segunda-feira, 25 de julho de 2016

A testosterona causa o crescimento de pelos?

A testosterona pode causar o crescimento de cabelos, porém, não onde você deseja: na cabeça. A testosterona, um andrógeno, é um hormônio masculino, mas as mulheres também o têm. Ela tem muitas funções, dentre elas, manter a libido de homens e mulheres. Mas, em se tratando de pelos, a testosterona -- com a ajuda da DHT (dihidrotestosterona) -- pode causar problemas. Contudo, o impacto da testosterona no crescimento de pelos dependerá de a pessoa ser mais jovem ou idosa. No caso de mulheres, dependerá da quantidade de testosterona sendo produzida.

Hirsutismo

Se uma mulher produz muitos hormônios masculinos (andrógenos, incluindo testosterona), isso pode causar hirsutismo -- excesso de pelos em mulheres. O pelo pode crescer no corpo todo e ser grosso. Maria New, a chefe de pediatria e endocrinologia no Cornell Medical Center, em Nova York, explica que se os folículos de cabelos forem muito sensíveis aos andrógenos -- mesmo que o nível de andrógenos seja normal --, isso pode causar hirsutismo.

Combinando

Se uma mulher começar a ter muitos pelos crescendo pelo corpo, e isso acontecer em conjunto com o aparecimento de acne, falta de menstruação ou períodos irregulares, ela deve consultar um médico. Isso pode indicar outros problemas mais sérios.

Perda de cabelo

Muita testosterona pode fazer com que o cabelo afine e até mesmo caia, ou seja, apesar de ela fazer os pelos da face e pernas crescerem, ela não trará benefícios ao couro cabeludo.

Homens

Em adolescentes homens, a testosterona e a DHT estimulam o crescimento de pelos no rosto, região pubiana, couro cabeludo e axilas. Posteriormente, esses mesmos hormônios podem fazer com que os folículos de cabelo na cabeça diminuam. Quando um homem apresenta calvície parcial, entende-se que os folículos daquela região têm uma resposta muito intensa e são sensíveis à DHT. Os folículos quebram-se até chegar a um ponto em que não sejam mais capazes de produzir cabelos.

Tipos de pelos corporais

De acordo com o Wdxcyber.com (veja Recursos), existem dois tipos de pelos corporais. Os pelos terminais são pigmentados, longos e grossos e respondem a influências hormonais. Os pelos do restante do corpo são não pigmentados, curtos e finos e não respondem a influências hormonais. Altos níveis de andrógenos podem criar pelos terminais ainda mais grossos e pesados no corpo de uma mulher e, por vezes, transformam os demais pelos em terminais também.

Baixos níveis de estrogênio

Se os níveis de estrogênio em uma mulher estiverem baixos, isso fará com que a testosterona ocupe esse lugar e comece a estimular o crescimento de pelos no corpo da mulher. A DHT, a forma mais potente do andrógeno, poderá estimular o crescimento de pelos e o aparecimento de acne.