sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Alguns alimentos que causam as celulites

6 alimentos que causam celulite
Uma alimentação mais equilibrada é o primeiro passo para combater a celulite, isso envolve bebermos mais água, praticarmos exercícios, aplicarmos produtos anti-celulites etc. Existem muitas dicas, mas a mais importante delas é conhecer os alimentos que contribuem para o surgimento delas. 

A seguir, explicaremos quais são os alimentos que devemos eliminar de nossa dieta para evitar as celulites ou reduzir as já existentes.

Açúcar branco

açúcar branco não nos oferece nenhum nutriente e muitos nutricionistas o consideram um veneno. Contém as chamadas “calorias vazias”, que além de contribuírem para o surgimento das celulites e o ganho de peso, são um fator de riso para desenvolvermos diabetes do tipo II e podem danificar os dentes.
Além disso, o açúcar branco acidifica nosso sangue e nos desmineraliza, roubando-nos minerais como o cálcio e deixando nossos dentes e ossos cada vez mais frágeis. A seguir, apresentamos algumas alternativas saudáveis para substituir o açúcar branco:
  • Açúcar mascavo;
  • Mel de abelha;
  • Mel de cana de açúcar;
  • Xarope de ácer;
  • Xarope de agave;
  • Melaço de cereais (arroz, cevada etc.);
  • Xaropes naturais de frutas (maçã, pera etc.).
acucar-judy

Sal refinado ou sal de mesa

É importante evitar o uso do sal de mesa em nossa dieta diária, já que é um sal refinado que contém apenas cloreto sódico e causa retenção de líquidos e má circulação, fatores que causam a celulite.
É muito mais saudável escolher o sal marinho ou o sal do Himalaia, ricos em minerais e oligoelementos, extremamente necessários, quando em pequenas quantidades, em nosso organismo.
Outra alternativa que não apenas ameniza a retenção de líquidos como nos ajuda a eliminar seu excesso é o uso de água do mar. A água purificada pode ser comprada em lojas de produtos naturais e inclusive em alguns supermercados, ela pode ser usada em sopas, ensopados e também no preparo do arroz.

Alimentos fritos

Os alimentos fritos possuem um alto teor de gorduras e, além disso, em muitos casos, de má qualidade. Quando esquentamos as gorduras em altas temperaturas, elas liberam substâncias tóxicas que nosso organismo tende a acumular em regiões distantes dos órgãos vitais, para evitar riscos.
Assim, é recomendável que optemos por cozinhar os alimentos grelhados, ao vapor, ao forno, refogados etc.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas não causam celulite de uma maneira direta, mas causam uma constrição dos vasos sanguíneos na pele, o que agrava a situação. Além de conterem “calorias vazias”, que engordam e contêm nutrientes, já que ao se metabolizarem se transformam em açúcar.
As bebidas alcoólicas também favorecem a retenção de líquidos e um aumento dos depósitos de gordura em determinadas regiões (coxas, braços, abdômen e glúteos). Assim, o ideal é que cortemos o consumo desse tipo de bebida e optemos por sucos naturais, chás ou simplesmente água.
bebida-com-gas-foilman

Alimentos refinados

Os alimentos preparados com farinhas brancas refinadas não são bem digeridos e causam a acumulação de toxinas em nosso organismo, que podem se converter em celulite, impurezas na pele etc.
Além disso, também causam prisão de ventre. Por isso, é recomendável que evitemos o pão e as farinhas brancas e optemos por tudo que seja integral: arroz, macarrão etc. Inclusive, ao cozinharmos algo em casa é ideal usarmos a farinha integral.
Por outro lado, mesmo que consumamos carboidratos integrais, também e importante não abusarmos deles, já que nos oferecem uma quantidade de energia que se não for gasta se converte em reserva. O ideal é quediariamente consumamos quantidades equilibradas de cereal integral, frutas, verduras e proteínas (de origem animal e/ou vegetal).

