terça-feira, 10 de novembro de 2015

Arroz integral perfeito

arroz é uma das comidas mais fáceis de fazer e está presente em quase todas as casas pois é um dos clássicos da alimentaçãobrasileira. Ele forma uma dupla perfeita combinada com o feijão e até já falei dos benefícios deles AQUI.

O grão tem um super valor nutritivo, desde que seja utilizado na versão integral. Olhem quanta coisa boa! Compare as diferenças:

Porém, muita gente ainda tem dúvidas de como prepará-lo e reclama que nunca fica bom. Eu era uma dessas pessoas e não comiaarroz integral em casa de forma alguma, somente em restaurantes à quilo. Não tinha jeito! Todas as minhas tentativas de fazer arroz em casa eram frustradas e eu achava aquilo horrível!
Até que… aprendi a fazer de forma correta.

Então hoje vou passar minhas dicas simples para preparar um belo arroz integral e coloca-lo no seu dia a dia. Com o tempo, se acostuma e tenho certeza que você nem vai mais ter arroz branco em casa! Aqui foi assim.

Eu gosto de usar o arroz cateto, mas ointegral tipo agulhinha também é bom e até mais fácil de fazer pois fica mais soltinho.

A primeira dica é colocar o arroz de molho na noite anterior. Isso vai deixa-lo mais macio e seu cozimento ficará mais rápido. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. A dica é colocar o arroz de molho, sendo 2 xícaras de água para cada xícara do grão. Adicionar duas colheres de vinagre, suco de limão ou trocar a água pelo soro do leite proveniente da sobra do queijo que passei receita AQUI, vai otimizar o processo.

Para dar um sabor especial, na hora do preparo vale acrescentar cebola ou alho picadinho, assim como se faz com o arroz branco. Temperar a comida é um dos segredos do sabor!
Nada de fritar o arroz! Isso se torna totalmente dispensável e só acrescenta calorias ao prato. Se fizer questão do sabor do azeite de oliva, adicione depois quando o arroz já estiver pronto, mas lembre-se que cada colher de azeite tem cerca de 119 calorias.

Refogue a cebola ou alho junto adicionando um pouquinho de água, com ensinei AQUI . Coloque o arroz e já adicione o sal. Em seguida é hora de adicionar a água.
Para 1 xícara de arroz integral eu adiciono 3 xícaras de água. Já para 2 xícaras de arroz, a medida é de 4 xícaras e meia de água. Isso foi feito baseado em centenas de estudos e tentativas. rsss Porém, essa medida pode mudar de acordo com a sua panela ou fogão.

Para acertar essa medida e o ponto correto, quando a água estiver secando, é preciso provar o grão. Se estiver duro ainda adicione mais um pouquinho de água e deixe cozinhar. Não coloque muito pois pode ficar empapado. Fique de olho até chegar no ponto ideal.

O segredo do arroz é o tempo de cozimento. Ele demora mesmo! E descobri que o meu nunca ficava bom porque eu não tinha paciência para esperar. Se não deixar de molho, serão cerca de 40 minutos na panela cozinhando, então se você é como eu que cozinha tudo em 15 minutos, prepare-se antes quando for fazer arroz.

Tem gente que gosta de fazer o arroz na panela de pressão e dá super certo, diminuindo bastante o seu tempo de cozimento. Eu não faço no dia a dia porque cozinho pouco arroz por aqui. Mas se a família é grande ou se você for cozinhar para vários dias, essa dica é ótima! Basta colocar os temperos, o arroz e a mesma medida de água que passei acima e colocar no foro por cerca de 20 minutos. Tá pronto seu arroz!

Agora quero ver todo mundo comendo arroz integral gostoso!
Gostaram das dicas? Como vocês fazem arroz integral em casa? Me contem seus segredinhos!

Receita de água saborizada

Ingredientes

-2 canelas em pau (pequenas)
-1 limão siciliano cortado em rodelas finas
-1 laranja cortada em rodelas finas
-1 litro de água gelada
-20 folhas de hortelã

MODO DE PREPARO:

- Coloque tudo dentro da jarra e misture.
- Deixe 30 minutos gelando na geladeira e está pronta pra servir!!