terça-feira, 12 de julho de 2016

Ataques de riso

Ataques de riso são normalmente surtos inócuos, mais comuns em criança do que adultos. Mas, às vezes, as risadas passam a atrapalhar, tornando-se socialmente inapropriadas e incontroláveis. Esses episódios podem ser improdutivos, constrangedores e indicativos de outros problemas, como a ansiedade. O primeiro passo a tomar para tratar esses ataques de riso incontroláveis é consultar seu médico -- ele deve ser capaz de dizer qual a causa.

Humor

A primeira e mais óbvia causa do ataque de riso é o humor. Se alguém faz ou diz algo hilário, a resposta humana natural é o riso. Os ataques de riso acontecem com mais frequência na presença de outras pessoas do que quando a pessoa está sozinha.

Ansiedade

Os distúrbios crônicos de ansiedade também podem causar ataques de riso. Esses não são como os ataques que acontecem quando algo é engraçado -- são tentativas inconscientes de alívio de uma situação apreensiva ou constrangedora. Uma vez que a risada é um estado que diminui a tensão, o cérebro supercompensa um estado de ansiedade causando a risada excessiva.

Distúrbios neurológicos

Distúrbios neurológicos, como a Síndrome de Tourette, também podem causar ataques de riso. Essa síndrome em particular faz com que os doentes tenham hábitos ou tiques nervosos que surgem em momentos de ansiedade. Uma tomografia pode ser necessária para descartar essa possibilidade. O tratamento pode incluir vários tipos de medicação e terapia cognitiva e comportamental.

Aceitação

Ataques de riso podem ser uma forma de ganhar aceitação social, especialmente se todos estiverem rindo. Às vezes, eles podem ser usados para dispersar a raiva de um oponente ou de alguém que a vítima -- dos ataques de riso -- sente ser ameaçador. Isso pode ocorrer pela compreensão errônea de que pessoas que riem são mais amigáveis ou menos ameaçadoras do que aquelas que gritam ou falam de forma mais severa.

Atenção

As risadas podem ser uma busca de atenção, frequentemente empregada por crianças, mas, às vezes, também por adultos, que sentem serem negligenciados emocionalmente. Frequentemente, o ataque começa com algo que a "vítima" achou genuinamente engraçado, mas dura muito mais tempo do que uma risada comum. Tentativas repetidas de fazer a pessoa parar de rir são respondidas com negativas ou ainda mais risada.

Considerações

Se um médico não conseguir achar uma razão fisiológica para os ataques de riso, testes psicológicos podem ser necessários. Em casos em que a ansiedade esteja presente, falar dos problemas pode tornar os ataques de riso menos frequentes, porque a tensão da vítima é aliviada pela expressão verbal de sentimentos e não por risadas.