quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Principais motivos da dor de cabeça

Dr. Arthur Frazão (Médico)

A dor de cabeça constante pode ser causada por diversos fatores, como cansaço, estresse, preocupação e ansiedade. Além disso, a dor de cabeça frontal também pode estar relacionada a outros problemas de saúde, como por exemplo:

Calor: O calor excessivo leva à desidratação leve e a dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, provocando dor de cabeça;Problemas de visão que forçam a vista provocando dor de cabeça, principalmente em crianças;Corpo cansado: Numa noite mal dormida o corpo não descansa o suficiente e se concentrar fica mais difícil;Alimentos: Consumo de alimentos estimulantes como café, coca-cola e chocolate;Jejum: Ficar muito tempo sem comer porque pode causar hipoglicemia;Doenças: Enxaqueca, sinusite, rinite, gripes e resfriados;Bruxismo: apertar ou raspar os dentes durante a noite altera o posicionamento da articulação da mandíbula, causando dor de cabeçaAlterações hormonais como TPM e gravidez;​Problemas de coluna que afetam principalmente a cervical.

A dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está relacionada à enxaqueca. Neste caso, a dor é latejante ou pulsátil e pode durar até 3 dias, sendo de difícil cura.

A dor de cabeça constante e tontura podem ser sintomas de pressão alta ou de gravidez. Já a dor de cabeça constante só no lado esquerdo ou direito pode ser enxaqueca ou algo muito específico que deve ser avaliado pelo médico.

A dor de cabeça constante na nuca pode ser causada por contratura muscular na região do pescoço, problema de coluna, e quando ela aparece na gravidez pode estar relacionada a eclâmpsia e, por isso, é importante consultar um médico.