quarta-feira, 4 de maio de 2016

Lentes de contato: 9 erros que prejudicam a vista

1 – Enxaguar as lentes com água corrente. “Existem microrganismos na água potável que podem atingir a córnea e causar uma infecção”, alerta. Não lave o acessório na torneira ou chuveiro.
2 – Umedecer a lente com saliva. “Às vezes, a pessoa sente-se incomodada com as lentes de contato e, na ausência de material de higiene apropriado, umedece-as com saliva ou água comum. Apesar de considerar uma emergência, é uma péssima ideia. Passar saliva na lente é como mergulhá-la em uma banheira de bactérias”, afirma o especialista.
A indicação do médico, neste caso, é recorrer ao soro fisiológico ou às lagrimas artificiais para limpar os olhos e a lente. “Em último caso, é preferível jogar a lente fora a recorrer a esse tipo de solução”, completa.
3 – Reaproveitar a solução de limpeza. “As lentes ficam cheias de bactérias, e basta um arranhão microscópico na córnea para que haja uma infecção e até mesmo perda da visão”, alerta.
4 – Usar a mesma caixinha por muito tempo. “As caixas que guardam as lentes de contato devem ser trocadas entre três e quatro vezes ao ano, pois elas não estão livres de contaminação”, revela o oftalmologista. “Se você não tem paciência para limpar e armazenar lentes de contato e caixinhas do modo mais higiênico possível, é melhor considerar lentes descartáveis, óculos ou cirurgia ocular”, completa.
Cuidados com a caixinha também são importantes: troque-as a cada três ou quatro meses (Thinkstock)Cuidados com a caixinha também são importantes: troque-as a cada três ou quatro meses (Thinkstock)
5 – Tampar a caixinha quando ela ainda está úmida. Segundo Dr. Renato, muitas pessoas lavam o container com a solução apropriada, mas não esperam o tempo necessário de secagem para tampá-las, o que favorece a proliferação de bactérias. Outro erro comum é utilizar soluções caseiras não apropriadas para a lavagem. “É preferível comprar uma caixa nova, livre de contaminação, a colocá-la na máquina de lavar louça ou ferver dentro de uma panela”, diz.
6 – Usar lentes prescritas há muito tempo. Segundo o especialista, muitas pessoas usam as mesmas lentes por anos seguidos, ou então param de usar por um período e depois retomam o hábito, o que pode ser muito perigoso. “Primeiramente, por conta da provável contaminação do material. Depois, porque o grau pode ter sofrido variações ao longo dos anos. Por fim, é provável que o prazo de validade das lentes, caixa e solução tenham expirado, aumentando o risco de infecção”, alerta.
7 – Dormir de lentes. “Quando estamos acordados, a córnea recebe oxigênio do ar e das lágrimas que lubrificam os olhos. Quando estamos dormindo, a córnea recebe menos nutrientes, lubrificação e oxigênio. As lentes correm o risco de grudar ou arranhar a córnea”, explica.
8 – Colocar as lentes depois da maquiagem. A ação pode contaminar as lentes. Segundo Dr. Renato, é preciso colocar o acessório antes de passar a maquiagem e removê-lo antes de limpar o rosto. “Um detalhe importante é que quem faz uso de lentes não deve usar maquiagem à prova d’água, já que, em caso de contato, será bem difícil limpá-las”, completa.
9 – Ignorar sinais de incômodo. Vermelhidão, embaçamento da vista ou desconforto devem ser investigados, pois podem evoluir para quadros mais sérios. “Os olhos devem estar sempre claros e transparentes. Na dúvida, é sempre recomendável procurar um oftalmologista”, recomenda o especialista.