Fast food

A comida do tipo fast food em geral (doces, hambúrgueres, batatas fritas, sanduíches, molhos, pré-cozidos etc.) reúne a maior parte dos ingredientes que contribuem para o surgimento das celulites. Contém farinhas refinadas, açúcares, sal refinado e gorduras trans, que são altamente maléficos para o nosso organismo, e aumentam o risco de desenvolvermos doenças coronárias.
Com esses componentes o corpo não fica apenas sem receber nutrientes como também envia os componentes que consumimos diretamente para as “reservas”, ou seja, como acúmulo de gorduras e celulite.
Além disso, esse tipo de comida faz o contrário daquelas que saciam a fome, ou seja, necessitamos de mais quantidades dessa comida para no sentirmos saciados e, além disso, devido a quantidade de sal, açúcar e compostos artificiais, causam efeitos aditivos que fazem com que comamos sempre mais. Isso costuma nos levar ao sobrepeso, facilitando o surgimento de celulites.
fast-food-SteFou
Imagens oferecidas por judy, foilman e SteFou!

Por quê precisamos comer chocolate?


Por que precisamos comer chocolate?
O chocolate é um dos alimentos que as pessoas mais comem quando se sentem tristes, decepcionadas, ansiosas, irritadas, cansadas, etc. É um simples capricho ou realmente o chocolate pode trazer o que nosso organismo precisa? Seu conteúdo em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e triptofano nos dá a resposta e confirmam todos os seus benefícios para a saúde.


Neste artigo explicaremos a razão de nosso corpo pedir o chocolate nesses momentos, o que obtemos ao comê-lo e de que maneira podemos consumi-lo para tirar proveito de todos os seus benefícios.

Chocolate ou cacau?

É possível que quando sentimos a necessidade urgente de comer chocolate, o que nosso corpo está realmente pedindo é o cacau. É importante destacar este ponto, pois o cacau é um alimento muito saudável, e por outro lado, os chocolates não são tão saudáveis pelas suas gorduras e açúcares, especialmente o chocolate ao leite e o chocolate branco, os sorvetes de chocolate, os cremes, etc.
Por isso recomendamos optar pelo chocolate o mais puro possível, com uma alta porcentagem de cacau (pelo menos 70%) ou talvez o cacau em pó.
cacao-IITA-Image-Library

7 benefícios de comer chocolate

Como usamos o cacau?

O primeiro passo é conseguir um cacau de qualidade, e se possível orgânico. Com este cacau podemos cozinhar muitas receitas nas quais antes usávamos o chocolate e inclusive outras novas graças a sua textura:
  • Leite com cacau e mel, uma bebida deliciosa tanto quente quanto fria.
  • Pão-de-ló de cacau ou geleias
  • Batida de banana, nozes e cacau para tomar o café da manhã e começar o dia com energia.
  • Molho de cacau, suco de limão e açúcar mascavo para substituir o chocolate quente como guarnição.
  • Um creme misturando creme de frutos secos (por exemplo, de amêndoas ou de amendoim), cacau e açúcar mascavo.
  • Infusão de cacau, um remédio relaxante e remineralizante.
bebida-chocolate-webmink

Quando o nosso corpo dá falta de alguma coisa…

O cacau ou chocolate puro contém alguns ingredientes imprescindíveis para uma boa saúde e por isso, quando alguns destes elementos faltam, nosso corpo sente o desejo de comer chocolate. Estes alimentos contêm vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, triptofano, entre outros, por isso que a seguir explicaremos todos os casos onde é justificado consumir o chocolate com frequência.

Para melhorar nosso humor

O cacau contém triptofano, um aminoácido que favorece a produção de serotonina, um neurotransmissor que leva a um sinal nervoso que produz felicidade. Por isso o cacau melhora os estados de ansiedade, irritabilidade, depressão, etc. Esses são os momentos mais frequentes nos quais sentimos a necessidade de comer chocolate, e por isso não deixe de consumi-lo, como também escolha um chocolate de qualidade, com uma alta porcentagem de cacau, sem se esquecer de buscar outros tratamentos ou suplementos para equilibrar o humor.
chocolate-Lotus-Carroll

Para o estresse

O cacau é rico em antioxidantes, inclusive mais que o chá verde. Por isso, necessitamos consumi-lo frequentemente quando temos temporadas de estresse, já que o estresse oxida nosso organismo. Além disso, estes antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento e o risco de sofrer doenças cardiovasculares e câncer. Para otimizar suas propriedades antioxidantes é melhor consumir o cacau em jejum.

