quarta-feira, 23 de março de 2016

Do que é feito o batom

Composição do Batom

A cera utilizada na elaboração de um batom, normalmente, é uma combinação de três tipos, cera de abelha, cera de candelila (ou candelilla) e cera de carnaúba. A cera, ou combinação de ceras possibilita que a mistura se mantenha facilmente no formato reconhecido dos batons. Apenas a cera de abelha possui praticamente 300 compostos químicos diferentes, principalmente ésteres (70%), ácidos orgânicos diversos e hidrocarbonetos. Já a cera de carnaúba confere ao batom uma característica única, não derreter na presença do sol, já que essa cera possui temperatura de fusão próxima a 90°C (a cera com maior temperatura de fusão). A cera de candelila, por sua vez, é utilizada por oferecer um efeito plastificante à mistura, elevado brilho e hidrofobicidade (habilidade em repelir água, importante para o batom não dissolver com a saliva).
Embora haja várias ceras de origem natural, a composição dos batons também leva óleo de rícino e ceras derivadas do petróleo.
Outro ingrediente importante na elaboração de um batom é o pigmento, ou melhor uma mistura de pigmentos e corantes, que combinados oferecem a tonalidade desejada. Estima-se que 5% da massa de um batom sejam apenas de pigmentos e corantes. Os corantes mais utilizados em batons são o vermelho carmim, que se deriva de insetos e a Eosina, que possui a capacidade de reagir com a pele do usuário e fornecer uma tonalidade ainda mais vermelha. Para obter tons mais claros, utiliza-se dióxido de titânio, um conhecido corante branco.
O odor (cheiro) de cada batom é responsabilidade de um combinado de óleos perfumantes, que são usados também para mascarar o odor dos outros produtos químicos presentes na composição do batom.
Alguns alcoóis também podem ser encontrados na composição de batons, já que são usados como solventes no processo de produção e até mesmo como hidratante, como é o caso do 1,2,3-propanotriol, comumente conhecido como glicerina.
Como o objetivo geral dos batons é realçar os lábios de seu usuário, algumas vezes, são introduzidos em sua composição, compostos que irritam a pele e provocam leve inchaço, como a capsaicina, extraída de pimentas.