sábado, 5 de dezembro de 2015

Corrimento Marrom, Amarelo e Branco

O que é corrimento?

Corrimento vaginal é o nome dado aos fluídos que saem da vagina. Tal situação pode ser algo completamente normal ou sintoma de alguma patologia, por isto, é preciso que um médico avalie devidamente o que está acontecendo.
Basicamente, todas as mulheres em idade reprodutiva podem sofrer de corrimento vaginal normal um dia. Este é o resultado da combinação de células mortas, bactérias naturais da região e muco. O volume diário fica por volta de 1 a 4 ml e as principais funções são umedecer, limpar, lubrificar e dificultar o surgimento de infecções. O corrimento normal possui aspecto leitoso, branco ou transparente e odor fraco.
Quando o corrimento vem junto de ardência, de coceira, de vermelhidão ou de dor na vulva e/ou na vagina é preciso atenção. Estes são sintomas de leucorreia, ou corrimento vaginal não fisiológico, como provenientes da candidíase, gonorreia, clamídia e da tricomoníase, por exemplo. Diante de qualquer sinal enviado pelo seu corpo, não hesite em procurar por ajuda médica. A grande maioria das condições pode ser devidamente tratada e resolvida quando precocemente detectada.

Como se adquire

O corrimento fisiológico, ou normal, é algo bastante comum em todas as mulheres, sendo que se torna mais frequente em certos períodos como na gravidez, perto da ovulação ou no meio do ciclo menstrual, por exemplo. Além disto, o corrimento é estimulado pelo estrogênio, portanto, mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais à base deste hormônio sofrem mais com a condição.
Já o corrimento não fisiológico, é geralmente provocado por bactérias ou por fungos, como nos casos de candidíase, de gonorreia e de clamídia, por exemplo. No caso da tricomoníase é um protozoário que leva à condição. Os microrganismos podem ser transmitidos via relações sexuais, ou ainda, serem próprios do organismo da pessoa, porém, em fase de multiplicação indevida. Atrofia da mucosa da vagina e alergias a substâncias também podem levar ao desenvolvimento de corrimento anormal, assim como espermicidas e corpos estranhos no local.

Corrimento marrom, amarelo e branco: o que pode ser?

O corrimento marrom possui este aspecto devido à presença de sangue coagulado. Geralmente ele é decorrente de restos de menstruação, de traumas, de corpos estranhos, de infecções ou ainda do início de uma gravidez. Outra possível causa do corrimento marrom é atrofia vaginal e gravidez fora do útero, por exemplo.
corrimento marrom, amarelo, branco
Já o corrimento amarelado é normalmente sintoma de alguma infecção. Ele vem acompanhado de mau cheiro, de coceira e de ardência na região da vulva e/ou da vagina. Uma das principais condições que leva a tanto é a tricomoníase, sendo também uma característica da gonorreia e da clamídia.
O corrimento branco pode ser algo normal do corpo feminino, especialmente se ele vier em pequenas quantidades. No entanto, um corrimento branco acinzentado espesso pode ser sintoma de candidíase, principalmente se ele vier acompanhado de coceira e de dor na vagina.

Diagnóstico

Diante destes sinais descritos acima é importante consultar um médico. Até mesmo o corrimento fisiológico é preciso ser avaliado de tempos em tempos, para que se verifique quaisquer possibilidades de transtornos. É fundamental que todas as mulheres consultem um médico periodicamente e realizem exames de rotina, pois, desta forma, o organismo fica monitorado e o corpo protegido de uma série de condições.
Para que o diagnóstico correto seja estabelecido é preciso verificar qual microrganismo vem causando a condição. Amostras do fluído são, portanto, colhidas para uma posterior investigação microscópica e cultural. Além disto, o ginecologista necessita estudar os sintomas, para verificar, por exemplo, se há inflamação ou somente corrimento na região.

Como é feito o tratamento
 
O tratamento irá variar de acordo com a causa do problema. Corrimentos vaginais provocados por fungos deverão ser tratadas com pomadas ou comprimidos antifúngicos, por exemplo. Já corrimentos decorrentes de infecções bacterianas devem ser tratados com antibióticos de uso local ou via oral.
É preciso também que medidas básicas de higiene sejam adotadas, assim como é frequente que o parceiro sexual passe pelo mesmo tratamento. De uma forma geral, as condições são devidamente tratadas rapidamente, no entanto, podem haver recidivas, por isto é preciso cuidado. Corrimentos fisiológicos provocados por pílulas anticoncepcionais também pode ser tratados, por exemplo, com modificações no método anticonceptivo.

Como prevenir

De uma forma geral, é fundamental manter bons hábitos de higiene e fazer uso de preservativo em todas as relações sexuais. Procure não compartilhar toalhas e roupas íntimas com outras pessoas, assim como procure não utilizar roupas íntimas de tecido sintético, dando preferência àquelas feitas com algodão.
Calças muito justas favorecem a proliferação de fungos, principalmente em dias de calor, portanto, evite o uso das mesmas. Muitas vezes o corrimento pode ser algo decorrente de alergias a espermicida, camisinha ou produtos de higiene íntima. Por isso, sempre é importante conversar com um médico para verificar a real causa do problema.