quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Religião

O conceito de religião tem origem no termo latim religĭo e refere-se ao conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade. A religião implica sentimentos de veneração e de obediência perante Deus ou os deuses, normas morais para a conduta individual e social e práticas rituais, como a oração e o sacrifício como forma de prestar honra.
De acordo com a sua concepção teológica, existem vários tipos de religiões. As monoteístas são aquelas que se baseiam na existência de um só Deus, criador do universo (como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo). As politeístas, por sua vez, acreditam na existência de muitos deuses organizados numa hierarquia ou num panteão (como o hinduísmo ou as antigas religiões egípcias e romanas). Também se pode falar das religiões panteístas, que sustentam que o criador e os objectos criados constituem uma mesma entidade (como o taoísmo), e das religiões não-teístas que não acreditam na existência de deuses absolutos nem em criadores universais (como o budismo).
Outra classificação das religiões surge de acordo com a sua revelação. As religiões reveladas baseiam-se na presumida revelação feita por uma entidade sobrenatural, que indica quais são os dogmas nos quais se deve crer e as normas e ritos que se devem seguir. As religiões místicas, por sua vez, são filosofias de vida (não é definido qualquer sistema de crenças), ao passo que as religiões naturalistas, embora também não definam nenhum sistema de crenças, admitem que existem deidades e espíritos nas manifestações da natureza.

 Conceito de religião - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/religiao#ixzz3wxkRDuz1

Comemoração do dia!