sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Creme nutritivo de uvas

Não é só o nosso corpo que precisa de nutrientes. A pele, para que se mantenha mais firme, jovem e hidratada, também necessita de nutrição. Podemos conseguir isso por meio da alimentação e da aplicação de produtos diretamente sobre a pele. Com a receita caseira abaixo, feita com uvas verdes, farinha de amêndoas e óleo de amêndoas, você nutrirá as células da derme e poderá notar a diferença logo depois da aplicação. Anote os ingredientes e experimente esse tratamento cosmético natural!Uva Verde

Você vai precisar de:

100 g de uvas verdeságua filtradafarinha de amêndoas*1 colher (chá) de óleo de amêndoas*A farinha de amêndoas é encontrada em grandes supermercados e algumas lojas especializadas em alimentos saudáveis. Caso você more em cidade pequena, também é possível comprá-la em alguns sites pela internet.

Modo de Preparo:

O primeiro passo é esmagar bem as uvas com as costas de uma colher. Vá acrescentando água filtrada aos poucos, até que vive uma papa. Essa mistura deve ser levada ao fogo baixo para cozinhar durante mais ou menos 5 minutos. Mexa bem para não agarrar no fundo e coloque mais água se for necessário. É importante que os pedaços de uva fiquem macios com o cozimento. Depois disso desligue o fogo e espere amornar. Assim que a pasta de uvas estiver mais fria, coloque o óleo de amêndoas e farinha. Misture até obter uma pasta homogênea.

Como Usar

Lave o rosto com água e um sabonete neutro para o seu tipo de pele. Em seguida, use uma espátula para espalhar o creme nutritivo sobre o rosto, criando uma camada bem espessa e uniforme. Então deixe a máscara agir por um período de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, enxágue com água fria em abundância. Seque delicadamente com uma toalhinha macia e finalize com um protetor solar sem óleo e com poder de hidratação.

A importância dos alimentos probióticos

Você já ouviu falar dos alimentos probióticos? Eles são cada vez mais comuns, devido às suas propriedades funcionais, mas nem todos sabem exatamente o que essa expressão significa.Para entendermos melhor a importância dos probióticos, é necessário lembrar que, em nosso organismo, existem bactérias ruins, capazes de causar diversos tipos de doenças, e bactérias benéficas, que têm funções essenciais no corpo humano. No intestino, o conjunto de “microrganismos do bem” é chamado de flora intestinal.Alimentos ProbióticosAs funções dessa flora são diversas:fermentação de substratos de energia não utilizadas;treinamento do sistema imunológico contra bactérias;impedir o crescimento de microrganismos prejudiciais;regular o funcionamento do intestino;produzir vitaminas como a biotina e a vitamina K;produzir hormônios para o armazenamento de gorduras.Isso mostra que a presença dessas bactérias é de enorme importância para o corpo humano.

Os Alimentos Probióticos

Os alimentos probióticos são aqueles que contém, em sua composição, quantidades administradas desses microrganismo benéficos. Assim, quando comemos um alimento com bactérias vivas, fortalecemos nossa flora intestinal, favorecendo o desempenho de todas essas funções mencionadas acima. Por isso, os alimentos probióticos são considerados com funcionais, ou seja, que melhoram a saúde e afastam as doenças.Importante: existem também os alimentos prebióticos. Eles não contêm bactérias vivas, mas possuem substâncias que a proliferação dos microrganismos em nosso organismo. As fibras e alguns tipos de carboidratos desempenham essa função, pois servem de substratos para os probióticos.

O Que Comer?

Ao saber dessas informações, você deve estar se perguntando onde encontrar essas bactérias benéficas. O exemplo mais conhecido é o leite fermentado, que, como todos sabem, contam com lactobacilos vivos. As bebidas lácteas e iogurtes também são considerados como alimentos probióticos, assim como a coalhada, alguns tipos de queijo, sucos e kefir. O ideal é sempre acrescentar esses alimentos no dia a dia, sem muito exagero. Em alguns casos, os especialistas também podem recomendar o uso dos probióticos em pó ou cápsulas.