quinta-feira, 14 de março de 2013



Suplementação de ácidos graxos ômega-3 modula genes relacionados com inflamação em pacientes obesos graves

Estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 modu...la favoravelmente o tecido adiposo, perfil lipídico e reduz a inflamação sistêmica de pacientes obesos graves não diabéticos. Segundo os autores, estes efeitos podem ser benéficos no tratamento em longo prazo da obesidade.

Os pesquisadores selecionaram 55 pacientes gravemente obesos (índice de massa corporal ≥40 kg/m2), não diabéticos, com idade entre 20 e 65 anos, que estavam programados para se submeterem à cirurgia bariátrica. Os participantes foram aleatoriamente distribuídos em dois grupos: um grupo recebeu 4 cápsulas de suplemento, totalizando 3,36 g de ácidos graxos ômega-3 por dia (1 cápsula continha 460 mg de ácido eicosapentaenoico [EPA] e 380 mg de ácido docosaexaenoico [DHA]); e o grupo controle recebeu cápsulas contendo gordura do leite. A suplementação teve duração de oito semanas. Durante esse período, todos os participantes consumiram uma dieta isocalórica, com 55% de carboidrato, 15% de proteína e 30% de lipídeos.

No final da intervenção, os pacientes foram submetidos à cirurgia bariátrica e durante essa intervenção foram retiradas amostras de tecido adiposo visceral (TAV) e tecido adiposo subcutâneo (TAS) para avaliar a expressão de genes relacionados com inflamação.

O tratamento com ácidos graxos ômega-3 foi bem tolerado e sem efeitos adversos. O grupo que recebeu a suplementação de ácidos graxos ômega-3 apresentou diminuição dos níveis sanguíneos de interleucina-6 ([IL-6], que é uma interleucina pró-inflamatória, (p=0,04) e triacilgliceróis (p=0,03), em comparação com o grupo controle. Houve diminuição também na expressão de genes inflamatórios, como MCP-1 (proteína quimiotática de monócitos-1) e MIP-1alfa (proteína inflamatória derivada de macrófagos-1alfa) no tecido adiposo subcutâneo (p<0,05) nos indivíduos suplementados com ômega-3. Os pesquisadores também observaram que o tratamento com ácidos graxos ômega-3 aumentou a produção de eicosanoides anti-inflamatórios no tecido adiposo visceral e tecido adiposo subcutâneo (p<0,05).

“A inflamação do tecido adiposo é a base da inflamação sistêmica relacionada com a obesidade, o que predispõe os pacientes a um maior risco para o desenvolvimento de doença metabólica e cardiovascular. Este é o primeiro estudo clínico randomizado e controlado demonstrando que o tratamento com ácidos graxos ômega-3 atenua a inflamação sistêmica e do tecido adiposo em indivíduos gravemente obesos”, concluem os autores.


SUCO A BASE DE COUVE


Rico em vitaminas, o suco de couve ajuda a combater as seguintes doenças: depressão, úlceras e até elimina as substâncias cancerígenas. Auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, a couve é anti-inflamatória... e cicatrizante.

Receita
Calorias: 40 calorias por copo
• 2 folhas de couve lisa
• 2 folhas de couve-de-bruxelas
• 1 rama de couve-flor
• 1 rama de brócolis
• 4 cenouras
• 1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas)
• 1 copo de suco de laranja
• Bata no liquidificador e adoce com mel.
Foto