domingo, 3 de janeiro de 2016

Chocolate, queijos e álcool podem desencadear enxaqueca


Apesar de não serem os causadores do problema, alimentos como chocolate, queijos, embutidos, bebidas alcoólicas e outros são ricos em substâncias capazes de desencadear dores de cabeça e crises de enxaqueca.
Segundo o neurologista Dr. Marcelo Ciciarelli, presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia, a comida só é um fator desencadeador quando a pessoa já tem predisposição para o quadro, o que é determinado geneticamente.
A orientação é que os pacientes que sofrem de crises de enxaqueca fiquem atentos à ingestão em excesso destes alimentos e que procurem identificar quais deles contribuem para o quadro. “O chocolate não é contraindicado para todas as pessoas que têm enxaqueca, pois os fatores desencadeantes de crises são pessoais e individuais. Nós orientamos que os nossos pacientes tentem identificar esses fatores, para então procurar evitá-los”, explica o neurologista.
Prevalência é maior entre mulheres
De acordo com um estudo realizado em 2009 pelo neurologista Dr. Luiz Paulo de Queiroz, as principais vítimas das dores de cabeça são as mulheres entre 20 e 50 anos. O especialista também descobriu que, tanto para as mulheres quanto para os homens, fatores como obesidade, estresse, má alimentação e consumo de álcool e cigarros estavam entre os principais desencadeadores do quadro.