Para relaxar

O cacau é um dos alimentos mais ricos em magnésio, um mineral que nutre nosso sistema nervoso e nossa musculatura e que deveríamos consumir todos os dias. Na verdade, muitos terapeutas recomendam tomar o magnésio como suplemento, já que é muito deficiente em nossa alimentação usual. Por isso, se você estiver comendo muito chocolate experimente tomar um suplemento de magnésio, e talvez a sua vontade de comer o chocolate passará.

Para fortalecer os ossos e os dentes

Graças ao cálcio que o contém, o cacau ajuda a fortalecer os ossos e os dentes, entre outras muitas propriedades. Para poder desfrutar destes benefícios, é importante consumir o cacau sem açúcar, já que o açúcar branco reduz a assimilação do cálcio em nosso organismo.

Para aumentar as defensas do organismo

O cacau contém vitamina C, uma vitamina que devemos obter diariamente, já que nos ajuda a aumentar as defesas do sistema imune e a prevenir muitas doenças, além de também nutrir nossos ossos, dentes e pele. Quem não gosta de uma xícara de chocolate quente quando se sente com um resfriado ou com frio?

Para repor as energias

Naquelas épocas que nos sentimos especialmente cansados ou esgotados, ocacau nos ajudará a obter energia. Nestes casos, misture cacau puro com mel e canela e tome uma colherada a cada manhã.

Exercícios para melhorar dores no joelho

Exercícios para melhorar dores nos joelhos
Dores no joelho são um problema físico muito comum,consideradas lesões muito frequentes, principalmente entre pessoas que não praticam nenhum tipo de exercício físico ou que limitam-se a fazer isso apenas no fim de semana.

Mas existem alguns exercícios que podem nos ajudar a fortalecer os joelhos, eles são a maneira mais adequada de prevenir e evitar esse tipo de problema que, na maioria dos casos, pode se tornar incapacitante.

Exercícios para evitar a dor de joelho

Os exercícios que podem ser praticados para diminuir a dor de joelho são muito simples, podem ser praticado em casa ou, para quem preferir, na academia, já que é a melhor maneira de fazer com que os músculos se tornem e se mantenham mais fortes, além das articulações do joelho se tornarem mais flexíveis e, portanto, mais saudáveis.
exercicios

1º Exercício

Pegue uma cadeira e se apoie em sua parte traseira (preste atenção para que a própria cadeira seja pesada o suficiente para aguentar o seu apoio sem virar), depois levante a perna direita, movendo-a para trás até formar um ângulo de noventa graus. Mantenha os joelhos juntos e a posição estática por pelo menos 5 segundos, depois disso abaixe a perna lentamente e repita o exercício com a outra perna. Pratique de três a quatro séries de dez.

2º Exercício

Outro ótimo exercício para aliviar a dor nos joelhos é o seguinte: deite de costas e mantenha a perna esquerda dobrada e a direita sobre o chão. Levante a perna direita e deixe-a nessa posição por pelo menos cinco segundos, depois abaixe-a e repita o mesmo processo com a outra perna. Nesse exercício também é recomendável repetir quatro séries de 10 levantamentos.
É muito importante que esses exercícios sejam feitos com paciência, de maneira suave, sem forçar muito os músculos e procurando manter as costas firmes.

3º Exercício

Pare com as costas encostadas na parede e os pés um pouco separados (a uma distância de mais ou menos trinta centímetros da parede), abaixe pouco a pouco até ficar quase sentada e permaneça nessa posição por dez segundos, depois suba lentamente. Repita o exercício 20 vezes diariamente, isso será mais do que o suficiente para que os joelhos ganhem muito mais resistência.

