terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Substituir cebola branca por cebola roxa


Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.” Morangos e cerejas saibam, também são reservas de antocianinas.
Cebola branca por cebola roxa
 


Soja: a história não é como parece.

Na última década vários estudos mostraram os efeitos da soja na saúde cardiovascular, melhora de dislipidemias, redução de alguns tipos de câncer e modulação estrogênica. Mas a maioria dos ortomoleculares são contra a mesma. O motivo?

1 – A Soja (“leite”, “carne” e grãos) não substitui carne, principalmente quando se trata de proteína texturizada de soja. Tem i...negável valor protéico, mas tem também fatores antinutricionais, tais como ácido fitico e inibidores de tripsina.
2 – Os fitatos (ácido fítico) são compostos químicos utilizados pelas plantas para armazenar o fósforo. São considerados antinutricionais, pq reduzem a absorção de minerais como: cálcio, ferro, magnésio, manganês, cobre e zinco. A maiorias das plantas possui fitatos e se você começar a utilizar um alimento que possui muito fitato provavelmente ocorrerá um desequilíbrio na absorção dos minerais.
3 – A soja também é rica em os inibidores de tripsina, denominados de Kunitz e Bowman-Birk. Por conta dos efeitos antinutricionais, fizeram alguns estudos para esclarecer o mecanismo de ação destes compostos, uma vez que ambos causam hipertrofia do pâncreas de ratos e aves.
4 – Há ainda a questão dos fitoestrogênios que podem mimetizar ação do estrógeno (hormônio presente em homens e mulheres, porém em maior quantidade em mulheres) em locais indesejados. Imaginem milhões de crianças do sexo masculino consumindo desde o começo da vida soja.
5 – Cerca de 95% da soja produzida no país é transgênica. Não há estudos que estabeleçam a real segurança desse tipo de alimentos. Pelo contrário, estudo recente em ratos evidenciou que o consumo de uma ração à base de transgênicos aumentou o risco de malformações e cânceres.

Mas e os benefícios? A soja pode ser consumida desde que seja fermentada. A fermentação neutraliza os fatores antinutricionais. A forma mais segura de consumir soja é na forma de Tempeh. Outras formas são o tofu e o missô.


BACTÉRIAS NA CEBOLA.

Atenção!
Em 1919, quando a gripe matou 40 milhões de pessoas havia um doutor que visitou muitos agricultores para ver se ele poderia ajudá-los a combater a gripe, pois que muitos deles que haviam contraído a doença haviam morrido.

Em uma visita na propriedade de outro fazendeiro, na mesma região, a médico surpreendeu-se em saber do bom estado de saúde que lá encontrou. Todos estavam muito saudáveis. Quando o médico perguntou ao fazendeiro o que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuía-os nos quartos da casa.

O Médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe entregar uma das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, quando então observou enormes números de bactérias da gripe ali acumulados.

Levado a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um ímã enorme para as bactérias, especialmente as cebolas cruas.

Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo consumi-las a posterior.

Além disso, os cães nunca devem comer cebolas. Seus estômagos não podem metabolizar cebolas.

Lembre-se: é perigoso cortar uma cebola e consumi-la no dia seguinte. A cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma noite única, e cria bactérias tóxicas. Estas bactérias podem causar infecções do estômago adversos por causa de secreções biliares em excesso e intoxicação alimentar.