quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Chá de Calluna (Urze)

O assunto de hoje é uma planta bastante conhecida nos países ibéricos (Portugal e Espanha) mas ainda pouco explorada aqui no Brasil. Trata-se da Calluna vulgaris, popularmente denominada de calluna ou urze. Ela é historicamente utilizada para fins medicinais e, de uns tempos para cá, vem sendo investigada por cientistas.
A calluna contém substâncias antioxidantes, capazes de combater os radicais livres e prevenir as inflamações. A presença de flavonoides nas folhas e flores da planta, como a quercetina ou o kaempferol, fazem com que ela tenha ação anti-inflamatória, antisséptica e antialérgica, além da ação adstringente e regeneradora de tecidos.
Por isso, o chá preparado com as flores da urze é bastante indicado para tratar as dores reumáticas, a gota, a hipertensão, os problemas urinários, gases intestinais e problemas renais. Ele também previne a formação de manchas na pele, devido à sua ação fotoprotetora.
Todos esses benefícios podem ser aproveitados por meio da infusão feita com as flores da calluna. Para tanto, é preciso seguir atentamente o modo de preparo e, sobretudo, as indicações de consumo. Veja a receita e como fazer o chá em casa do modo correto.

Você vai precisar de:

Calluna
Calluna
  • 2 colheres (sopa) das flores da calluna
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Leve a água ao fogo. Assim que começarem a surgir as primeiras bolhas, acrescente as flores da calluna e desligue. Mantenha a infusão abafada por 15 minutos. Depois coe e reserve para consumir.

Posologia

Beber de 3 a 4 xícaras do chá frio ou morno ao longo do dia.

O que é Asma?

A asma é uma doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, de caráter hereditário (o que significa que comumente várias pessoas numa mesma família costumam apresentar o quadro de crise asmática). Essa inflamação é o estreitamento dos bronquíolos (são os canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações também conhecidas como broncoespasmos.

Sintomas Da Asma

Uma crise de asma tem como principal sintoma a dispneia (dificuldade para respirar), mas outros sintomas podem ocorrer tais como tosse seca, sibilos (o famoso chiado), coriza, sensação de opressão no peito, insônia (provocada pela interrupção do sono, como resultado da dispneia), cianose (coloração azulada da pele, causada pela baixa oxigenação no sangue), lacrimejamentos e outros.
Asma
Asma

Tipos De Asma

O asmático autêntico é aquele que sofre crises asmáticas ao longo de toda a vida. Porém, a asma pode acometer as pessoas em diferentes fases e idades da vida. Existem pessoas que têm crises asmáticas somente na infância; em mulheres as crises podem cessar com a chegada da puberdade, devido aos hormônios, e retornar durante a menopausa. Outras pessoas podem nunca ter tido crises na infância e só vir apresentar os primeiros sinais já na vida adulta.
Além disso, a doença se apresenta em 4 tipos distintos, classificados com relação à frequência e gravidade dos sintomas das crises. São eles:
  • Grau 1: sintomas leves e intermitentes até 2 dias por semana;
  • Grau 2: sintomas leves e persistentes mais de 2 vezes na semana, mas não mais de uma vez no mesmo dia;
  • Grau 3: sintomas moderados e persistentes, todos os dias, com episódios limitados a uma vez ao dia;
  • Grau 4: sintomas graves e persistentes, com frequência contínua e crises todos os dias, mais de uma vez ao dia.

Como Prevenir Crises Asmáticas

Os fatores que desencadeiam uma crise asmática variam de pessoa para pessoa, mas em geral são: mudanças abruptas de temperatura (costumam piorar no frio) e a presença no ambiente de poeira, pelo de animais como cães e gatos, bolor (mofo), perfumes ou cheiros fortes como de tinta, cloro ou verniz. O estresse e infecções no trato respiratório superior, como gripes, tendem a agravar situações de crise asmática.

Dicas importantes

  • Nunca fume, pois a fumaça pode provocar crises;
  • Mantenha a calma durante a crise asmática, pois o pânico só fará com que se agrave;
  • A casa do asmático deve estar sempre limpa e livre de cheiros fortes como desinfetantes e perfumes.

Chá Contra a Azia

A pirose ou azia é a sensação de queimação no estômago. Inclusive, o nome pirose vem do grego “pýrosis”, que significa queimar. O ardor geralmente começa na “boca do estômago” e se propaga até a faringe, causando forte ardor, ânsia de vômito e aumento na salivação. Ele pode ser sintoma de vários problemas relacionados ao aparelho digestivo, como o refluxo gastroesofágico,  ou indicativo de irritações e inflamações no esôfago.
A queimação é causada pelo ácido gástrico. Ele serve para facilitar a digestão dos alimentos. Porém, fora do ambiente estomacal, a substância ácida irrita as paredes sensíveis do aparelho digestivo, dando origem à sensação incômoda. A má alimentação geralmente é o principal fator para que esse processo ocorra.
A fim de aliviar o problema, o chá abaixo é uma boa opção. O segredo está na combinação de duas ervas que acalmam a queimação e melhoram a digestão:
Espinheira SantaEspinheira santa – é adstringente, analgésica e antiácida, sendo ideal para combater a azia;
Erva cidreira – facilita o processo digestão, eliminando o que pode ser a causa da queimação.
Por causa dessas propriedades, a infusão costuma ser bastante eficaz no tratamento dos sintomas. Veja como preparar a receita corretamente.
Espinheira Santa

Você vai precisar de:

Modo de Preparo:

Coloque todo os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, deixe as ervas cozinharem por 5 minutos. Desligue, tampe e espere amornar. Coe antes de consumir.

Posologia

Beber 4 xícaras do chá por dia, preferencialmente após as refeições.