domingo, 17 de julho de 2016

O que causa manchas pretas nos dentes das crianças

Comida e bebida

Muitos tipos de comida e bebida podem manchar os dentes das crianças. Depois da higiene dental precária, uma das razões mais comuns dos dentes com manchas pretas são as cáries, também conhecidas como síndrome da mamadeira ou "podridão da mamadeira". Apodrece por causa do açúcar proveniente do suco ou do leite, quando o bebê adormece com a mamadeira, podendo o dente ficar preto. Crianças mais velhas podem desenvolver descoloração nos dentes por conta de comidas e bebidas como frutas vermelhas, cerejas, batata, molho de soja, chá, café e refrigerantes como os de cola, além de vitaminas suplementares que contenham altas taxas de ferro. Comidas com altas taxas de frutose, como xarope de milho por exemplo, quando usadas por um determinado período de tempo, podem descolorir e apodrecer os dentes. Crianças mais novas com síndrome da mamadeira devem visitar o dentista imediatamente.

Doenças e medicações

Algumas doenças afetam o esmalte, que é a camada dura que cobre o dente. Outras afetam a dentina, que é o material abaixo do esmalte. Disfunção salivar por exemplo, ocorre por causa da perturbação que a saliva proporciona ao tentar remover comida e outros materiais do dente e pode ser a causa das manchas pretas. Anemia falciforme, leucemia, câncer, diabetes, sarampo, catapora e escarlatina podem causar a descoloração do esmalte do dente. Infecções em gestantes podem afetar o desenvolvimento do esmalte dos dentes dos bebês, deixando-os pretos depois de nascidos. Existem várias doenças hereditárias que podem causar manchas pretas nos dentes das crianças. Remédios também podem deixar os dentes mais escuros. Antibióticos como tetraciclina e anti-histamínicos tais como Benadryl podem manchar e escurecer o dente em desenvolvimento de uma criança. Mulheres que tomarem tetraciclina durante a gravidez poderão ter seus bebês com dentes escuros no futuro.

Fluoreto e minerais

O fluoreto protege o dente mas, em excesso na água ou no creme dental, pode causar o escurecimento dos dentes das crianças. Muitas delas engolem creme dental e isso faz com que seus dentes se tornem pretos, por isso aquelas com menos de três anos devem usar creme dental sem fluoreto para evitar esse processo. Minerais da água de poço também podem escurecer o dente em desenvolvimento, especialmente quando a criança possui uma doença que impede a formação do protetor de esmalte do dente. Comprar água tratada e usá-la nas mamadeiras, no preparo da comida, bebida e durante a escovação de dentes das crianças, pode prevenir manchas nos dentes causada pela água de poço. Uma higiene dental apropriada deve ser introduzida e praticada assim que o primeiro dente nascer. Estes devem ser escovados em toda a superfície usando movimentos circulares de dois a quatro minutos, e o uso de fio dental também é muito importante.