de 12mcg/ml, o que se consegue com a  quarta xícara.Porém, além de trazer alguns malefícios à saúde, ela também ajuda no aumento da concentração, melhora o humor, diminui a fadiga, controle de peso e apesar de causar dores de cabeça se consumida em excesso, alguns médicos usam o café como tratamento de enxaqueca, porque ela contrai os vasos sanguíneos que normalmente são os causadores da dor de cabeça. Ela também traz efeitos no sistema respiratório, pois possui um aumento discreto da frequência e intensidade da respiração. Um grande benefício, porém ainda em fase de estudo é que essa substância pode ajudar na doença do Mal de Parkinson, pois ajuda a amenizar a doença ou até mesmo impedi-la de se manifestar. Para as mulheres também tomar pouco antes da menstruação ajuda nos sintomas da TPM. A cafeína possui um grande efeito diurético, o que por sua vez pode causar desidratação com atividades prolongadas.
Todo produto que contenha a cafeína pode ser consumido, porém sem exagero, dependendo da pessoa pode causar problemas graves a saúde, como qualquer outra droga também pode levar ao vício, onde começa causar os danos a saúde.