domingo, 6 de dezembro de 2015

Dor e coceira nos seios: O que pode ser?

Dor e coceira

A situação é bem incômoda e pode durar um bom tempo. A grande maioria das mulheres vai sofrer da condição um dia, já que tanto a coceira quanto a dor são comuns do ciclo menstrual. No entanto, podem também ser sintomas de algo mais preocupante, assim como de uma gravidez.
Infelizmente, o câncer de mama não costuma provocar dor, o que não levanta suspeitas e dificulta o seu diagnóstico. Entretanto, a doença de Paget, é um tipo de cancro que pode provocar dor e coceira. Além disto, mulheres grávidas também costumam sentir coceira e dor, já que os seios esticam e aumentam consideravelmente de tamanho nesta fase da vida.
Alergias, nódulos benignos e uma série de dermatites de contato também podem provocar tanto coceira quanto dor, por isto, é muito importante consultar um profissional diante destes sintomas. Nunca realize automedicação, pois você pode estar tratando algo preocupante da forma incorreta. Além do mais, muitos fármacos podem piorar ainda mais a situação quando são utilizados erroneamente.

Por que coça? Por que dói?

Nem sempre dor e coceira estão relacionados, no entanto, conforme mencionamos acima, em algumas condições isto pode ocorrer, como durante o período menstrual, uma gravidez e na doença de Paget.
Quando ocorrem mudanças nas estruturas dos seios tais sintomas podem ter início, por exemplo, durante o período menstrual, quando as mamas ficam inchadas e cheias de líquido, durante a gravidez, quando a mulher passa a produzir o colostro, líquido nutricional do qual o bebê irá se alimentar ou quando a mulher desenvolveu nos seios algum cancro, como no caso da doença de Paget.

Período menstrual

A grande maioria das mulheres sente dor nas mamas quando a menstruação se aproxima. Algumas podem apresentar mais dor, outras menos, sendo que coceira e sensibilidade são outros sintomas frequentes.
A dor e a coceira podem surgir até mesmo 2 semanas antes, sendo que a situação tende a piorar quando há retenção muito grande de líquido nos seios, como algo em torno de um ganho de peso de 1,5 a 2 kg. Algumas vezes pode ser necessário o uso de diuréticos para amenizar a dor e a coceira, mas na grande maioria das vezes os sintomas vão embora e voltam novamente com o reinicio o ciclo menstrual.
Não deixe de consultar periodicamente um médico e de realizar os exames de rotina. Coceira e dor podem ser indícios de algo mais preocupante, como um cancro, ou de algo como uma gravidez.

Dor e coceira na gravidez

Dor e coceira nos seios são bastante comuns durante a gravidez. Já por volta da oitava semana os seios mudam consideravelmente de tamanho e esticam, processo que continua no decorrer da gestação, devido ao aumento de camadas de gordura. Esta transformação pode ser um tanto quanto desconfortável, no entanto, desempenha um importante papel: preparar as mamas para a amamentação.dor e coceira nos seios
Além da coceira e da dor, estrias também costumam surgir. Os mamilos ficam mais escuros e duros, assim como as veias das mamas ficam mais aparentes. Bolinhas podem aparecer ao redor da aréola e a área abaixo dos seios costuma ficar irritada, especialmente no calor.

 
Para passar por estas transformações e por estas sensações sem tanto incômodo, seu médico pode receitar uma série de medicamentos e passar diversas orientações. Não deixe de conversar com ele e informe quaisquer sintomas.

Doença de Paget

Dor, coceira e vermelhidão nos seios podem ser sintomas de uma doença chamada de doença de Paget. A condição é uma espécie rara de tumor de mama, um câncer que vem preocupando muita gente, justamente pelo fato de ser facilmente confundido com uma dermatite, devido aos sintomas.
A coceira é geralmente o primeiro sinal da doença, o que leva muitas mulheres a procurar por um médico dermatologista. Com isto, o câncer é tratado como uma dermatite, sendo descoberto somente quando já houve metástase ou quando é tarde demais.
Mulheres com idade acima dos 35 anos devem ter muita atenção. Quaisquer incômodos nos seios devem ser diagnosticados, assim como dores, coceiras ou vermelhidão. O tumor da doença de Paget pode ou não ser maligno, sendo que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar transtornos.

Tratamento

Todas as mulheres devem consultar um médico periodicamente e realizar os exames de rotina, de forma a manter o organismo monitorado e de evitar uma série de doenças. Além disto, geralmente, quanto antes uma condição for diagnosticada, melhor será o tratamento.
A coceira e a dor nos seios podem ser contornadas de diversas formas, dependendo também da condição em que tais sintomas estão envolvidos. No caso da doença de Paget será necessário algo mais agressivo, no entanto, de uma forma geral, diuréticos, antialérgicos, cremes e pomadas locais costumam ser efetivos neste sentido. É fundamental consultar um médico antes de tomar a decisão por qualquer fármaco, pois o uso incorreto de medicamentos pode piorar a situação.