terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Comemoração do dia!


Leucemia

As Leucemias são distúrbios neoplásicos dos tecidos formadores do sangue (baço, sistema linfático e a medula óssea). Caracterizam-se pela proliferação disseminada, dentro da medula óssea e dos outros tecidos formadores do sangue, de precursores imaturos de algum tipo de leucócito.  
O processo leucêmico reduz drasticamente a produção dos principais constituintes do sangue normal, resultando em anemia e num aumento de suscetibilidade a infecção e hemorragia. As células leucêmicas podem infiltrar-se nos diferentes órgãos, criando tumores secundários, semelhantes às metástases dos demais. Nas leucemias, os glóbulos brancos  apresentam-se ora muito aumentados, ora em número normal ou mesmo diminuído. Os principais sintomas da Leucemia decorrem do acúmulo dessas células anormais (não maduras ou primitivas, isto é, ainda não completamente desenvolvidas ou diferenciadas), na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso, que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da Leucemia.
A Leucemia aguda é uma doença rapidamente progressiva que acomete as células primitivas ou blastos, no qual os elementos normais da medula óssea são substituídas por blastócitos imaturos ou indiferenciados. Quando a quantidade de perda da medula sã atinge um nível abaixo do necessário para manter os elementos do sangue periférico dentro do normal, haverá anemia, neutropenia e trombocitopenia. Infelizmente, um dos maiores sofrimentos de quem tem Leucemia aguda é que a doença aparece de repente, sem dar pistas aparentes e, por ter evolução rápida, necessita que o início do tratamento seja imediato.
A Leucemia crônica progride lentamente, e permite o crescimento de um maior número de células mais desenvolvidas. Em geral, essas células mais maduras podem desempenhar algumas de suas funções normais.
A possibilidade de medir características específicas das células levou em seguida à subclassificação das principais categorias de leucemia. Essa divisão em categorias e subcategorias permite que o médico decida qual tipo de tratamento funciona melhor para o tipo de célula envolvido e qual a rapidez com a qual a doença pode se desenvolver.
  • Leucemia Linfóide Aguda (LLA).  
  • Leucemia Mielóide Aguda (LMA).
  •  Leucemia Linfóide Crônica (LLC).
  • Leucemia Mielóide Crônica (LMC).
Essa divisão em categorias e subcategorias, permite que o médico decida qual tipo de tratamento, funciona melhor para o tipo de célula envolvido, e qual a rapidez com a qual a doença pode se desenvolver.
Prevalência dos quatro tipos de leucemia:
  • Leucemia Linfóide Aguda é a mais comum em crianças pequenas. Ela também afeta adultos, principalmente, aqueles com mais de 65 anos.
  • Leucemia Mielóide Aguda  ocorre mais em adultos do que em crianças.
  • Leucemia Linfóide Crônica  afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes, ocorre em adultos jovens, mas quase nunca nas crianças.
  • Leucemia Mielóide Crônica  ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.
Definição
A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é uma neoplasia primária maligna  do sistema hematopoiético, que tem como característica a alteração do crescimento e da proliferação das células linfóides dentro da medula óssea, resultando num acúmulo de células jovens indiferenciadas, denominadas blastos. A Leucemia Linfóide Aguda  resulta em um dano genético adquirido (não herdado) no DNA de um grupo de células na medula óssea. Essas células comprometidas substituem as células da medula óssea normal.  A LLA leva a uma diminuição da produção das células sanguíneas normais.  É uma doença de evolução rápida, podendo levar o portador ao óbito, caso o diagnóstico e o tratamento não sejam implementados a tempo ou não ocorra o tratamento.
Sinonímia
A Leucemia Linfóide Aguda também pode ser chamada de:
  • Leucemia Linfoblástica Aguda.