terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Calcanhar de Maracuja

O que é ?

Essa doença de grande gravidade, chamada cientificamente de Miíase, é conhecida popularmente como Calcanhar de Maracujá, pela razão do profundo comprometimento deste pela doença.
Essa patologia se origina do contato das larvas da mosca “varejeira”, que se instalam na área do calcanhar, consumindo tecidos externos e internos do pé, deixando um rastro esbranquiçado, assemelhado as sementes do maracujá, o que foi motivo de inspiração ao nome dado a doença.


Na Miíase primária, a mosca hematófaga (mosca varejeira), deposita seus ovos sobre a pele sadia. Estes invadem os tecidos sadios e desenvolvem-se como larvas. Conhecida vulgarmente como “bicheira” é dividida em Migratória e Furunculoide. Já na Miíase secundária, uma mosca da espécie não parasitária, vai depositar suas larvas ou mucosas em regiões de alguma forma, já lesionadas por ulcerações ou feridas.
As larvas crescem por causa da própria condição necrosada dos tecidos, já em estado de decomposição. Essa espécie de Miíase divide-se em: miíase cutânea, cavitária e intestinal.Essa patologia é conhecida também como: Miíase obrigatória, facultativa ounecrobiontófaga ecalcanhar de maracujá pode se desenvolver em áreas como olho, boca, nariz, por exemplo.

Causas

Pode-se ter contato com a larva da mosca varejeira pela pele ao caminhar descalço ou pela picada da própria mosca que deposita seus ovos, que logo se transformam em larvas.
Miíase (Calcanhar de Maracujá) consiste na entrada da larva da mosca varejeira(hematófaga) no corpo do hospedeiro. Ela pode penetrar no indivíduo de duas formas:

  • Primária: forma onde a mosca varejeira pousa, depositando os ovos que transformam-se em larvas, caracterizando a popular bicheira, que se divide em duas espécies: a migratória e a furunculoide.
  • Secundária: uma mosca da espécie não parasitária deposita seus ovos ou mucosas em regiões já lesionadas com ulcerações e feridas.
  • Depois da penetração da larva no indivíduo, a área atingida fica avermelhada e levemente inchada e apresenta um orifício por onde a larva respirará, provocando intensa coceira e fisgadas cíclicas.

Sintomas

Fazem parte dos sintomas, as seguintes ocorrências:
  • Mudança na aparência do calcanhar ou da área afetada pela infecção (nariz, boca, olho, na região das costas);
  • Dores cíclicas e agudas como fisgadas dentro da pele;
  • Forte Coceira na região afetada;
  • Coloração Avermelhada e um leve inchaço com a formação de pequeno orifício no centro, que é por onde a larva vai respirar.
A doença afeta também animais domésticos como cães e gatos e nas áreas rurais, mais conhecida como berne, a incidência é grande no gado e nos porcos comprometendo muito a qualidade das criações, e aos fins a que se destinam.

Tratamento

O procedimento para se tratar a Miíase (Calcanhar de Maracujá), é feito da seguinte maneira: É retirada, com o auxilio de lupas e pinças, os vermes da região, por especialistas da saúde, podendo também ser prescritos o uso de medicação oral, como Ivermectina ou pomadas antibióticas.
Pode ser também empregada, a terapia larval, que se utiliza de moscas varejeiras criadas em laboratório, que se alimentam de tecidos podres, sem que as partes sadias sejam afetadas. O paciente não sentirá dor, pois os tecidos consumidos já estarão mortos. O tratamento dura cerca de 2 a 6 meses.

Para curar-se dessa doença, é extremamente importante, seguir seriamente o tratamento indicado pelo especialista e evitar ao máximo o contato com o inseto transmissor da doença.
Antigamente, algumas pessoas lançavam mão de um pedaço de bacon, colocando-o sobre a região afetada para que as larvas fossem atraídas pelo cheiro até a saída dos orifícios.
Um recurso para ser aplicado, é o uso de difusores de ambiente (aromas), que utilizam essências e óleos com aromas de citronela, limão e outros repelindo os insetos, mantendo-os afastados.

Prevenção

Para se prevenir contra esta doença, o importante é estar atento para não se expor ao contato com as moscas varejeiras, e se algum sintoma for detectado, a atenção e o cuidado para a região é aconselhado e análise por um especialista é sempre recomendado.
O simples fato de se andar descalço, pode desencadear um contágio, sendo também recomendado o uso de calçados, principalmente em áreas onde não a uma boa condição de higiene ambiental.
A simples picada do inseto pode ser fator de transmissão de seus ovos e possível contaminação da região afetada.
O uso de Difusores de Ambiente com óleos e essências de citronel e limão podem colaborar para afastar as moscas varejeiras, evitando o contato com as mesmas.
Procurar sempre manter protegidas as áreas do corpo que possam apresentar lesões e ulcerações de qualquer espécie, evitando possíveis transmissões da patologia, devido a contaminação pelas moscas varejeiras, redobrando-se o cuidado, principalmente em regiões rurais, onde sua incidência é maior.
qualquer sintoma ou sinal estranho, que persista de maneira anormal, é aconselhável a visita a um clínico geral para a devida avaliação de maneira profissional e responsável, evitando assim o desenvolvimento da patologia e suas complicações.

Dica do que comer!


Mais Saúde Congelados Caseiros! Ideal para seu almoço e janta!! Refeições balanceadas, individuais e congeladas!! Super Recomendo!! Emagreça ou mantenha seu peso com qualidade de vida! Nutricionista totalmente rigorosa com os pratos!
Descobri que alguns pratos são até acompanhados de batata palha e arroz (integral ou parboilizado)!!