segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Chá para tensão pré-menstrual

A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, é um problema que atinge muitas mulheres. O ciclo menstrual é marcado por uma série de variações hormonais. A oscilação na produção de hormônios é o principal responsável por esse estado de irritabilidade comum nos dias anteriores à chegada da menstruação.Além da tensão, vários outros sintomas podem aparecer nesse período, como: cólicas, dores de cabeça, insônia ou sono em excesso, necessidade de comer doces, dor nos seios e desânimo. A somatória desses sinais causa incômodo não só para quem os sente, mas também para as pessoas no entorno. Por isso, a TPM pode causar problemas de relacionamento e até no trabalho.Existem casos em que as causas da TMP precisam ser averiguadas, mas, de um modo geral, os sintomas desaparecem em poucos dias e tudo volta ao normal. Os chás podem ser aliados no controle desses sinais incômodos, como é o caso da erva doce e da camomila. Essas ervas ajudam aliviam as dores e regulam a produção hormonal, além de terem função calmante.Erva Doce

Você vai precisar de:

1 colher (sopa) de camomila1 colher (sopa) de erva doce1/2 litro de água

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte a água, a erva doce e a camomila. Leve ao fogo e desligue assim que levantar fervura. Então tampe e deixe abafado até amornar. Em seguida coe e reserve para consumir ao longo do dia.

Posologia

O chá deve ser tomado morno ou frio em pequenas porções durante todo o dia. O ideal é que ele seja consumido alguns dias antes da chegada da menstruação, todos os meses.

Precauções

Evite consumir o chá em excesso, pois altas doses de camomila podem ter um efeito reverso ao esperado, ou seja, aumentar o nervosismo, a insônia e ainda provocar enjoo. Siga as recomendações e procure um médico casa algo de errado ocorra durante o tratamento.

Benefícios do açaí

Na região Norte do país, sobretudo no estado do Pará, o açaí faz parte da alimentação de quase todas as pessoas. Por lá, a forma mais comum de consumo da fruta é a polpa com farinha. Mas o açaí ganhou o Brasil e o mundo. Hoje, as lojas e quiosques que comercializam alimentos feitos com a frutinha estão presentes em quase todos os lugares. Nesses locais, a preferência é pelo creme gelado adoçado com xarope de guaraná. E muito do crescimento no consumo é explicado pelos benefícios do açaí para a saúde, além, é claro, do seu sabor.Açaí

Nutrientes da Fruta

O açaí é altamente energético e bastante nutritivo. Ele contém proteínas, que participam da formação do sangue e dos tecidos; ferro, que ajuda no controle da anemia e produz enzimas essenciais para as funções do cérebro; o cálcio, que auxilia na formação óssea; vitamina b1, essencial para o sistema nervoso e bom funcionamento do coração; vitamina C, capaz de proteger organismo de doenças; e vitamina E, que tem ação antioxidante e cardioprotetora. Além desses nutrientes, o açaí ainda é rico em flavonoides e antocianinas, que têm papel importante no combate aos radicais livres e proteção contra diversas doenças.

Estudo Sobre o Açaí

A cardiologista Claudine Alves Feio, da Universidade Federal do Pará, desenvolveu os primeiros estudos sobre os benefícios do açaí. Inicialmente, o consumo da fruta foi testado em coelhos. Um grupo de cobaias ingeriu o açaí e outro não. Na comparação dos resultados de exames clínicos dos dois grupos, os pesquisadores notaram que o grupo que consumiu a fruta apresentou redução no colesterol e nos triglicerídeos.Numa segunda etapa, os estudos foram feitos com voluntários humanos, que tinham problemas de colesterol ou triglicerídeos. Mais uma vez, os exames revelaram melhoras consideráveis nos níveis sanguíneos dessas gorduras. De acordo com a pesquisadora, a principal para esse efeito são os fitoesteróis, que são “confundidos” com as gorduras pelo nosso organismo e acabam sendo absorvidas enquanto as partículas gordurosas são eliminadas pelas fezes.