segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Acne e Espinhas

Acnes e Espinhas: o que fazer?

Apareceu àquela espinha ou pontinho vermelho na pele, você já entra em pânico. Apesar de serem comuns, principalmente na adolescência ou para quem tem pele oleosa, você tenta de tudo para acabar logo com ela. Espreme, enche de cremes, pasta de dente, e várias “receitas” milagrosas que todo mundo indica. Mas é preciso ter cuidado para não virar uma inflamação. Confira aqui algumas dicas e como elas aparecem na sua pele.
Entenda a diferença
A espinha é uma doença de pele, dermatose, uma alteração que atinge o pelo e glândula sebácea da região afetada. Já a acne é uma doença de predisposição genética em que as manifestações estão ligadas aos hormônios sexuais. Já a partir dos 10 anos de idade é possível diagnosticar nos casos em que a família já tem problemas de acnes.
É mais comum na adolescência, pois é nessa fase que os hormônios sexuais são produzidos em maior quantidade. A acne também pode aparecer na fase adulta e geralmente é mais comum em mulheres. Mas não adianta todo mundo está sujeito a acordar e levar um susto na frente do espelho acne, cravos e espinhasquando aparece uma espinha ou acne.

Como elas aparecem?

Além de aparecerem por conta da genética (a pessoa já nasce com essa tendência), o aparecimento da acne é causado pelo aumento da secreção sebácea causada pelos hormônios. Mas também tem outras formações. Mulheres que tem disfunção nos ovários, que não transformam o hormônio masculino (andrógeno) em hormônio feminino (estrógeno) estão sujeitas a uma ocorrência maior de acnes. O uso de cosméticos também está diretamente ligado ao aumento das espinhas e acnes, por mais que você ache que não existe essa relação. Se o produto é muito oleoso, pode trazer acne até para quem nunca teve esse tipo de problema.
O uso de medicamentos como cortisona, barbitúricos, xaropes à base de iodo, podem ter efeito colateral e formar a acne.
No período pré-menstrual, como acontece uma alteração hormonal, mesmo na fase adulta, a mulher pode se incomodar com o aparecimento de acnes e espinhas. A melhor coisa a se fazer nessa hora é deixar ela secar normalmente pois assim que os hormônios se regularem ela vai desaparecer. Se você mexer na espinha ainda vai causar uma inflamação e cicatriz na pele.
Por isso é fundamental procurar um dermatologista que vai te indicar o tratamento exato e você não vai ficar fazendo tentativas fracassadas de acabar com o problema.

Tipos de acne
Grau 1: a pele apresenta apenas cravos, aqueles pontinhos pretos, sem inflamações (espinhas)
Grau 2: a pele apresenta cravos e já as espinhas pequenas em pontos amarelos ou brancos de pus (pústulas)
Grau 3: a pele apresenta os cravos, espinhas e outras lesões maiores, apresenta dor nos pontos avermelhados e bem inflamados (cistos)
Grau 4: a pele apresenta espinhas grandes com muitas inflamações, pus, pontos amarelos, e chega a desfigurar parte da pele afetada. São crônicas e só podem ser tratadas com medicamentos específicos.

Tratamento

Géis, loções de limpeza, loções são indicados para tratar acnes e espinhas.
Remédios sistêmicos (em comprimidos), como antibióticos e derivados de vitamina A também são indicados pelos médicos após diagnóstico.
Limpezas de pele, esfoliações químicas também ajudam a melhorar o aspecto da pele pós tratamento das espinhas e acnes.

 

Mitos e Verdades

Chocolates causam espinhas
Não. Eles não interferem na formação hormonal do organismo, pois são digeridos assim que a pessoa come.
Espinhas e estresse. Existe relação?Sim. Estresse ajuda a formar espinhas e também outras doenças como depressão, dermatite, pressão alta, entre outras.
Usar limão seca a espinha?Não! Não recorra a este tipo de tratamento para nenhum problema relacionado à pele. O limão pode causar queimaduras graves na pele. Cuidado.
Espremer a espinha ajuda a melhorar?
Por mais que seja difícil, nunca esprema a espinha. Ao mexer na espinha você aumenta a flora bacteriana da região, deixa cicatrizes e manchas na pele. Além de poder causar uma grave inflamação e depois ter que tomar antibióticos e anti-inflamatórios para curar. Você vai gerar outro problema.
Procure controlar a oleosidade da pele. Ao passar cremes diurnos e noturnos para hidratar a pele, opte pelos que não contém álcool. Desconfie dos muito cheirosos e que prometem milagres. O melhor é que sejam receitados por um dermatologista.