quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Plasma rico em plaquetas

Algumas novidades na área da medicina esporte são muito importantes e serão aplicadas no Brasil e nos Jogos Olímpicos de 2016. O próprio Conselho Federal (CFM) por meio da sua Câmara técnica definiu, por resolução, como deve ser constituída uma equipe médica e os materiais mínimos que ela deve ter.
Desde onde ficar, quantas ambulâncias e médicos pelo numero de pessoas presentes nos eventos e inúmeros outros detalhes técnicos agora obrigatórios. Imaginem uma parada cardíaca entre torcedores, agora o rápido atendimento da vítima/torcedor está padronizado.
Em relação aos atletas, a Vila Olímpica terá um hospital completo para os atendimentos. Os médicos voluntários serão selecionados entre diplomados no Brasil que se inscreverem, além dos médicos das delegações, que solicitarem autorização para trabalhar no Brasil durante os Jogos Olímpicos.
eu atleta plasma plaquetas (Foto: eu atleta)Plasma rico em plaquetas atua na regeneração mais rápida de lesões ortopédicas (Foto: eu atleta)
E para nós esportistas comuns, o que temos de novidades? Atualmente algumas novidades como a esperança da liberação do uso do PRP (plasma rico em plaquetas) para regeneração mais rápida das lesões ortopédicas. Pelas suas limitações curativas, ainda não teve seu uso liberado pelo CFM, é considerado apenas como procedimento ainda em fase de pesquisas (experimental), portanto proibida a cobrança de qualquer honorário.
Na dúvida faça, sem receio, uma segunda opinião profissional com outro médico.
Conselho Federal de Medicina 20/2011 Integra sobre o PRP:
EMENTA: O plasma rico em plaquetas vem sendo utilizado por alguns médicos com resultados diversos. Em virtude da variedade de tais resultados, ainda não é possível se definir o grau de utilidade nem aprovar em definitivo seu uso na prática terapêutica, tratando-se de procedimento experimental.
Uma outra novidade é a análise cinemática da corrida. Colocam-se pequenos dispositivos que são reflexivos, colados nas articulações do corpo do atleta. Ao correr numa esteira, as várias câmeras de sinal infravermelho (iguais as que vemos em alguns filmes de ação) captam todos os movimentos, que são registrados e ao mesmo tempo analisados no computador. Com isso podemos verificar o movimento das articulações marcadas pelos dispositivos que refletem a luz e assim corrigir erros existentes durante o exercício fisico.
Com todas as áreas esportivas ganhando equipamentos visuais que corrigem posicionamentos errados numa piscina, esteira, ao pular e mesmo num jogo de basquete, de vôlei. chegamos a pensar que os limites de hoje serão facilmente superados em breve. Uma pergunta feita por um clinico anos atrás volta à cena: Os Jogos Olímpicos ainda representam o ser humano comum ou só as Super-Raças.

Comemoração do dia!