4º Exercício

Saia para caminhar pelo menos por trinta ou quarenta minutos todos os dias,caminhe rápido e usando sapatos confortáveis, que não maltratem os pés, assim a caminhada será mais agradável e manteremos a possibilidade de evitar ou aliviar as incômodas e por vezes incapacitantes dores nos joelhos.
Lembre-se, é muito importante prevenir esse tipo de problema físico e para isso basta manter uma rotina de atividades físicassaudável e contínua, afinal, essa é a única maneira de obter articulações flexíveis, saudáveis e fortes.

Benefícios do manjericão

Quem já tomou chá de manjericão conhece, ao menos um pouco, o cheiro e sabor de vida saudável. O manjericão, Ocimum basilicum, conhecido também como basílico, é uma erva aromática e medicinal conhecida pelos gregos, egípcios, romanos e indianos desde a antiguidade. Essa planta existe em mais de 60 variedades. Envolto em simbolismo e cultura espiritual é considerado sagrado entre alguns povos hindus. É relacionado também com os sentimentos como amor e ódio. Por ter folhas delicadas, além do perfume, é tema de poesia.
Mas é na culinária que realmente faz sucesso.

Manjericão na cozinha

As folhas apresentam como característica, aroma e sabor doce e picante e são utilizadas frescas, ou secas na preparação de diversos pratos frios, ou quentes e combinam perfeitamente com carnes vermelhas, tomate, limão, azeite, massas e queijos. Na Itália é usado como principal matéria prima na preparação de molhos.

O Óleo de Manjericão

O manjericão é cultivado em enormes quantidades para a extração de óleos essenciais que é utilizado na indústria de perfumaria, bebidas, além da indústria de alimentos.

Benefícios à Saúde

Manjericão
Folha de Manjericão
Essa planta acalma os espasmos digestivos, conhecidos como gases, tem ação anti-inflamatória, traz benefícios cardiovasculares, é boa para cortar a dor de cabeça associada a má digestão. O manjericão é conhecido também por ser ótimo calmante. De ação expectorante, é indicado para acalmar a tosse, além de usado para desinfetar feridas, estimulante natural de leite materno. E o chá feito das folhas é muito saboroso.

Nutrientes do Manjericão

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina K
  • Ferro
  • Cálcio
  • Fibras
  • Magnésio
  • potássio

Receita de Chá de Manjericão para a Má Digestão

Ingredientes

  • 10 folhas de manjericão limpas
  • 1 xícara de água fervente
Modo de Preparo
Coloque as folhas numa xícara de água fervente e abafe por 10 minutos. Coe para separar as folhas e está pronto para beber. Quem sofre de má digestão deve tomar 3 vezes ao dia.

Benefícios do feijão

Os feijões estão entre os alimentos mais antigos da humanidade e foi cultuado no Egito antigo e na Grécia como símbolo da vida. A hipótese aceita para a domesticação do feijoeiro é a de que tenha sido na Mesoamérica há cerca de 7.000 anos a.C e posteriormente se espalhou pela América do Sul. “Dez entre dez brasileiros preferem feijão.” E é verdade o que diz a letra da música. Na mesa dos brasileiros o feijão é o companheiro quase inseparável do arroz e uma das principais fontes de proteína da população. Além do seu sabor deliciosamente inconfundível e várias combinações possíveis, esse grão contém ainda carboidratos complexos e fibras que ajudam a equilibrar as taxas de açúcar do sangue. Tem como virtude também o baixo teor de sódio e gordura.
Existem vários tipos de feijão. Os mais comuns no Brasil são: preto, carioquinha, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado, e bolinha.
Feijão
Feijão

Fonte de Fibra

O feijão é rico em fibras solúveis e insolúveis. Uma xícara de feijão cozido fornece 45,3% da ingestão diária recomendada de fibras. As fibras solúveis possuem substâncias que ajudam a diminuir a taxa de colesterol e a fibra insolúvel ajuda a prevenir doenças digestivas.

Diminui o Risco de Ataque Cardíaco

Além da fibra, a quantidade significativa de ácido fólico e magnésio presentes no feijão trazem benefícios à saúde do coração. Quer manter seu coração feliz? Então, coma feijão.

Nutrientes do feijão

  • Proteína
  • Fibras
  • Ferro
  • Potássio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Vitamina B1