domingo, 20 de dezembro de 2015

Comemoração do dia!

Alerta para o perigo de seguir a orientação dos blogs fitness

Coincidindo com a nova diretriz americana de novembro 2015, os cardiologistas brasileiros, recentemente, iniciaram a atualização sobre a avaliação médica prévia dos indivíduos praticantes de atividades físicas, esportivas e dos especiais (paratletas), além da prevenção da morte súbita no esporte e no exercício.   
Maiores riscos não são os cardíacos, mas a falta de cuidados, diz médico

Sendo o editor geral, convidei quase 30 médicos do esporte e cardiologistas para trabalhar nessa árdua tarefa que determinará novas recomendações para os praticantes de corridas de rua e outros esportes, usuários de academia e de entidades sócio esportivas, esportistas amadores ou profissionais. Ela estará concluída até o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Tudo isso para que a população e atletas tenham uma orientação médica segura no combate do sedentarismo, praticando exercícios ou esportes de modo saudável e de resultados.  
Mulher olhando o celular euatleta (Foto: Getty Images)Malhar olhando as dicas no celular não pode. Orientação deve vir do professor de educação física (Foto: Getty Images)


Uma situação que se espalha e chama a atenção, várias pessoas nos contam que iniciaram exercícios nos difundidos “espaços” holísticos de exercício e emagrecimento, sem profissionais da saúde. Algo feito por terapeutas do nada, mas agora muito mais chique, com programas de treinamento e de emagrecimento orientados por um coach ou um blogueiro fitness sem formação profissional. Na verdade são indivíduos autodidatas sem profissão reconhecida, que leram muito livros de auto ajuda, se julgando grandes incentivadores ou estimuladores de pessoas.
Avaliação física na academia não serve para diagnosticar doenças, diz médico

Cuidado! Pratique exercícios físicos somente com profissional de educação física (para a saúde) ou com fisioterapeuta (para reabilitação ou recuperação de lesões) após a avaliação médica especializada. Esses tais profissionais coach e blogueiros “da saúde” sem nenhuma formação profissional universitária, não podem, por Lei Federal, dar opiniões ou palpites em áreas da saúde, pois incorre no exercício ilegal de uma profissão, como a de médico, nutricionista, profissional da educação física, fisioterapeuta, psicólogo.  
Quer ser um profissional de saúde? Curse faculdade e depois se registre para estar legalizado. As recomendações que se ouve desses “coach” são verdadeiras armadilhas perigosas e de alto risco. Os erros técnicos de um blogueiro ou de um coach são merecedores no mínimo de uma investigação, pois estamos vendo pessoas se lesionando por conta desses treinamentos alternativos (aliás de todos os preços) dados por curiosos sem diploma. Por isso é que cada profissão tem sua área de atuação reconhecida e delimitada, com possíveis parcerias entre si, para o objetivo de melhorar a qualidade e prolongar a vida da nossa população.