quarta-feira, 25 de maio de 2016

A autolesão na adolescência

O DESAFIO

Você descobre que sua filha adolescente está se machucando de propósito. ‘Por que ela está fazendo isso?’, você se pergunta. ‘Será que ela está tentando se suicidar?’
A resposta mais provável é não. Mesmo assim, ela precisa de ajuda. * O que você pode fazer? Primeiro, procure entender o que poderia estar por trás desse comportamento preocupante. *

POR QUE ACONTECE

A autolesão é só uma prática que está na moda? Alguns jovens começam a se autolesionar quando ficam sabendo que outros fazem isso. Mas, mesmo em casos assim, essa moda não é como as outras. Como assim? A pessoa que se autolesiona geralmente faz isso às escondidas e sente muita vergonha dessa prática, ao contrário de alguém que segue uma moda.
A autolesão é só um modo de chamar atenção? Em alguns casos, pode até ser. Mas o perfil analisado neste artigo é de alguém que esconde essa prática e não tenta usar seus machucados para impressionar os outros. Por outro lado, uma mulher que se autolesionava diz que desejava que alguém notasse seus ferimentos para que seu problema fosse descoberto e resolvido mais cedo.
Por que então as pessoas se autolesionam? Os motivos são complexos, mas a raiz do problema é que a pessoa geralmente sente uma dor emocional difícil de ser expressa em palavras. O jornal Folha de São Paulo diz que, segundo especialistas, essa “prática é uma tentativa de aliviar sensações como angústia, raiva ou frustração” por meio da dor física.
Você se culpa por isso? Em vez de ficar procurando alguma possível falha na criação de sua filha, concentre-se no que você pode fazer para ajudá-la a se recuperar.